sexta-feira, 2 de novembro de 2012

[Temporário]: O Trabalho Temporário

O país (e o mundo) enfrenta níveis de desemprego elevados. As empresas recusam-se a contratar pessoas para os seus quadros; é neste contexto que as empresas de trabalho temporário (ETT) podem ser uma mais-valia. Para as empresas significa terem trabalhadores sem terem todos os encargos que isso envolve. Para as pessoas, significa ter trabalho, mesmo que por pouco tempo ou por um período indeterminado.
Contudo, os contratos de trabalho temporários, devido à natureza temporária dos mesmos, tendem a despertar percepções de insegurança laboral. No entanto, a realidade é que nos tempos que correm um contrato de trabalho é tão volátil quanto um contrato de trabalho temporário. Além disso, há contratos de trabalho temporários que podem durar vários meses e até mesmo um ano. Ora, temporário torna-se então relativo.
De acordo com a International Confederation of Private Employment Agencies, a possibilidade de uma pessoa conseguir um emprego depois de ter sido trabalhador temporário aumenta 60%, ou seja, uma experiência como trabalhador temporário aumenta a empregabilidade do indivíduo. Por isso, se procura trabalho e não encontra, considere as agências de trabalho temporário como uma hipótese.

Mafalda Espada

Sem comentários: