quarta-feira, 21 de novembro de 2012

[Mudança]: Apresentação!

Mudança e Processos Cognitivos; Arte e Processos Cognitivos

A rubrica baseia-se em reflexões acerca da resistência à mudança evidenciada por todos nós, que tende a desenvolver-se à medida que amadurecemos cognitivamente. Tem inspiração em algumas ideias provenientes da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia Cognitiva, pretendendo realçar o potencial de crescimento do qual dispomos.
É dirigido à maximização das competências individuais, visando a promoção do desenvolvimento humano e social, visto vivermos num sistema em constante interacção. Ao longo das reflexões passa-se pelo percurso desenvolvimentista humano e pela forma como a maturação se mostra muitas vezes uma antítese do seu propósito: a solidificação da capacidade de investir em hipóteses virtuais, de uma forma deliberada, antecipada e estratégica.
Neste sentido, ao depararmo-nos com este paradoxo cognitivo, que se liga ao não aproveitamento de todas as competências que temos ao nosso dispor na idade madura e assim colocando em causa o que é per si o sentido do desenvolvimento, podemos colocar a questão: de que forma poderemos transformar esta tendência humana para permanecer no espaço seguro, não fazendo jus ao que nos torna únicos no nosso Ecossistema?
Não é pretendido falar apenas em mudança, mas sim mencioná-la como uma forma de interagir com os outros, de alcançarmos metas tendo em vista um bem individual mas também social. Nenhum homem é uma ilha e desta forma cabe-nos a nós objectivar, delinear e executar as pontes que nos interligam.
Também serão partilhadas reflexões que se baseiam na arte como ponto de mudança, de desenvolvimento individual e social. Sobretudo, arte como motor de criatividade, exploração de alternativas e desenvolvimento dos processos cognitivos individuais e do processo social que nos envolve.
Estas rubricas misturam-se nos seus sentidos: a mudança permite o caminho para a arte, para o que de novo podemos desenvolver, com o que de nós podemos sempre ser. Arte permite mudança, por acordarmos em novos rumos.

Ana Rita Caldeira da Silva

Sem comentários: