Nele,
Jamie Oliver faz uma pequena experiência culinária, onde demonstra a crianças
como são feitos alguns nuggets,
fazendo sempre, em paralelo ao processo, a pergunta “onde está a boa comida?”.
A certo ponto, a resposta sofre uma alteração.
Onde surge esta mudança? Onde é feito o “clique”?
Que alteração de pensamento ocorre? O que acontece no cérebro das crianças no
momento em que o dedo deixa de apontar, de forma consciente (!!!!!!), para a
comida que lhes faz bem?
A
resposta apenas pode ser uma: Percepção.
A mudança na percepção das crianças, ao
visualizarem todo o processo, é alterado. Possivelmente porque, para as
crianças, a fast food é melhor que os
cozinhados de casa. Mas também não é assim com os adultos?
No fim do filme, o
Oliver explica de forma muito acertada o que ocorreu, até de um ponto de vista
psicológico: "Andamos a formatar as nossas crianças tão bem, que depois não sabem a
distinção".
Não será tempo de se estudar
os efeitos, a curto e a longo prazo, destas formatações? Será que as tendências
e opções a que sujeitamos as crianças são as adequadas à sociedade que queremos
no futuro? De que forma são as boas avaliações
e percepções afectadas e/ou dificultadas por estes processos?
Ficam as questões para
reflexão.
Tiago A. G. Fonseca
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