sexta-feira, 8 de março de 2013

Porquê um Dia da Mulher?

Antes de mais, feliz Dia da Mulher!
Não serve esta publicação como forma de protesto contra a existência de um dia comemorativo da mulher, ou porque não existe um do homem ou apenas porque sim. Serve para mostrar um outro lado da existência destes dias e deixar uma ideia para reflexão.
 

A existência de um dia comemorativo de algo serve vários propósitos de agenda social e cultural, bem como uma interligação entre o comemorado e quem comemora.
A mensagem transmitida é que é neste dia que se criam actividades de comemoração do comemorado, que se alerta a população para situações urgentes e necessárias e que se promove algo, como igualdade e justiça num determinado tema.
Mas deveria ser suposto comemorar a mulher todos os dias? Não deveria a população ter atenção ao seu nível de diabetes todos os dias? Não deveriam todos os seres humanos ter os mesmos direitos? E todos saberem e promoverem isto todos os dias? Então o paradigma tem de ser outro. Educar, todos os dias, até ser padrão cultural, que se deve ter orgulho em quem se é, que nos devemos preocupar com determinadas situações e que, acima de tudo, temos de ter respeito pelas escolhas e opções de todos.
Os estereótipos são do tamanho da importância que lhes damos. Quanto menos importância, menos influência tem o estereótipo e mais normalizado se torna. Esta normalização promove padrões de comportamento adequados, tornando os dias comemorativos em situações diárias.
Fica a ideia!

Tiago A. G. Fonseca

Sem comentários: