Boas.
Aqui fica um aviso muito importante! :D
"
Boas pessoal,
alguns podem não saber mas a verdade é que a FPCE tem um equipa de futsal masculina e creio que tem deixado orgulhosos todos os que têm seguido mais ou menos atentamente o nosso trajecto nestes últimos 3 anos.Estamos na 1ª divisão da liga universitária (coisa inédita para uma faculdade de psicologia e de ciências da educação).
Já garantimos a permanência na 1ª divisão, seguem-se agora os jogos para o Torneio Universitário de Lisboa (que foi ganho pela nossa equipa o ano passado) e também a Taça Adesl.
Por esse motivo venho pedir o vosso apoio para o jogo de 2ª feira contra o FMH, dia 20 de Abril, pelas 14h40 no Pavilhão do complexo do Estádio universitário de Lisboa, o pavilhão situa-se perto das bombas de gasolina, onde se efectuam os jogos de volei e basket.
Em nome da equipa, seria muito gratificante ter a vossa presença para fazerem barulho pela vossa equipa e prometo que não se arrependerão.
Qualquer duvida, enviem-me um mail.
Muito grato pela vossa atenção,
Guga
"
Cumprimentos
segunda-feira, 20 de abril de 2009
domingo, 19 de abril de 2009
Teórica 7 de Personalidade...
Boas a todos.
Enquanto o meu Benfica ganha 0-3, aqui mais uma ficheiro! :D
-> Psicologia da Personalidade
- Teórica 7 - Teoria Freudiana do Inconsciente
Cumprimentos :D
Enquanto o meu Benfica ganha 0-3, aqui mais uma ficheiro! :D
-> Psicologia da Personalidade
- Teórica 7 - Teoria Freudiana do Inconsciente
Cumprimentos :D
sábado, 18 de abril de 2009
Certificados do Workshop de Língua Gestual...
Boas a todos.
A AE da FPCE-UL informa:
"
Vimos por este meio informar que já podem passar pela Associação de Estudantes para levantar os Certificados, assim como as fotocópias que vos passaram pelas mãos durante o workshop.
Obrigada.
"
Cumprimentos
A AE da FPCE-UL informa:
"
Vimos por este meio informar que já podem passar pela Associação de Estudantes para levantar os Certificados, assim como as fotocópias que vos passaram pelas mãos durante o workshop.
Obrigada.
"
Cumprimentos
Opinião: Ser ou Não Ser, Eis a Questão...
Ser ou Não Ser, Eis a Questão
por Cristina Sá Carvalho, Psicóloga
Um modelo educativo reporta, inevitavelmente, para uma ideia de pessoa, quase sempre vinculada a um ideal de sociedade. Não há qualquer possibilidade material de gerar um programa educativo neutro, são sempre feitas escolhas de natureza aparentemente técnica, que são éticas, e tanto a nível dos conteúdos como dos métodos. Esta questão é tão verdadeira para o ensino da matemática, das ciências como das humanidades, mas torna-se mais evidente e crítico quando o domínio a educar não só é central para a estruturação da personalidade como, talvez por isso, é sensível a formulações culturais, filosóficas e religiosas, diversas. De facto, quando se trata de preparar a pessoa para as escolhas complexas que terá de fazer na sua vida adulta, a neutralidade não só não é possível como não é desejável, pois significaria tornar insignificante o estruturante que é, assim como relativizar aquilo que, manifestamente, se exprime num quadro de bom, de belo e de justo.
Estas observações aplicam-se inteiramente à questão da educação da sexualidade nas escolas, que está hoje em processo de audição parlamentar. Se quisermos continuar a gastar dinheiro e potenciar os riscos de um comportamento desordenado nos nossos alunos, insistamos na inutilidade da informação higienista, desintegrada e acrítica, cuja longa implementação transversal não deu, nem dará, nenhum resultado positivo, mesmo que concentrada num projecto escolar anual de carga horária própria. A educação nunca é bem sucedida quando se faz ignorando ou contrariando as leis que governam o comportamento e que há muito evidenciaram não só a forma não planificada como a sexualidade é vivida na adolescência, como a imaturidade neurológica dos centros nervosos que tratam a antecipação das consequências da acção própria, o que torna os adolescentes bem mais vulneráveis do que os adultos. Se quisermos facultar o direito a uma educação útil, completa e integral, urge ultrapassar tal conservadorismo pedagógico.
Programas competentes não podem confundir informação sexual com educação da sexualidade. Só esta última, aceitando a complexa intenção de associar o aperfeiçoamento dos conhecimentos ao desenvolvimento de atitudes e ao treino de competências, pode contribuir para que as pessoas cresçam e amadureçam sexualmente saudáveis, contribuindo para a ordenação da sexualidade num contexto de vida afectiva e dignidade da pessoa. Querer menos do que isto é prescindir voluntária, mas não esclarecidamente, de uma educação para a pessoa que é especificamente humana e humanizadora, instrumento de dignificação da criança e do adolescente, é rejeitar o conhecimento como conhecimento de si e da realidade social, instrumento de progresso comunitário e harmonia social.
Assim, é preciso que a educação da sexualidade desenvolva valores, atitudes e capacidade de discernimento e espírito crítico; que promova a aquisição de competências interpessoais e sóciomorais eficazes; que oriente para a assunção de responsabilidades. E, se quisermos trabalhar realmente bem, a educação da sexualidade, na escola e com a plena participação da família, integrará todas estas aprendizagens naqueloutra, mais densa, da aprendizagem do amor, sem a qual a sexualidade não é verdadeiramente humana. Combinando a intenção de ajudar os adolescentes a adiar a entrada na sexualidade genital combinada com o objectivo do amadurecimento da pessoa, talvez consigamos atingir as metas desejadas em matéria de saúde reprodutiva e ainda teremos ensinado a pessoa a proteger e a cultivar a sua humanidade. A questão não está em propor fazer tudo o que apetece e remendar as consequências, está em ser e amar e, então, aprender a fazer o que o que se quiser, porque se quer fazer o bem.
_________________________
Jornal Página 1, 14 de Abril de 2009
por Cristina Sá Carvalho, Psicóloga
Um modelo educativo reporta, inevitavelmente, para uma ideia de pessoa, quase sempre vinculada a um ideal de sociedade. Não há qualquer possibilidade material de gerar um programa educativo neutro, são sempre feitas escolhas de natureza aparentemente técnica, que são éticas, e tanto a nível dos conteúdos como dos métodos. Esta questão é tão verdadeira para o ensino da matemática, das ciências como das humanidades, mas torna-se mais evidente e crítico quando o domínio a educar não só é central para a estruturação da personalidade como, talvez por isso, é sensível a formulações culturais, filosóficas e religiosas, diversas. De facto, quando se trata de preparar a pessoa para as escolhas complexas que terá de fazer na sua vida adulta, a neutralidade não só não é possível como não é desejável, pois significaria tornar insignificante o estruturante que é, assim como relativizar aquilo que, manifestamente, se exprime num quadro de bom, de belo e de justo.
Estas observações aplicam-se inteiramente à questão da educação da sexualidade nas escolas, que está hoje em processo de audição parlamentar. Se quisermos continuar a gastar dinheiro e potenciar os riscos de um comportamento desordenado nos nossos alunos, insistamos na inutilidade da informação higienista, desintegrada e acrítica, cuja longa implementação transversal não deu, nem dará, nenhum resultado positivo, mesmo que concentrada num projecto escolar anual de carga horária própria. A educação nunca é bem sucedida quando se faz ignorando ou contrariando as leis que governam o comportamento e que há muito evidenciaram não só a forma não planificada como a sexualidade é vivida na adolescência, como a imaturidade neurológica dos centros nervosos que tratam a antecipação das consequências da acção própria, o que torna os adolescentes bem mais vulneráveis do que os adultos. Se quisermos facultar o direito a uma educação útil, completa e integral, urge ultrapassar tal conservadorismo pedagógico.
Programas competentes não podem confundir informação sexual com educação da sexualidade. Só esta última, aceitando a complexa intenção de associar o aperfeiçoamento dos conhecimentos ao desenvolvimento de atitudes e ao treino de competências, pode contribuir para que as pessoas cresçam e amadureçam sexualmente saudáveis, contribuindo para a ordenação da sexualidade num contexto de vida afectiva e dignidade da pessoa. Querer menos do que isto é prescindir voluntária, mas não esclarecidamente, de uma educação para a pessoa que é especificamente humana e humanizadora, instrumento de dignificação da criança e do adolescente, é rejeitar o conhecimento como conhecimento de si e da realidade social, instrumento de progresso comunitário e harmonia social.
Assim, é preciso que a educação da sexualidade desenvolva valores, atitudes e capacidade de discernimento e espírito crítico; que promova a aquisição de competências interpessoais e sóciomorais eficazes; que oriente para a assunção de responsabilidades. E, se quisermos trabalhar realmente bem, a educação da sexualidade, na escola e com a plena participação da família, integrará todas estas aprendizagens naqueloutra, mais densa, da aprendizagem do amor, sem a qual a sexualidade não é verdadeiramente humana. Combinando a intenção de ajudar os adolescentes a adiar a entrada na sexualidade genital combinada com o objectivo do amadurecimento da pessoa, talvez consigamos atingir as metas desejadas em matéria de saúde reprodutiva e ainda teremos ensinado a pessoa a proteger e a cultivar a sua humanidade. A questão não está em propor fazer tudo o que apetece e remendar as consequências, está em ser e amar e, então, aprender a fazer o que o que se quiser, porque se quer fazer o bem.
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Jornal Página 1, 14 de Abril de 2009
Ciência e Saúde: Ordem dos Psicólogos...

A Direcção da Associação Pró-Ordem dos Psicólogos (APOP) congratula-se ao informar que foi hoje publicado, em Diário da República, o Despacho com a nomeação, por parte da Exma. Srª. Ministra da Saúde, da Comissão Instaladora da Ordem dos Psicólogos, que será presidida pelo Prof. Doutor Telmo Baptista, actual presidente da APOP.
Desta forma, está finalizado o processo político necessário para a entrada em funcionamento da Comissão Instaladora da Ordem dos Psicólogos. É um marco histórico para a classe dos psicólogos, que nos permite estar apenas dependentes dos profissionais de psicologia para a implementação e pleno funcionamento da Ordem dos Psicólogos.
Para a Direcção da APOP é o culminar do trabalho e de um longo percurso de quase 7 anos, em que esta instituição reuniu aproximadamente 7000 associados. Desta forma gostaríamos de agradecer a todos os sócios, que apoiaram ao longo deste tempo esta instituição e permitiram a criação da Lei Nº 57/2008, e subsequente nomeação da Comissão Instaladora. Naturalmente a APOP irá reunir todos os esforços para salvaguardar os interesses de toda uma classe profissional, nomeadamente de todos os associados que, ao longo dos anos, sempre acreditaram e apoiaram esta causa.
A Direcção da APOP
__________________________
Comissão Instaladora da Ordem dos Psicólogos, 16 de Abril de 2009
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Aviso sobre o Plano Nacional de Leitura...
Boas.
Aqui fica um recado para os alunos inscritos no Plano Nacional de Leitura:
"
A participação no Plano Nacional de Leitura, no âmbito das unidades curriculares de Psicolinguística e Neuropsicologia Cognitva, é voluntária, ou seja, não é remunerada, nem creditada creditada.
Sandra Fernandes
"
Cumprimentos
Aqui fica um recado para os alunos inscritos no Plano Nacional de Leitura:
"
A participação no Plano Nacional de Leitura, no âmbito das unidades curriculares de Psicolinguística e Neuropsicologia Cognitva, é voluntária, ou seja, não é remunerada, nem creditada creditada.
Sandra Fernandes
"
Cumprimentos
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Primeira Pergunta de Neuropsicologia Cognitiva...
Boas.
1ª Pergunta para Avaliação da Componente Teórica da Cadeira de Neuropsicologia Cognitiva
“O método de estudo de pacientes com lesão cerebral que é utilizado por excelência na Neuropsicologia Cognitiva corresponde ao estudo de caso único (por oposição ao estudo de grupos). Apresente os argumentos utilizados para a utilização deste método, tendo em conta os pressupostos teóricos e objectivos da Neuropsicologia Cognitiva, fazendo referência a estudos de casos neuropsicológicos."
Referências Bibliográficas
Code, C., Wallesch, C.-W., Joanette, Y., & Lecours, A.R. (1996). Classic Cases in Neuropsychology. Psychology Press. UK.
Ellis, A. & Young, A. (1996). Chapter 1: What is Cognitive Neuropsychology? In A. Ellis & A. Young (Eds), Human Cognitive Neuropsychology: A Textbook With Readings (pp. 1-25).
Coltheart, M. (2001). Chapter 1: Assumptions and Methods in Cognitive Neuropsychology. In B. Rapp (Ed), Handbook of cognitive neuropsychology: what deficits reveal about the human mind (pp. 3 – 21).
Nota
"A bibliografia indicada como orientadora para a formulação da vossa resposta à primeira questão teórica já se encontra disponível na reprografia. Notem que estas referências são apenas orientadoras, pelo que os alunos poderão utilizar outras referências bibliográficas para a realização da resposta. O Livro de Code et al. (1996) indicado não está disponível na sua versão integral no dossier da disciplina. Contudo, muitos dos casos que os alunos vão apresentar em aula prática correspondem a capítulos retirados desse livro. Poderão igualmente utilizar referência a outros casos para além daqueles que constam nesse livro, e também poderão fazer referência aos casos neuropsicológicos que irão apresentar nos vossos trabalhos da componente prática."
Professora Tânia Fernandes
__________________________
Cumprimentos :)
1ª Pergunta para Avaliação da Componente Teórica da Cadeira de Neuropsicologia Cognitiva
“O método de estudo de pacientes com lesão cerebral que é utilizado por excelência na Neuropsicologia Cognitiva corresponde ao estudo de caso único (por oposição ao estudo de grupos). Apresente os argumentos utilizados para a utilização deste método, tendo em conta os pressupostos teóricos e objectivos da Neuropsicologia Cognitiva, fazendo referência a estudos de casos neuropsicológicos."
Referências Bibliográficas
Code, C., Wallesch, C.-W., Joanette, Y., & Lecours, A.R. (1996). Classic Cases in Neuropsychology. Psychology Press. UK.
Ellis, A. & Young, A. (1996). Chapter 1: What is Cognitive Neuropsychology? In A. Ellis & A. Young (Eds), Human Cognitive Neuropsychology: A Textbook With Readings (pp. 1-25).
Coltheart, M. (2001). Chapter 1: Assumptions and Methods in Cognitive Neuropsychology. In B. Rapp (Ed), Handbook of cognitive neuropsychology: what deficits reveal about the human mind (pp. 3 – 21).
Nota
"A bibliografia indicada como orientadora para a formulação da vossa resposta à primeira questão teórica já se encontra disponível na reprografia. Notem que estas referências são apenas orientadoras, pelo que os alunos poderão utilizar outras referências bibliográficas para a realização da resposta. O Livro de Code et al. (1996) indicado não está disponível na sua versão integral no dossier da disciplina. Contudo, muitos dos casos que os alunos vão apresentar em aula prática correspondem a capítulos retirados desse livro. Poderão igualmente utilizar referência a outros casos para além daqueles que constam nesse livro, e também poderão fazer referência aos casos neuropsicológicos que irão apresentar nos vossos trabalhos da componente prática."
Professora Tânia Fernandes
__________________________
Cumprimentos :)
Associação Portuguesa de Surdos...
Boas.
No seguimento do Workshop de ontem, dia 15 de Abril de 2009, com o tema "Língua Gestual", apresentado pelo Presidente da APS (Associação Portuguesa de Surdos) João Alberto Ferreira e pela sua interprete, fica aqui colocado o site referente à APS para que, quem estiver interessado possa ter acesso a mais informação sobre as temáticas envolventes, cursos, etc.
-> Associação Portuguesa de Surdos

Cumprimentos :)
No seguimento do Workshop de ontem, dia 15 de Abril de 2009, com o tema "Língua Gestual", apresentado pelo Presidente da APS (Associação Portuguesa de Surdos) João Alberto Ferreira e pela sua interprete, fica aqui colocado o site referente à APS para que, quem estiver interessado possa ter acesso a mais informação sobre as temáticas envolventes, cursos, etc.
-> Associação Portuguesa de Surdos

Cumprimentos :)
Flower Power 2009...
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Livro: The Selfish Gene...

Autores: Richard Dawkins
Páginas: 224
Data de Edição: 1976
Editora: Oxford University Press
Género: Biologia Evolutiva
Útil a: Etologia Experimental
Descrição: The Selfish Gene is a book on evolution by Richard Dawkins, published in 1976. It builds upon the principal theory of George C. Williams's first book Adaptation and Natural Selection. Dawkins coined the term selfish gene as a way of expressing the gene-centred view of evolution, which holds that evolution is best viewed as acting on genes and that selection at the level of organisms or populations almost never overrides selection based on genes. An organism is expected to evolve to maximize its inclusive fitness—the number of copies of its genes passed on globally (rather than by a particular individual). As a result, populations will tend towards an evolutionarily stable strategy. The book also coins the term meme for a unit of human cultural evolution analogous to the gene, suggesting that such "selfish" replication may also model human culture, in a different sense. Memetics has become the subject of many studies since the publication of the book.
Fonte: Wikipedia
Ciência e Saúde: Redes da Internet Baixam as Notas...
Estudo diz que Utilizar Facebook Prejudica Resultados
Os utilizadores do Facebook, Hi5 ou Orkut têm mais probabilidades de obter piores resultados escolares do que os estudantes que prescindem dessas redes sociais da internet. Os que passam mais tempo nesses sites dedicam apenas uma hora por semana a estudar. Esta é a conclusão de um estudo realizado na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, centrado unicamente no caso do Facebook, em que foram inquiridos 219 estudantes universitários.
"O estudo mostrou que quem passa mais tempo no Facebook passa menos tempo a estudar", disse a investigadora Aryn Karpinski, citada pelo jornal inglês ‘The Times’. A especialista sublinha que a discrepância de notas entre uns e outros é "significativa, sendo equivalente à diferença entre obter um A ou um B" – nos EUA, o sistema de classificação vai do A (a nota mais alta) até ao F (a mais baixa).
Em Portugal ainda não há estudos sobre o tema, admite o neuropsicólogo Nélson Lima. "Está tudo muito no início. Mas há de facto um grande número de jovens que está a ser mais prejudicado do que beneficiado com as novas tecnologias, porque não as utilizam de forma eficaz. Passam 80% do tempo nas redes sociais e não usam outras possibilidades."
"O PERIGO MAIOR É O ISOLAMENTO DO MUNDO REAL"
O neuropsicólogo Nélson Lima relativiza as conclusões do estudo – "uma amostra de 219 pessoas não é suficiente para tirar conclusões universais" –, mas reconhece os riscos das redes sociais. "Tudo depende de como se utiliza. Ouço jovens dizer que têm 500 contactos no Hi5 e alimentar isso pode levar a uma distracção e à redução do tempo de estudo. Mas o perigo maior é o isolamento. Muitos jovens fecham-se nos quartos e reduzem os contactos com pessoas de carne e osso", disse ao CM.
___________________________________________
Bernardo Esteves - Correio da Manhã, 13 de Abril de 2009

"O estudo mostrou que quem passa mais tempo no Facebook passa menos tempo a estudar", disse a investigadora Aryn Karpinski, citada pelo jornal inglês ‘The Times’. A especialista sublinha que a discrepância de notas entre uns e outros é "significativa, sendo equivalente à diferença entre obter um A ou um B" – nos EUA, o sistema de classificação vai do A (a nota mais alta) até ao F (a mais baixa).
Em Portugal ainda não há estudos sobre o tema, admite o neuropsicólogo Nélson Lima. "Está tudo muito no início. Mas há de facto um grande número de jovens que está a ser mais prejudicado do que beneficiado com as novas tecnologias, porque não as utilizam de forma eficaz. Passam 80% do tempo nas redes sociais e não usam outras possibilidades."
"O PERIGO MAIOR É O ISOLAMENTO DO MUNDO REAL"
O neuropsicólogo Nélson Lima relativiza as conclusões do estudo – "uma amostra de 219 pessoas não é suficiente para tirar conclusões universais" –, mas reconhece os riscos das redes sociais. "Tudo depende de como se utiliza. Ouço jovens dizer que têm 500 contactos no Hi5 e alimentar isso pode levar a uma distracção e à redução do tempo de estudo. Mas o perigo maior é o isolamento. Muitos jovens fecham-se nos quartos e reduzem os contactos com pessoas de carne e osso", disse ao CM.
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Bernardo Esteves - Correio da Manhã, 13 de Abril de 2009
Pontualidade para o Workshop de Língua Gestual...
Boas.
A AE da FPCE-UL informa que:
"
Vimos por este meio confirmar a realização do workshop de Lingua Gestual Portuguesa, amanhã, dia 15 de Abril, das 9h às 11h30, na Sala 6. Agradecíamos que divulgassem esta informação a todas as pessoas que sabem que estão inscritas no Workshop, para o caso de a informação não chegar a todos.
Pedimos também que sejam pontuais - o bom decorrer do workshop depende da pontualidade de todos.
Obrigada e Até Amanhã!
"
Pessoal, é imperativo que não cheguem tarde!
Cumprimentos :)
A AE da FPCE-UL informa que:
"
Vimos por este meio confirmar a realização do workshop de Lingua Gestual Portuguesa, amanhã, dia 15 de Abril, das 9h às 11h30, na Sala 6. Agradecíamos que divulgassem esta informação a todas as pessoas que sabem que estão inscritas no Workshop, para o caso de a informação não chegar a todos.
Pedimos também que sejam pontuais - o bom decorrer do workshop depende da pontualidade de todos.
Obrigada e Até Amanhã!
"
Pessoal, é imperativo que não cheguem tarde!
Cumprimentos :)
terça-feira, 14 de abril de 2009
Plano das Aulas de Psicopatologia...
Reunião Inicial do Jornal FPCE-UL...
Final Countdown para a Inscrição...
Pessoal, serve este post para relembrar que...
As Inscrições para o Mestrado Acabam Hoje!!
Não se esqueçam de se inscrever!! Não se inscrever significa não entrar à partida no mestrado desejado, tendo de esperar pelas vagas sobrantes para se inscrever!!
Cumprimentos :)
As Inscrições para o Mestrado Acabam Hoje!!
Não se esqueçam de se inscrever!! Não se inscrever significa não entrar à partida no mestrado desejado, tendo de esperar pelas vagas sobrantes para se inscrever!!
Cumprimentos :)
Ciência e Saúde: Intervenção Pioneira para Parkinson...
Hospital de São João no Porto
Intervenção pioneira para Parkinson
Será hoje implantado pela primeira vez em Portugal, no Hospital de São João, no Porto, o mais recente dispositivo de estimulação cerebral profunda, que permite aos doentes de Parkinson recuperar a qualidade de vida.
O novo dispositivo, o Activa PC, é mais pequeno e permite uma melhor regulação da intensidade do estímulo.
De acordo com Rui Vaz, neurocirurgião e director do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de São João, "este novo dispositivo vem melhorar o bem-estar do doente de Parkinson, na medida em que, sendo mais pequeno, é mais estético e cómodo e tem ainda a vantagem clínica de ser o próprio doente a poder regular a intensidade do estímulo eléctrico, de acordo com os parâmetros escolhidos pelo seu médico".
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Correio da Manhã, 14 de Abril de 2009
Intervenção pioneira para Parkinson

O novo dispositivo, o Activa PC, é mais pequeno e permite uma melhor regulação da intensidade do estímulo.
De acordo com Rui Vaz, neurocirurgião e director do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de São João, "este novo dispositivo vem melhorar o bem-estar do doente de Parkinson, na medida em que, sendo mais pequeno, é mais estético e cómodo e tem ainda a vantagem clínica de ser o próprio doente a poder regular a intensidade do estímulo eléctrico, de acordo com os parâmetros escolhidos pelo seu médico".
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Correio da Manhã, 14 de Abril de 2009
segunda-feira, 13 de abril de 2009
V Conferência de Desenvolvimento Vocacional...
V Conferência de Desenvolvimento Vocacional: Processos de Ajustamento e Integração
23-24 de ABRIL de 2009
Universidade do Minho
Campus de Gualtar – Braga
Organização:
Departamento de Psicologia, Universidade do Minho
Comissão Organizadora:
Maria do Céu Taveira, Nazaré Loureiro, Joana Pinto, Martina Konistedt, Cristina Costa Lobo, Marisa Carvalho, Sara Ferreira, Susana Gonçalves, Liliana Faria, Ana Daniela Silva, Alexandra Araújo
Apoio na organização:
CIPSI – Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho
A Conferência Vocacional2009 é organizada por docentes e estudantes do Programa de Doutoramento em Psicologia, especialização em Psicologia Vocacional, do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho. Pretende suscitar a partilha e a discussão de conhecimento e da investigação sobre teorias, medidas e métodos de avaliação e de intervenção psicológica nos problemas e necessidades de ajustamento e de integração nos contextos de vida ocupacionais, de uma variedade de grupos e face a condições específicas. As questões associadas à qualidade dos serviços e à formação e desempenho dos profissionais de Psicologia e afins, neste âmbito, são outros dois eixos de discussão privilegiados neste fórum científico.
Comunicações:
Podem ser aceites propostas de comunicações orais e posters. Os autores devem enviar a proposta completa (sub-tema e tópico, tipo de comunicação, título e autores da comunicações, um resumo até 200 palavras) até 15 Janeiro /09 (confirmação da aceitação até final de Fevereiro/09).
As comunicações com o formato poster (dimensões: 1,1m de largo x 1,5m de altura). Estimular-se-á um espaço de discussão entre os autores dos posters e os participantes numa sessão para o efeito. O tempo de comunicação será de 10 minutos para cada poster.
O envio dos textos integrais das comunicações para serem incluídos no volume de Actas deve ocorrer até 15 de Março/09. Os textos devem obedecer às seguintes instruções (word; times 12; espaço e meio; quadros e figuras referenciados e apresentados ao longo do texto; referências bibliográficas segundo as normas da APA; notas no final do texto e antes das referências bibliográficas; nomes, filiação e contactos dos autores). Cada texto não deve exceder as 15 páginas, já incluindo bibliografia e anexos.
Comissão Científica:
Adelinda Candeias - DPUE
Alexandra Barros - FPCEUL
Ângela Maia – DPUM
Carla Machado-EPUM
Carlos Gonçalves - FPCEUP
Eduarda Duarte - FPCEUL
Graciete Borges - FPCEUC
Iolanda Ribeiro- DPUM
Isabel Janeiro- FPCEUL
João Lopes-DPUM
Joaquim Armando - FPCEUC
José Tomás da Silva -FPCEUC
Luisa Barros – FPCEUL
Luisa Saavedra-DPUM
Manuel Rafael – FPCEUL
Maria do Céu Taveira - DPUM
Feliciano Veiga – DEFCUL
Maria João Afonso- FPCEUL
Odília Teixeira - FPCEUL
Paula Paixão - FPCEUC
Paulo Cardoso - DPUE
Pedro Rosário- DPUM
Rosário Lima- FPCEUL
Inscrição na V Conferência:
Até 30 de Janeiro 2008
Estudantes de graduação: € 30
Outros € 60
Após 30 de Janeiro 2008
Estudantes de graduação: € 50
Outros € 80
Inscrições e informações:
Departamento de Psicologia, Universidade do Minho
Campus de Gualtar, 4710 Braga, Portugal
e-mail da Conferência: Vocacional2009@iep.uminho.pt
Site da conferência:
http://www.cipsi.uminho.pt/conferences/Vocacional2009/
Apoio: CIPSI, Centro de Investigação em Psicologia

(Carrega na imagem para a veres em tamanho real)
Cumprimentos :)
23-24 de ABRIL de 2009
Universidade do Minho
Campus de Gualtar – Braga
Organização:
Departamento de Psicologia, Universidade do Minho
Comissão Organizadora:
Maria do Céu Taveira, Nazaré Loureiro, Joana Pinto, Martina Konistedt, Cristina Costa Lobo, Marisa Carvalho, Sara Ferreira, Susana Gonçalves, Liliana Faria, Ana Daniela Silva, Alexandra Araújo
Apoio na organização:
CIPSI – Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho
A Conferência Vocacional2009 é organizada por docentes e estudantes do Programa de Doutoramento em Psicologia, especialização em Psicologia Vocacional, do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho. Pretende suscitar a partilha e a discussão de conhecimento e da investigação sobre teorias, medidas e métodos de avaliação e de intervenção psicológica nos problemas e necessidades de ajustamento e de integração nos contextos de vida ocupacionais, de uma variedade de grupos e face a condições específicas. As questões associadas à qualidade dos serviços e à formação e desempenho dos profissionais de Psicologia e afins, neste âmbito, são outros dois eixos de discussão privilegiados neste fórum científico.
Comunicações:
Podem ser aceites propostas de comunicações orais e posters. Os autores devem enviar a proposta completa (sub-tema e tópico, tipo de comunicação, título e autores da comunicações, um resumo até 200 palavras) até 15 Janeiro /09 (confirmação da aceitação até final de Fevereiro/09).
As comunicações com o formato poster (dimensões: 1,1m de largo x 1,5m de altura). Estimular-se-á um espaço de discussão entre os autores dos posters e os participantes numa sessão para o efeito. O tempo de comunicação será de 10 minutos para cada poster.
O envio dos textos integrais das comunicações para serem incluídos no volume de Actas deve ocorrer até 15 de Março/09. Os textos devem obedecer às seguintes instruções (word; times 12; espaço e meio; quadros e figuras referenciados e apresentados ao longo do texto; referências bibliográficas segundo as normas da APA; notas no final do texto e antes das referências bibliográficas; nomes, filiação e contactos dos autores). Cada texto não deve exceder as 15 páginas, já incluindo bibliografia e anexos.
Comissão Científica:
Adelinda Candeias - DPUE
Alexandra Barros - FPCEUL
Ângela Maia – DPUM
Carla Machado-EPUM
Carlos Gonçalves - FPCEUP
Eduarda Duarte - FPCEUL
Graciete Borges - FPCEUC
Iolanda Ribeiro- DPUM
Isabel Janeiro- FPCEUL
João Lopes-DPUM
Joaquim Armando - FPCEUC
José Tomás da Silva -FPCEUC
Luisa Barros – FPCEUL
Luisa Saavedra-DPUM
Manuel Rafael – FPCEUL
Maria do Céu Taveira - DPUM
Feliciano Veiga – DEFCUL
Maria João Afonso- FPCEUL
Odília Teixeira - FPCEUL
Paula Paixão - FPCEUC
Paulo Cardoso - DPUE
Pedro Rosário- DPUM
Rosário Lima- FPCEUL
Inscrição na V Conferência:
Até 30 de Janeiro 2008
Estudantes de graduação: € 30
Outros € 60
Após 30 de Janeiro 2008
Estudantes de graduação: € 50
Outros € 80
Inscrições e informações:
Departamento de Psicologia, Universidade do Minho
Campus de Gualtar, 4710 Braga, Portugal
e-mail da Conferência: Vocacional2009@iep.uminho.pt
Site da conferência:
http://www.cipsi.uminho.pt/conferences/Vocacional2009/
Apoio: CIPSI, Centro de Investigação em Psicologia

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Cumprimentos :)
CGD Alerta para o Desenvolvimento Sustentável...
CGD Lança Alerta Global para o Desenvolvimento Sustentável
"
As alterações climáticas, os direitos humanos, a sociedade da informação e o futuro das cidades são várias facetas da sustentabilidade, que em cada terça-feira do mês de Abril reunirá um conjunto de especialistas de renome nacional e internacional, no Grande Auditório da Culturgest.
A Caixa Geral de Depósitos, no âmbito das suas políticas de Sustentabilidade – Económica, Social e Ambiental – reforça assim o seu contributo para o debate dos principais temas que preocupam a sociedade actual.
“Na actual encruzilhada do crescimento económico, o debate das melhores propostas para o futuro, assim como saber aproveitar as oportunidades que a Sustentabilidade oferece, é o desafio que propomos”, afirma Jorge Tomé, administrador da CGD com o pelouro do Desenvolvimento Sustentável.
Conferências de Abril na Culturgest
Ao final da tarde, pelas 18:30 horas, a Caixa Geral de Depósitos convida à reflexão sobre os grandes temas que preocupam as entidades empresariais, mas também os indivíduos.
14 de Abril | Direitos Humanos
Silas K. Siakor
João Ermida
21 de Abril | Desenvolvimento Sustentável e Sociedade da Informação
Roberto Carneiro
Jorge Portugal
28 de Abril | Arquitectura Sustentável
Li HU
Moderados por Martim Cabral, os oradores convidados, nacionais e estrangeiros, com actividade relevante nos assuntos em debate, irão falar da realidade actual, dinamizando as conferências que se pretendem participadas e verdadeiros palcos de troca de ideias.
Esta é uma das razões pelas quais a Culturgest abre as portas do seu Grande Auditório, para que tanto o público especializado como os cidadãos em geral tenham oportunidade de debater estes temas com alguns dos melhores especialistas no plano nacional e internacional.
"
Um circulo de conferências que nos parecem interessantes! :)
A próxima é já amanha com o tema "Direitos Humanos".
Cumprimentos
"
As alterações climáticas, os direitos humanos, a sociedade da informação e o futuro das cidades são várias facetas da sustentabilidade, que em cada terça-feira do mês de Abril reunirá um conjunto de especialistas de renome nacional e internacional, no Grande Auditório da Culturgest.
A Caixa Geral de Depósitos, no âmbito das suas políticas de Sustentabilidade – Económica, Social e Ambiental – reforça assim o seu contributo para o debate dos principais temas que preocupam a sociedade actual.
“Na actual encruzilhada do crescimento económico, o debate das melhores propostas para o futuro, assim como saber aproveitar as oportunidades que a Sustentabilidade oferece, é o desafio que propomos”, afirma Jorge Tomé, administrador da CGD com o pelouro do Desenvolvimento Sustentável.
Conferências de Abril na Culturgest
Ao final da tarde, pelas 18:30 horas, a Caixa Geral de Depósitos convida à reflexão sobre os grandes temas que preocupam as entidades empresariais, mas também os indivíduos.
14 de Abril | Direitos Humanos
Silas K. Siakor
João Ermida
21 de Abril | Desenvolvimento Sustentável e Sociedade da Informação
Roberto Carneiro
Jorge Portugal
28 de Abril | Arquitectura Sustentável
Li HU
Moderados por Martim Cabral, os oradores convidados, nacionais e estrangeiros, com actividade relevante nos assuntos em debate, irão falar da realidade actual, dinamizando as conferências que se pretendem participadas e verdadeiros palcos de troca de ideias.
Esta é uma das razões pelas quais a Culturgest abre as portas do seu Grande Auditório, para que tanto o público especializado como os cidadãos em geral tenham oportunidade de debater estes temas com alguns dos melhores especialistas no plano nacional e internacional.
"
Um circulo de conferências que nos parecem interessantes! :)
A próxima é já amanha com o tema "Direitos Humanos".
Cumprimentos
Monitores para Escola de Férias...
Boas a todos.
Recomendado pela Professora Mª Stella, aqui fica a descrição de uma Escola de Férias - Verão 2009 - que procura Monitores.
-> Escola de Férias - Uma Nova Forma Para o Tempo Livre

(Carrega na imagem para a veres em tamanho real)
-> Contactos
- Blog Informativo
- Email
Cumprimentos :)
Recomendado pela Professora Mª Stella, aqui fica a descrição de uma Escola de Férias - Verão 2009 - que procura Monitores.
-> Escola de Férias - Uma Nova Forma Para o Tempo Livre

(Carrega na imagem para a veres em tamanho real)
-> Contactos
- Blog Informativo
Cumprimentos :)
Site para Consulta...
Boas a todos.
Preparados uma vez mais?
A Diana Orghian encontrou um site com vários comunicados, a maioria à volta do tema "How The Mind Works".
-> Site "Ted"
Cumprimentos
PS: O site estará na barra lateral nos links úteis :)
Preparados uma vez mais?
A Diana Orghian encontrou um site com vários comunicados, a maioria à volta do tema "How The Mind Works".
-> Site "Ted"
Cumprimentos
PS: O site estará na barra lateral nos links úteis :)
domingo, 12 de abril de 2009
Inicio das Aulas...
Boas a todos! :d
Como correu a semana de férias? Leia-se "semana sem aula". :)
Para esclarecer, o que diz o site da FPCE-UL no link para o Calendário Lectivo, as férias acabaram ontem, dia 11 de Abril de 2009.
A conclusão será que amanha, dia 13 de Abril de 2009 já há aulas.
Lá na faculdade ouviram-se umas coisas sobre dia 14, mas, e segundo o site, começa mesmo amanha, dia 13.
Cumprimentos a todos e resto de Bom Domingo :)
Como correu a semana de férias? Leia-se "semana sem aula". :)
Para esclarecer, o que diz o site da FPCE-UL no link para o Calendário Lectivo, as férias acabaram ontem, dia 11 de Abril de 2009.
A conclusão será que amanha, dia 13 de Abril de 2009 já há aulas.
Lá na faculdade ouviram-se umas coisas sobre dia 14, mas, e segundo o site, começa mesmo amanha, dia 13.
Cumprimentos a todos e resto de Bom Domingo :)
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Boa Pácoa!!...
Teórico-Prática 2 de Neuropsicologia Cognitiva...
-> Neuropsicologia Cognitiva
- Teórico-Prática 2 - Afasia
Corresponde à próxima aula de NPC.
Cumprimentos :)
- Teórico-Prática 2 - Afasia
Corresponde à próxima aula de NPC.
Cumprimentos :)
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Ciência e Saúde: Palhaços dão Apoio a Vítimas do Sismo...
Palhaços dão ânimo aos sobreviventes do sismo em Itália
Em Aquila não há água, nem electricidade. Nada funciona. Só o campo de apoio aos desalojados, onde palhaços dão apoio psicológico e tentam arrancar sorrisos.

(Francis Calsolaro veio de Milão para dar apoio a todos: crianças pais, avós e até aos voluntários que estão no campo de Aquila)
Bastou um abraço para resgatar um sorriso ao semblante pesado da senhora que passou por Francis Calsolaro. "Bene, bene. Grazzie!", disse a idosa, surpreendida pela investida carinhosa do primeiro palhaço a chegar a Aquila.
Quando se está num campo de desalojados, dificilmente um homem de nariz vermelho, que oferece abraços e sorrisos, estará no topo da lista dos serviços de emergência. Mas Francis não está aqui para brincar. É um profissional deste tipo de terapia. "Faço isto há 20 anos. Já estive na Índia, na Bósnia e no Chile a ajudar em situação de emergência". Tem 39 anos mas, diz divertido, parece mais novo porque está sempre a sorrir.
Veio de Milão para dar apoio a todos: crianças, pais, avós e até às centenas de voluntários que estão no campo de Atletismo de Aquila a dar apoio às vítimas do sismo que abalou na segunda-feira a região de Abruzzi. "As pessoas ficam esgotadas de estar aqui nesta situação. E é importante que esqueçam a desgraça e a tristeza. Torna-se mais fácil se puderem sorrir de vez em quando", explica.
Francis e outros palhaços que, entretanto chegaram a Aquila durante a tarde de ontem, são um dos poucos sinais de alegria num campo de desalojados onde reina incerteza e a melancolia. Oriana Broccolini, jovem de 35 anos, que trabalha na tenda de apoio psicológico às vítimas contou, ao JN, que não teve um dia fácil. "É a primeira vez que estou numa tragédia real. Apenas tinha participado em simulações", confessa.
Muitas pessoas procuram-na para conversar ou para desabafar. Dois pais que perderam o filho no sismo tinham saído da tenda pouco tempo antes do JN a encontrar ao lado de uma menina que se animava com um livro de colorir. O apoio psicológico às vítimas é um dos pilares fundamentais da ajuda. Não basta dar comida. "Temos que lhes dar confiança no futuro, fazer-lhes sentir que estamos com eles", assegura Marco Volponi, voluntário que veio de Roma.
Ironia do destino, Aquila, outrora uma cidade que vivia principalmente dos turistas, que aqui vinham pela sua história, parece agora ter regressado à idade medieval, tempo em que foi fundada, no século XIV. Não há água, nem electricidade. E ninguém está autorizado a regressar a casa, mesmo aqueles que viviam em edifícios que não sofreram danos. Nada funciona a não ser o campo de apoio a desalojados, que se transformou numa nova cidade. É um mar de tendas azuis que cobre todo o relvado, onde todos estão dependentes da solidariedade da Protecção Civil, da Cruz Vermelha, dos militares e das associações humanitárias que trouxeram voluntários de todo o país.
Cerca de 1200 pessoas conseguiram uma tenda para dormir. Os outros mil, que viviam nas redondezas, irão continuar a pernoitar em carros e na estação de comboio de Aquila. Só passaram pelo campo para vir buscar comida. Não se sabe ainda quando vai haver espaço para todos.
O último balanço feito pelas autoridades italianas apontava para 272 mortos e 1500 feridos. As operações de resgate continuaram durante todo o dia e foram resgatados 10 corpos. Segundo uma rádio italiana, Silvio Berlusconi ordenou que, a partir de amanhã, o centro de Aquila irá ficar com os acessos completamente fechados, com a ajuda dos centenas de militares que chegaram à cidade.
_________________________________
Jornal de Notícias, 9 de Abril de 2009
Noticia que figura hoje no JN e que mostra o apoio psicológico dos palhaços depois do sismo ocorrido no centro de Itália. Para os que foram ao Workshop "Liberta o Teu Palhaço Interior", podem ver aqui uma outra forma de aplicação.
Em Aquila não há água, nem electricidade. Nada funciona. Só o campo de apoio aos desalojados, onde palhaços dão apoio psicológico e tentam arrancar sorrisos.

(Francis Calsolaro veio de Milão para dar apoio a todos: crianças pais, avós e até aos voluntários que estão no campo de Aquila)
Bastou um abraço para resgatar um sorriso ao semblante pesado da senhora que passou por Francis Calsolaro. "Bene, bene. Grazzie!", disse a idosa, surpreendida pela investida carinhosa do primeiro palhaço a chegar a Aquila.
Quando se está num campo de desalojados, dificilmente um homem de nariz vermelho, que oferece abraços e sorrisos, estará no topo da lista dos serviços de emergência. Mas Francis não está aqui para brincar. É um profissional deste tipo de terapia. "Faço isto há 20 anos. Já estive na Índia, na Bósnia e no Chile a ajudar em situação de emergência". Tem 39 anos mas, diz divertido, parece mais novo porque está sempre a sorrir.
Veio de Milão para dar apoio a todos: crianças, pais, avós e até às centenas de voluntários que estão no campo de Atletismo de Aquila a dar apoio às vítimas do sismo que abalou na segunda-feira a região de Abruzzi. "As pessoas ficam esgotadas de estar aqui nesta situação. E é importante que esqueçam a desgraça e a tristeza. Torna-se mais fácil se puderem sorrir de vez em quando", explica.
Francis e outros palhaços que, entretanto chegaram a Aquila durante a tarde de ontem, são um dos poucos sinais de alegria num campo de desalojados onde reina incerteza e a melancolia. Oriana Broccolini, jovem de 35 anos, que trabalha na tenda de apoio psicológico às vítimas contou, ao JN, que não teve um dia fácil. "É a primeira vez que estou numa tragédia real. Apenas tinha participado em simulações", confessa.
Muitas pessoas procuram-na para conversar ou para desabafar. Dois pais que perderam o filho no sismo tinham saído da tenda pouco tempo antes do JN a encontrar ao lado de uma menina que se animava com um livro de colorir. O apoio psicológico às vítimas é um dos pilares fundamentais da ajuda. Não basta dar comida. "Temos que lhes dar confiança no futuro, fazer-lhes sentir que estamos com eles", assegura Marco Volponi, voluntário que veio de Roma.
Ironia do destino, Aquila, outrora uma cidade que vivia principalmente dos turistas, que aqui vinham pela sua história, parece agora ter regressado à idade medieval, tempo em que foi fundada, no século XIV. Não há água, nem electricidade. E ninguém está autorizado a regressar a casa, mesmo aqueles que viviam em edifícios que não sofreram danos. Nada funciona a não ser o campo de apoio a desalojados, que se transformou numa nova cidade. É um mar de tendas azuis que cobre todo o relvado, onde todos estão dependentes da solidariedade da Protecção Civil, da Cruz Vermelha, dos militares e das associações humanitárias que trouxeram voluntários de todo o país.
Cerca de 1200 pessoas conseguiram uma tenda para dormir. Os outros mil, que viviam nas redondezas, irão continuar a pernoitar em carros e na estação de comboio de Aquila. Só passaram pelo campo para vir buscar comida. Não se sabe ainda quando vai haver espaço para todos.
O último balanço feito pelas autoridades italianas apontava para 272 mortos e 1500 feridos. As operações de resgate continuaram durante todo o dia e foram resgatados 10 corpos. Segundo uma rádio italiana, Silvio Berlusconi ordenou que, a partir de amanhã, o centro de Aquila irá ficar com os acessos completamente fechados, com a ajuda dos centenas de militares que chegaram à cidade.
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Jornal de Notícias, 9 de Abril de 2009
Noticia que figura hoje no JN e que mostra o apoio psicológico dos palhaços depois do sismo ocorrido no centro de Itália. Para os que foram ao Workshop "Liberta o Teu Palhaço Interior", podem ver aqui uma outra forma de aplicação.
Site de Psicologia...
Boas a todos.
A Catarina Leal encontrou um site com vários resumos de muitas das cadeiras de Psicologia.
Basta procurarem lá a informação que desejam mas lembrem-se: Aquilo funciona como as nossas sebentas. Ler tudo, filtrar e analisar e depois sim, usar! :D
-> Lessa Psicologia
Cumprimentos :)
A Catarina Leal encontrou um site com vários resumos de muitas das cadeiras de Psicologia.
Basta procurarem lá a informação que desejam mas lembrem-se: Aquilo funciona como as nossas sebentas. Ler tudo, filtrar e analisar e depois sim, usar! :D
-> Lessa Psicologia
Cumprimentos :)
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Ciência e Saúde: Consumo Elevado de Chá e Café Evitam AVC...
Maior consumo de chá e café pode evitar AVC
Ambas as bebidas parecem ter um factor protector contra a ocorrência de acidentes vasculares-cerebrais.
Um maior consumo de café e chá pode reduzir a prevalência de AVC. Os dados foram retirados da 3ª Pesquisa sobre Nutrição e Saúde Nacional norte-americana, realizada entre 1988 e 1994, num total de 9384 adultos com mais de 40 anos habituais consumidores de café. Quando relacionaram a prevalência de AVC e a ingestão de café, os investigadores descobriram que quanto mais café, menos foram os AVC ou mini-AVC registados. Os que beberam seis ou mais chávenas por dia tiveram uma prevalência de AVC de 2,9% enquanto que os que tomam normalmente entre uma a duas chávenas diariamente apresentaram uma prevalência de AVC de 5%.
Já em Fevereiro, também a revista Circulation tinha publicado um artigo que relaciona o consumo de café com um menor risco de AVC em mulheres não-fumadoras: um risco de AVC 20% menor nas que bebiam quatro ou mais chávenas por dia e 12% menor naqueles que ingeriram café cinco a sete vezes por semana.
Os consumidores de chá podem também ter razão para preferir esta bebida, segundo uma outra investigação apresentada em S. Diego. Quem bebeu mais de três chávenas por dia apresentou um risco 21% menor de AVC do que aqueles que beberam menos que uma chávena diariamente.
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Revista Performance Online, 2 de Abril de 2009
Ambas as bebidas parecem ter um factor protector contra a ocorrência de acidentes vasculares-cerebrais.

Já em Fevereiro, também a revista Circulation tinha publicado um artigo que relaciona o consumo de café com um menor risco de AVC em mulheres não-fumadoras: um risco de AVC 20% menor nas que bebiam quatro ou mais chávenas por dia e 12% menor naqueles que ingeriram café cinco a sete vezes por semana.
Os consumidores de chá podem também ter razão para preferir esta bebida, segundo uma outra investigação apresentada em S. Diego. Quem bebeu mais de três chávenas por dia apresentou um risco 21% menor de AVC do que aqueles que beberam menos que uma chávena diariamente.
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Revista Performance Online, 2 de Abril de 2009
Post 500!...
Apesar deste ser o post número 502, comemoramos assim o post 500 do nosso Blog mais recente! :D
eheh!!
Cumprimentos :P
eheh!!
Cumprimentos :P
Workshop: O Modelo HAPA...
Exercícios de Positiva do 3 ao 7...
Boas.
Ficam aqui compilados os exercícios de Psicologia Positiva, do 3 ao 7! :)
3º Exercício
- Escrever um texto de cerca de uma página reflectindo sobre o que faz para que a sua vida mereça a pena, analisando portanto as escolhas pessoais que hoje faz e que considera que o/a encaminham para viver uma vida plena e com sentido.
4º Exercício
- Ver o vídeo
- O vídeo serve como forma de "inspiração" para escrever um texto sobre qual será o nosso passo para mudar o mundo.
5º Exercício
- Escrever uma carta de gratidão, a quem acha que ainda não agradeceu o suficiente.
-Ler a carta à pessoa a quem agradece.
- Fazer uma reflexão sobre o que sentiu ao escrever a carta (entregar a reflexão e, se quiserem, a carta).
6º Exercício
- Escolher e concretizar uma actividade que reverta em prazer/bem-estar para si mesma/o
- Escrever sobre os efeitos emocionais pessoais e o tipo e tempo de impacto, no próprio e nos outros.
7º Exercício
- Escolher e concretizar uma actividade que reverta em prazer/bem-estar para outrem
- Escrever sobre os efeitos emocionais pessoais, e o tipo e tempo de impacto, no próprio e nos outros.
- Escrever uma breve análise final sobre a comparação dos efeitos de ambas as actividades.
Cumprimentos :)
Ficam aqui compilados os exercícios de Psicologia Positiva, do 3 ao 7! :)
3º Exercício
- Escrever um texto de cerca de uma página reflectindo sobre o que faz para que a sua vida mereça a pena, analisando portanto as escolhas pessoais que hoje faz e que considera que o/a encaminham para viver uma vida plena e com sentido.
4º Exercício
- Ver o vídeo
- O vídeo serve como forma de "inspiração" para escrever um texto sobre qual será o nosso passo para mudar o mundo.
5º Exercício
- Escrever uma carta de gratidão, a quem acha que ainda não agradeceu o suficiente.
-Ler a carta à pessoa a quem agradece.
- Fazer uma reflexão sobre o que sentiu ao escrever a carta (entregar a reflexão e, se quiserem, a carta).
6º Exercício
- Escolher e concretizar uma actividade que reverta em prazer/bem-estar para si mesma/o
- Escrever sobre os efeitos emocionais pessoais e o tipo e tempo de impacto, no próprio e nos outros.
7º Exercício
- Escolher e concretizar uma actividade que reverta em prazer/bem-estar para outrem
- Escrever sobre os efeitos emocionais pessoais, e o tipo e tempo de impacto, no próprio e nos outros.
- Escrever uma breve análise final sobre a comparação dos efeitos de ambas as actividades.
Cumprimentos :)
Trabalho de Dinâmica sobre Complexo de Édipo...
Boas.
-> Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento
- Trabalho sobre Complexo de Édipo (Tiago Fonseca)
Cumprimentos
-> Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento
- Trabalho sobre Complexo de Édipo (Tiago Fonseca)
Cumprimentos
P5/P6 de Psicopatologia...
Boas a todos.
Aqui fica a Aula Prática 5 de Psicopatologia da Criança e do Adolescente, primeira aula prática dada pela Professora Helena Marújo.
No nome diz P5/P6 pois os que já tiveram a aula, deram esta matéria na aula prática 5, e os que vão ter depois das férias irão ter na aula prática 6).
-> Psicopatologia da Criança e do Adolescente
- P5/P6 - Helena Marújo
Cumprimentos
Aqui fica a Aula Prática 5 de Psicopatologia da Criança e do Adolescente, primeira aula prática dada pela Professora Helena Marújo.
No nome diz P5/P6 pois os que já tiveram a aula, deram esta matéria na aula prática 5, e os que vão ter depois das férias irão ter na aula prática 6).
-> Psicopatologia da Criança e do Adolescente
- P5/P6 - Helena Marújo
Cumprimentos
terça-feira, 7 de abril de 2009
Artigos Complementares de Neuropsicologia Cognitiva...
Boas a todos.
A Liliana teve a gentileza de digitalizar os artigos complementares dos tais trabalhos de Neuropsicologia Cognitiva sobre Afasia, falados uns post's a baixo deste.
1. Em complemento do artigo de Ryalls & Lecours (2003): (PDF)
Ward, J. (2006). Chapter 10: The speaking brain. In J. Ward (Ed.), The student’s guide to Cognitive Neuroscience (pp. 221-226). Psychology Press.
2. Em complemento do artigo de Wallesh, Bartels, & Hermann (2003): (RAR - Imagens)
Andrews, D. (2004). Chapter 7: Language disorders, section: Wernicke’s aphasia. In D. Andrews (Ed.), Neuropsychology: From theory to practice (pp. 309-314). Psychology Press.
PS: Este artigo é também um complementar à aula, pelo que interessa todo. Mas, apenas da página 309 à 314 é necessário para o trabalho. :)
Cumprimentos
A Liliana teve a gentileza de digitalizar os artigos complementares dos tais trabalhos de Neuropsicologia Cognitiva sobre Afasia, falados uns post's a baixo deste.
1. Em complemento do artigo de Ryalls & Lecours (2003): (PDF)
Ward, J. (2006). Chapter 10: The speaking brain. In J. Ward (Ed.), The student’s guide to Cognitive Neuroscience (pp. 221-226). Psychology Press.
2. Em complemento do artigo de Wallesh, Bartels, & Hermann (2003): (RAR - Imagens)
Andrews, D. (2004). Chapter 7: Language disorders, section: Wernicke’s aphasia. In D. Andrews (Ed.), Neuropsychology: From theory to practice (pp. 309-314). Psychology Press.
PS: Este artigo é também um complementar à aula, pelo que interessa todo. Mas, apenas da página 309 à 314 é necessário para o trabalho. :)
Cumprimentos
Bibliografia dos Trabalhos de Dinâmica...
Para que não existam dúvidas, aqui fica o ficheiro com a bibliografia que cada grupo tem de falar!
-> Bibliografia para os Trabalhos de Dinâmica
Cumprimentos
-> Bibliografia para os Trabalhos de Dinâmica
Cumprimentos
P2 e P3 de Dinâmica...
Boas a todos.
Fica aqui o ficheiro relativo à aula prática 2 e 3 de Dinâmica.
-> Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento
- P2 e P3 - Erik Erikson
Cumprimentos
Fica aqui o ficheiro relativo à aula prática 2 e 3 de Dinâmica.
-> Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento
- P2 e P3 - Erik Erikson
Cumprimentos
Opinião sobre o Blog...
Boas a todos.
No sentido de dinamizar o blog, foram criadas nos últimos dois meses, várias "secções" de actividade, como os Livros, Noticias de Saúde, Software de ajuda, etc
A ideia seria tornar o blog num local de encontro de todos nós, além do blog de turma. Ou seja, um blog a visitar, mesmo não tendo ficheiros a sacar ou noticias a ver! :D (Não descuidando esta última parte! :D)
Pedimos assim que comentem este post no sentido de saber a vossa opinião sobre o estado actual do blog. Como acham que está e como tem funcionado. O que se poderia introduzir ou modificar, tudo isto, tendo em conta que a ideia de fundo é ter um blog que continue no tempo e que não acabe com o fim do 3ºano ou com o fim do 5º! :)
Agradecemos desde já a participação e espero que adiram a este pedido!
Cumprimentos e obrigado, Boas Férias! :D
PS: Este pedido de comentário é feito a todos os leitores do blog, sem excepção! :)
No sentido de dinamizar o blog, foram criadas nos últimos dois meses, várias "secções" de actividade, como os Livros, Noticias de Saúde, Software de ajuda, etc
A ideia seria tornar o blog num local de encontro de todos nós, além do blog de turma. Ou seja, um blog a visitar, mesmo não tendo ficheiros a sacar ou noticias a ver! :D (Não descuidando esta última parte! :D)
Pedimos assim que comentem este post no sentido de saber a vossa opinião sobre o estado actual do blog. Como acham que está e como tem funcionado. O que se poderia introduzir ou modificar, tudo isto, tendo em conta que a ideia de fundo é ter um blog que continue no tempo e que não acabe com o fim do 3ºano ou com o fim do 5º! :)
Agradecemos desde já a participação e espero que adiram a este pedido!
Cumprimentos e obrigado, Boas Férias! :D
PS: Este pedido de comentário é feito a todos os leitores do blog, sem excepção! :)
Complemento ao Tema da Afasia...
A segunda parte do pedido da Professora Tânia Fernandes:
"
Peço igualmente que coloquem um aviso especialmente importante para os grupos que irão apresentar textos relativos ao tema "Afasia" (datas de 20/21 Abril), uma vez que deverão ler e apresentar mais dois textos (um para cada grupo) que complementam aqueles que à partida já eram considerados.
"
1)Em complemento do artigo de Wallesh, Bartels, & Hermann (2003):
Andrews, D. (2004). Chapter 7: Language disorders, section: Wernicke’s aphasia. In D. Andrews (Ed.), Neuropsychology: From theory to practice (pp. 309-314). Psychology Press.
2)Em complemento do artigo de Ryalls & Lecours (2003):
Ward, J. (2006). Chapter 10: The speaking brain. In J. Ward (Ed.), The student’s guide to Cognitive Neuroscience (pp. 221-226). Psychology Press.
Leiam este post e o anterior como um só. Todas as referências bibliográficas são da mesma aula e todas elas são de apoio à aula teórico-prática sobre a Afasia.
Cumprimentos
"
Peço igualmente que coloquem um aviso especialmente importante para os grupos que irão apresentar textos relativos ao tema "Afasia" (datas de 20/21 Abril), uma vez que deverão ler e apresentar mais dois textos (um para cada grupo) que complementam aqueles que à partida já eram considerados.
"
1)Em complemento do artigo de Wallesh, Bartels, & Hermann (2003):
Andrews, D. (2004). Chapter 7: Language disorders, section: Wernicke’s aphasia. In D. Andrews (Ed.), Neuropsychology: From theory to practice (pp. 309-314). Psychology Press.
