É
com regozijo que inauguro a rubrica “Educação
& Carreira”, em colaboração com o Psicologia
Para Psicólogos.
Para
estrear este espaço de escrita e leitura, e principalmente de reflexão
conjunta, pareceu-me pertinente começar com uma explicação – ou talvez mesmo
desmistificação – do que é o papel do psicólogo educacional.
Tendencialmente
associa-se o psicólogo educacional ao contexto escolar. Pois então pergunto aos
leitores o que é para vós educação? Quantos de nós não ouvimos já aquela
expressão que diz que “os pais educam e os professores ensinam”? Não que eu
esteja de acordo com isso! E se nunca ouviram, até me alegro! Mas, sendo isso
verdade, qual seria a pertinência de um psicólogo educacional, num espaço
meramente de ensino?! Pois bem, a escola não é apenas um espaço de
ensino-aprendizagem, do mesmo modo que não é preciso um espaço físico
institucionalizado para que haja aprendizagem. A aprendizagem acontece
naturalmente.
Quanto
à educação, considerando as origens etimológicas da palavra “educar” (do latim
educare e educere), refere-se a “conduzir para fora”, ou seja, orientar o
potencial individual para o exterior. Como tal, acontecem fenómenos educativos
nos diversos contextos da vida, em qualquer papel que a pessoa desempenhe
(cidadão, filho, trabalhador, estudante, etc.). Trata-se de um processo de desenvolvimento e crescimento contínuo.
Logo, não é um fenómeno estanque nem pontual. É um processo de transformação
longitudinal e transversal, que visa o alcance de determinado objetivo.
Qualquer pessoa em qualquer idade vive processos educativos. Reforço: em qualquer
contexto em que se insira.
Assim,
o psicólogo educacional não é apenas um psicólogo que trabalha com crianças /
jovens em contexto escolar. É sim um psicólogo cuja prática se orienta para o
desenvolvimento humano. Com as suas
valências psicológicas e pedagógicas, actua para a promoção e desenvolvimento
do potencial do(s) seu(s) cliente(s). Maximizar as capacidades, assegurando a
qualidade de vida e desempenho da pessoa, seja individual ou grupalmente, em
aspetos pessoais, sociais, escolares ou profissionais.
Possíveis contextos de intervenção
do psicólogo educacional:
• Centros de
formação
• Escolas
• Universidades
• Instituições e
empresas
• Juntas de
Freguesias / Câmaras Municipais
• Projetos
comunitários
• Centros de
estudo
• Centros de
emprego / GIP’s (Gabinetes de Inserção Profissional)
• Lares de
idosos
• Clínicas
• Etc.
Valências da sua intervenção:
• Promoção de
competências
-
Socioemocionais
-
Escolares
• Avaliação
psicológica
• Formação
• Consultoria
• Promoção do
autoconhecimento
• Orientação
& Gestão de carreira
-
Aconselhamento vocacional
-
Desenvolvimento de projetos
• Promoção de
saúde e bem-estar
• Apoio
comunitário e familiar
• Conceção,
aplicação e avaliação de programas de natureza educativa e/ou formativa
• Coordenação de
equipas cuja atuação tenha finalidades psicológicas e/ou educativas
• Etc.
Renata
Leone Tocalino
“Não se pode ensinar tudo a alguém. Pode-se
apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo.” (Galileu Galilei)
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