terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Experiência Culinária de Jamie Oliver

Vejam bem este pequeno filme.

 
Nele, Jamie Oliver faz uma pequena experiência culinária, onde demonstra a crianças como são feitos alguns nuggets, fazendo sempre, em paralelo ao processo, a pergunta “onde está a boa comida?”. A certo ponto, a resposta sofre uma alteração.

            Onde surge esta mudança? Onde é feito o “clique”? Que alteração de pensamento ocorre? O que acontece no cérebro das crianças no momento em que o dedo deixa de apontar, de forma consciente (!!!!!!), para a comida que lhes faz bem?

            A resposta apenas pode ser uma: Percepção.
            A mudança na percepção das crianças, ao visualizarem todo o processo, é alterado. Possivelmente porque, para as crianças, a fast food é melhor que os cozinhados de casa. Mas também não é assim com os adultos?

No fim do filme, o Oliver explica de forma muito acertada o que ocorreu, até de um ponto de vista psicológico: "Andamos a formatar as nossas crianças tão bem, que depois não sabem a distinção".

Não será tempo de se estudar os efeitos, a curto e a longo prazo, destas formatações? Será que as tendências e opções a que sujeitamos as crianças são as adequadas à sociedade que queremos no futuro? De que forma são as boas avaliações e percepções afectadas e/ou dificultadas por estes processos?
Ficam as questões para reflexão.

Tiago A. G. Fonseca

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