quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

New Year's Resolutions


O Ano Novo é uma barreira temporal, quer o festejemos com mais ou menos vivacidade. E as barreiras temporais têm a vantagem psicológica de puderem ser utilizadas como marco simbólico para algo. Um exemplo é a realização das chamadas Resoluções de Ano Novo. O que são as Resoluções de Ano Novo?
As Resoluções de Ano Novo são um documento pensado e realizado por alguém com o intuito de nele expor a vontade de realizar determinados objectivos pessoais ou em mudar um comportamento. É este documento importante?
Esta resposta, embora subjectiva, é positiva. A realização deste documento leva o indivíduo expressar as suas motivações de acção, traduzindo-as no compromisso impresso no documento. Esta realização induz no indivíduo uma sensação de auto-eficácia ao concretizar que os objectivos passam de possíveis a realizáveis, como se de uma lista tipo “to do” se tratasse.
Segundo Bandura (1991), quanto mais elevado for o grau de auto-eficácia percebida, mais elevados são os objectivos estabelecidos e mais fortes serão os comportamentos que conduzem ao alcance dos mesmos, pois a motivação para o seu sucesso é maior.
Assim, pensar e reflectir sobre o que queremos alcançar para este ano, o que queremos concretizar e atingir e/ou mesmo o que queremos mudar, traduzido num documento escrito por cada um, pode tornar-se importante no caminho para o sucesso desses mesmos comportamentos.
 


Tiago A. G. Fonseca

Sem comentários: