sábado, 16 de fevereiro de 2013

Motivações para a Psicologia #06

Dentro da Psicologia, porquê essa área?

- Margarida Rodrigues, 4ºAno, Mestrado em Psicologia Clínica, da Saúde e da Doença, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa


Desde que pensei em vir para Psicologia (o que admito que foi bastante repentino) que pensei sempre em Psicologia Clinica. Sem saber muito bem porquê porque nem sequer conhecia as outras áreas, mas acho que era a ideia de que tinha de Psicólogo.
         Quanto ao núcleo, Da Saúde e da Doença. Só decidi isso depois de ter a conferência explicativa de cada um dos mestrados, na qual nos referiam alguns locais de estágio e nos explicavam mais objectivamente aquilo que poderíamos, um dia, fazer. Escolhi isto pela vertente da doença, maioritariamente. A ideia de trabalhar com pessoas que estejam efectivamente doentes, a nível físico quero eu dizer, é uma ideia que me agrada. Poder, de algum modo, aliviar o sofrimento mais psicológico inerente á condição que determinada pessoa tem, ajudá-la a adaptar-se à sua realidade é algo que me fascina e, espero, realize. Nunca tinha pensado bem bem nisto, mas agora que me fizeste pensar, acho que há três razões fundamentais para sentir isto:


1 – Sou doente crónica… a psicologia da doença diz, essencialmente respeito a este tipo de doentes, o que para mim é uma realidade com a qual lido e conheço desde que me lembro de ser gente.
2 – Vivi, á relativamente pouco tempo, com o problema oncológico do meu pai (cancro do pulmão), e com a morte dele na sequencia da doença (descoberta em fase terminal). O facto é que, nunca pensei dizer isto mas, a minha meta será, um dia, o IPO. Foi o mais difícil que tive na vida, ainda hoje define quem sou, e senti na pele a necessidade que existe em ter ajuda de alguém de fora, de um especialista que não os médicos e os enfermeiros.
3 – Estudei um ano enfermagem… a vivencia em hospital/Centro de saúde, o contacto com esse “mundo” e com essas pessoas foi uma experiencia gratificante e que nunca esquecerei e gostaria de poder ter um pouco dessa “vida”, tendo como profissão a área que escolhi para futuro: a psicologia.


Não esquecendo a parte da Saúde, promoção da saúde, é uma área que estou actualmente a perceber o quão interessante pode ser e a diferença que podemos, realmente, ter nos hábitos de vida das pessoas"

           Tiago A. G. Fonseca

Sem comentários: