quarta-feira, 8 de abril de 2009

Ciência e Saúde: Consumo Elevado de Chá e Café Evitam AVC...

Maior consumo de chá e café pode evitar AVC

Ambas as bebidas parecem ter um factor protector contra a ocorrência de acidentes vasculares-cerebrais.

Um maior consumo de café e chá pode reduzir a prevalência de AVC. Os dados foram retirados da 3ª Pesquisa sobre Nutrição e Saúde Nacional norte-americana, realizada entre 1988 e 1994, num total de 9384 adultos com mais de 40 anos habituais consumidores de café. Quando relacionaram a prevalência de AVC e a ingestão de café, os investigadores descobriram que quanto mais café, menos foram os AVC ou mini-AVC registados. Os que beberam seis ou mais chávenas por dia tiveram uma prevalência de AVC de 2,9% enquanto que os que tomam normalmente entre uma a duas chávenas diariamente apresentaram uma prevalência de AVC de 5%.

Já em Fevereiro, também a revista Circulation tinha publicado um artigo que relaciona o consumo de café com um menor risco de AVC em mulheres não-fumadoras: um risco de AVC 20% menor nas que bebiam quatro ou mais chávenas por dia e 12% menor naqueles que ingeriram café cinco a sete vezes por semana.

Os consumidores de chá podem também ter razão para preferir esta bebida, segundo uma outra investigação apresentada em S. Diego. Quem bebeu mais de três chávenas por dia apresentou um risco 21% menor de AVC do que aqueles que beberam menos que uma chávena diariamente.
________________
Revista Performance Online, 2 de Abril de 2009

Sem comentários: