sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia Mundial do Sono...

Neste ano de 2010, o dia 19 de Março não é apenas o Dia do Pai. É também o Dia Mundial do Sono.

Em Portugal, a perturbação do sono mais comum, as insónias, afectam 30 por cento da população adulta. Mas qual é então a importância do sono?

O Sono é o nome dado ao repouso que fazemos em períodos de cerca de 8 horas em intervalos de cerca de 24 horas. Durante esse tempo, o nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências directas na nossa saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e libertação de hormonas (de crescimento, insulina e outras), consolidação da memória, isto tudo sem falar no relaxamento e descanso da musculatura, cérebro e mente.

Passamos cerca de um terço de nossa vida a dormir. Dormir bem é essencial, não apenas para a tarefa de vigília durante o dia, mas também para nos mantermos saudável, para melhorar a qualidade de vida e até para aumentar a longevidade. O nosso desempenho físico e mental está directamente associado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas.

A pergunta é então, o que nos aconteceria se não dormíssemos?

Em estudo realizado pela Universidade de Chicago nos EUA, onze pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. O efeito foi assustador. No final dos seis dias, o funcionamento do seu organismo era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade. E os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes. Em pesquisas de laboratório, ratos usados como cobaias não resistiram mais de dez dias sem dormir. A consequência é simples: morte.

A conclusão é também ela simples. Dormir bem é essêncial para o nosso desenvolvimento, físico e cognitivo. Crescemos, memorizamos e descansamos, tudo para que no momento em que acordarmos, estejamos preparados para o que o dia nos reserva!

O Psicologia para Psicólogos deseja a todos os leitores uma muito Boa Noite de Sono!

Sem comentários: