terça-feira, 21 de abril de 2009

Ciência e Saúde: Doente Mental Sequestra Avião...

Jamaica: Fez 182 reféns ao longo de mais de nove horas
Doente Mental Sequestra Avião

Um jovem com perturbações mentais sequestrou ontem um avião canadiano no Aeroporto Internacional de Sangster, em Montego Bay (Jamaica), tendo feito perto de duas centenas de reféns. A polícia apenas conseguiu pôr termo ao sequestro ao fim de mais de nove horas.

O incidente ocorreu depois de o aparelho, um Boeing 737 com 182 pessoas (174 passageiros e oito tripulantes) a bordo, ter aterrado em Montego Bay, proveniente de Halifax, Nova Escócia, Canadá. O sequestrador, que estava armado, conseguiu iludir a segurança através de documentos falsos e teve acesso ao avião pela entrada reservada à tripulação, sequestrando os que estavam a bordo.

Um amplo dispositivo policial foi então montado no aeroporto. Os 174 passageiros e dois dos membros da tripulação foram retirados em segurança do aparelho, mas o sequestrador – um jamaicano com cerca de 20 anos que sofre de perturbações mentais e exigiu primeiro viajar para Cuba e depois para a Europa –, manteve reféns a bordo do avião os restantes seis tripulantes.

Após negociações com a polícia, que contou com a colaboração do pai do agressor, o jovem acabou por libertar os últimos reféns e entregar-se às autoridades. De acordo com a companhia CanJet, proprietária da aeronave, não se registaram feridos durante o sequestro, ao longo do qual o aeroporto funcionou normalmente.

Uma outra versão dos factos, avançada pela edição electrónica do jornal jamaicano ‘Gleaner’, sediado na capital do país, Kingston, dava conta de que o sequestrador tomou o avião com a intenção de roubar os passageiros. Ainda segundo o ‘Gleaner’, ocorreu pelo menos um disparo no interior da aeronave.

Quando se deu o incidente, o primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, estava em visita oficial à Jamaica. O sequestro nada teve a ver com a visita.

Paulo Madeira
________________________________
Correio da Manhã, 21 de Abril de 2009

1 comentário:

Renata Medeiros disse...

Olá Tiago : )

Sim é mesmo verdade visitava (e não o deixo de fazer) o vosso blog porque tive psicologia no 12º ano e fiquei completamente apaixonada por aquilo.lol
Acontece que como o exame de portugues foi muito mau (leia-se nota dez lol) eu nao concorri para psicologia porque corria o risco de não entrar. Fui ver a vossa faculdade e tudo quando cá vim a Lisboa nas ferias da Pascoa.
Mas pronto, agora tenho de me agarrar ao curso em que estou, tambem estou a gostar : P

Bons estudos e saudações académicas :P

Um dia quem sabe volte a este blog a fazer pesquisas para mim : )

bjs*