2)Em complemento do artigo de Ryalls & Lecours (2003):
Ward, J. (2006). Chapter 10: The speaking brain. In J. Ward (Ed.), The student’s guide to Cognitive Neuroscience (pp. 221-226). Psychology Press.
Leiam este post e o anterior como um só. Todas as referências bibliográficas são da mesma aula e todas elas são de apoio à aula teórico-prática sobre a Afasia.
Cumprimentos
Bibliografia da Aula 2 de Neuropsicologia Cognitiva...
Boas.
A professora Tânia Fernandes refere que:
"
Esta informação diz respeito à bibliografia para a aula teorico-pratica, bem como dois dos textos indicados que disponibilizo por tê-los em pdf. Contudo, os restantes textos apenas encontrarão na reprografia.
Toda a bibliografia indicada estará disponível na reprografia a partir de amanhã (3ª feira, 7 de Abril) por volta da hora de almoço.
"
Textos de apoio à aula teórico-prática:
Andrews, D. (2004). Chapter 7: Language disorders. In D. Andrews (Ed.), Neuropsychology: From theory to practice (pp. 291-329). Psychology Press.
-> Rapp, B. & Goldrick, M. (2006). Speaking words: Contributions of cognitive neuropsychological research. Cognitive Neuropsychology, 23, 39-73.
-> Grodzinsky, Y., & Santi, A. (2008). The battle for Broca’s region. Trends in Cognitive Sciences, 12, 474-480.
Cumprimentos
A professora Tânia Fernandes refere que:
"
Esta informação diz respeito à bibliografia para a aula teorico-pratica, bem como dois dos textos indicados que disponibilizo por tê-los em pdf. Contudo, os restantes textos apenas encontrarão na reprografia.
Toda a bibliografia indicada estará disponível na reprografia a partir de amanhã (3ª feira, 7 de Abril) por volta da hora de almoço.
"
Textos de apoio à aula teórico-prática:
Andrews, D. (2004). Chapter 7: Language disorders. In D. Andrews (Ed.), Neuropsychology: From theory to practice (pp. 291-329). Psychology Press.
-> Rapp, B. & Goldrick, M. (2006). Speaking words: Contributions of cognitive neuropsychological research. Cognitive Neuropsychology, 23, 39-73.
-> Grodzinsky, Y., & Santi, A. (2008). The battle for Broca’s region. Trends in Cognitive Sciences, 12, 474-480.
Cumprimentos
Ciência e Saúde: "Cannabis" Favorece Psicose...
"Cannabis" Favorece Psicose
O Reino Unido lançou uma campanha de alerta para a relação entre o consumo de cannabis e as doenças mentais.
A mensagem é clara: o consumo da substância pode provocar esquizofrenia e paranóia. O aumento do consumo entre os jovens dos 11 aos 15 anos levou o Governo britânico a alterar a classificação desta droga para a classe B (a das anfetaminas).
(...)
_______________
Revista Visão, Nº833
O Reino Unido lançou uma campanha de alerta para a relação entre o consumo de cannabis e as doenças mentais.
A mensagem é clara: o consumo da substância pode provocar esquizofrenia e paranóia. O aumento do consumo entre os jovens dos 11 aos 15 anos levou o Governo britânico a alterar a classificação desta droga para a classe B (a das anfetaminas).
(...)
_______________
Revista Visão, Nº833
domingo, 5 de abril de 2009
Workshop: Programas Ambulatórios de Tratamento das Dependências...
Programas Ambulatórios de Tratamento das Dependências
Em anexo segue um ficheiro informativo sobre este Workshop.
Toda a informação pode ser encontrada no ficheiro anexo como ficha de inscrição, datas, programa, descrição, contactos, etc!
-> Programa de Workshop
Cumprimentos :)
Em anexo segue um ficheiro informativo sobre este Workshop.
Toda a informação pode ser encontrada no ficheiro anexo como ficha de inscrição, datas, programa, descrição, contactos, etc!
-> Programa de Workshop
Cumprimentos :)
Software: Converter PDF para DOC...
E a pedido de várias famílias fica aqui uma espécie de inverso do último.
Isto é, um programa que transforme os ficheiros em formato PDF em ficheiros de formato DOC, trabalháveis e modificáveis no Office Word ou outro leitor da extensão doc.
-> Conversor de PDF para DOC
Cumprimentos e qualquer coisa que possamos ajudar, basta dizer :)
Isto é, um programa que transforme os ficheiros em formato PDF em ficheiros de formato DOC, trabalháveis e modificáveis no Office Word ou outro leitor da extensão doc.
-> Conversor de PDF para DOC
Cumprimentos e qualquer coisa que possamos ajudar, basta dizer :)
Software: Guardar em PDF ou XPS
Mais um programa que poderá dar jeito.
Este permite que ao guardar um ficheiro do Office, este possa ser guardado em PDF ou mesmo XPS.
Descrição: Este download permite que oito programas do 2007 Microsoft Office exportem e salvem em formatos PDF e XPS. Ele também permite enviar arquivos como anexos de email em formato PDF e XPS em um subconjunto desses programas.
-> Guardar Formatos do Office em PDF ou XPS
Cumprimentos :)
Este permite que ao guardar um ficheiro do Office, este possa ser guardado em PDF ou mesmo XPS.
Descrição: Este download permite que oito programas do 2007 Microsoft Office exportem e salvem em formatos PDF e XPS. Ele também permite enviar arquivos como anexos de email em formato PDF e XPS em um subconjunto desses programas.
-> Guardar Formatos do Office em PDF ou XPS
Cumprimentos :)
Software: Compatibilidade dos Ficheiros do Office...
Boas a todos.
Nestes últimos tempos em que a Microsoft anda a brincar com o seu Software, as compatibilidades mudaram, e foi introduzido um "x" no fim das extensões das aplicações do office.
Muitos não conseguem abrir os ficheiros que têm o dito "x" por ainda não possuir o office 2007, o que pode criar problemas na troca de ficheiros, para trabalhos ou mesmo lazer.
Nesse sentido, e sempre atentos, vimos trazer a solução! :P
-> Programa de Compatibilidade de Ficheiros do Office
Este é um programa da própria microsoft, que quando instalado, o "x" é como se desaparece-se, abrindo nos office's anteriores ao 2007.
Usem e abusem, cumprimentos :)
PS: Quem não tem o Office 2007 tente arranjar ou se já tiver, instale. Foi a única coisa de jeito que a Microsoft fez em 2007, tendo em conta que o Windows Vista é o que se sabe! :D
Nestes últimos tempos em que a Microsoft anda a brincar com o seu Software, as compatibilidades mudaram, e foi introduzido um "x" no fim das extensões das aplicações do office.
Muitos não conseguem abrir os ficheiros que têm o dito "x" por ainda não possuir o office 2007, o que pode criar problemas na troca de ficheiros, para trabalhos ou mesmo lazer.
Nesse sentido, e sempre atentos, vimos trazer a solução! :P
-> Programa de Compatibilidade de Ficheiros do Office
Este é um programa da própria microsoft, que quando instalado, o "x" é como se desaparece-se, abrindo nos office's anteriores ao 2007.
Usem e abusem, cumprimentos :)
PS: Quem não tem o Office 2007 tente arranjar ou se já tiver, instale. Foi a única coisa de jeito que a Microsoft fez em 2007, tendo em conta que o Windows Vista é o que se sabe! :D
Livro: Dicionário de Psicopatologia da Criança e do Adolescente...

Título - Dicionário de Psicopatologia da Criança e do Adolescente
Autores - Françoise Moggio, Didier Houzel, Michèle Emmanuelli
Páginas - 1066
Data de Edição - Outubro de 2004
Editora - Climepsi
Útil a - Psicopatologia do Adulto; Psicopatologia da Criança e do Adolescente;
Descrição: Descrição alfabética das fontes infantis do nosso sofrimento mental, este Dicionário está aberto às três principais correntes: psicanalítica, organicista e cognitivista. Neste quadro e desejando estabelecer uma diferenciação rigorosa entre o normal e o patológico, esta obra tem em conta a criança no adulto, isto é, a complexidade histórica do psiquismo humano. Este livro é ímpar no panorama editorial mundial, dirigido a todos os técnicos que trabalham com crianças e adolescentes: médicos, em especial pediatras, enfermeiros, estudantes de psicologia e psicólogos clínicos, psicanalistas, professores, educadores, técnicos de serviço social, pais e público que se quer informar sobre esta temática.
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