domingo, 18 de novembro de 2012

Motivações para a Psicologia #01


            Para esta primeira publicação sobre Motivações para a Psicologia, perguntei a dois alunos do 1º ano do Mestrado Integrado em Psicologia, de duas instituições diferentes, uma simples pergunta:

Psicologia. Porquê?
 
Eis as respostas:

·        André Ferreira, 1ºAno, Mestrado Integrado em Psicologia, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa;
Essencialmente o que me fascina é o comportamento humano e as respostas que damos perante as situações. Sempre gostei de observar o que as outras pessoas fazem e é esse o porquê de ter optado por psicologia.”

·       Ana Margarida Monteiro, 1ºAno, Mestrado Integrado em Psicologia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto;
Para além de ter sido uma escolha a nível pessoal, a Psicologia é a forma mais humana de ajudar as pessoas que estão à nossa volta e compreender as suas atitudes.. sempre me fascinou o poder dar uma 'nova' vida a uma pessoa! Sei bem o impacto que um BOM psicólogo pode ter na vida de uma pessoa e eu quero fazer de tudo para ter esse impacto na vida de outras pessoas. Tenho imensa pena que os psicólogos estejam no patamar que estão na sociedade devido a meia dúzia que se for preciso nem sequer sabem distinguir emoções de sentimentos, mas enfim.. espero que isso mude, porque há muita coisa em questão nesta profissão, não é apenas dizer meia dúzia de palavras e já está ! Não foi o meu sonho de criança, mas sim o meu verdadeiro sonho que me levou a desistir de outro curso, porque sabia que onde queria estar era aqui! Espero que todos os futuros profissionais (incluindo eu, espero) tenham o mesmo sentimento e orgulho no que vão exercer no futuro!

Caros alunos do 1ºAno que nos seguem, quais as vossas motivações para irem para Psicologia?

Tiago A. G. Fonseca

Sem comentários: