Pensamos que quando uma
pessoa está a mentir hesita a falar, faz longas pausas no discurso ou desvia o
olhar. Será sempre assim? Também se verifica que pessoas com um vestuário menos
cuidado, vestidas de preto ou com uma aparência facial considerada menos
atrativa dão uma impressão mais suspeita (Aune, Levine Ching & Yoshimoto,
1993; Frank & Gilovich, 1998; Vrij & Akehurst, 1997, citados por Vrij,
2008).
Os sinais demonstrados
pelas pessoas podem depender do modo como se estão a sentir no momento: com
culpa, medo ou adrenalina. Segundo o modelo de Zuckerman, DePaulo e Rosenthal
(1981, citado por Vrij, 2008), esta é uma das abordagens descritas na mentira,
a emocional. Se as pessoas se sentem
culpadas de estar a mentir ou com medo de ser apanhadas, poderão apresentar aversão do olhar, menor orientação corporal dirigida
a quem mentem e um aumento nos gestos que acompanham a fala. No entanto se
se sentirem entusiasmadas por se estarem a “safar” com a mentira, poderá observar-se alegria e um aumento nos
movimentos.
Existem ainda outras
duas abordagens neste modelo: o de esforço cognitivo e de tentativa de controlo
do comportamento. A mentira requer concentração, sendo necessário monitorizar as
próprias palavras, recordar de afirmações anteriores e ocultar a verdade. Deste
modo, afirma-se que o mentiroso
caraterizado pela abordagem de esforço cognitivo irá piscar menos os olhos,
falar mais devagar, fazer mais hesitações na fala e erros.
Na tentativa de controlo do comportamento, os mentirosos evitam
comportamentos que possam denunciá-los, o que irá resultar em rigidez,
comportamento ensaiado e falta de espontaneidade: não desviam o olhar, não fazem movimentos com o corpo que não sejam
essenciais e o seu discurso é invulgarmente fluído.
Poderá assim afirmar-se
que os aspetos verbais e comportamentais da mentira não são iguais em todas as
pessoas, devendo também de se ter atenção às particularidades da situação.
Ana Lopes
Referências
Vrij, A. (2008). Detecting Lies and Deceit: Pitfalls and Opportunities
(2ª Ed.). Chichester: John Wiley & Sons, Ltd.
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