quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Proposta na AE...

Boas.

Já se encontra na AE a proposta de alteração para a entrada nos núcleos, tal como se falou e acordou na reunião.

Pede-se então a todos que, quando puderem, o mais rápidamente possivel, passem na AE e e assinem a proposta.

Mais logo colocarei aqui a proposta para que leiam aqui antes de irem assinar, mas até lá e de qualquer maneira, a proposta encontra-se agrafada às folhas de assinatura da mesma.

Cumprimentos e bons estudos :D

Apresentação do Núcleo de P. C. Dinâmica...

Boas.

Pessoal, na sequência das apresentações dos diversos núcleos que tivemos, segue o único ficheiro que foi disponibilizado.

- Apresentação do Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica

Cumprimentos :)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Época em Setembro...

Boas.

Pessoal, como tem havido dúvidas, passo a explicar.

A informação que nós temos é que, em Setembro existe Época de Exames, mas não é normal, é Época de Finalista. Isto significa que só podemos fazer em Setembro Unidades Curriculares que não estejam concluídas. Melhorias não poderão ser feitas nesta fase. :)

cumprimentos e bom estudo :)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Prazos Para Melhoria...

Só para esclarecer:
- Nas cadeiras em que o prazo para inscrição de melhoria já passou, e em que não temos nota lançada, podem realizar essa inscrição na altura em que sair a nota ou se, por exemplo, forem de fora e vierem cá de propósito, fazem a inscrição nessa altura. Sempre antes do exame, claro.

- Quando sairem as notas todas (seja em que dia for), as datas tomam a regularidade, ou seja, 48horas entre o dia da inscrição e o dia do exame.

Esperemos que as notas saiam todas a tempo de regularizar as datas...

Cumprimentos a todos

Notas do 1º semestre...

Caros colegas,

Como sabem as notas deveriam ter sido dadas todas até sexta-feira à tarde, mas tal não se verificou. Nós falámos com o Dr Nuno dos Serviços Académicos que nos disse que as notas sairiam no máximo segunda de manhã, dizendo "Oh meus meninos aproveitem o fim-de-semana, segunda cá estaremos todos, não se preocupem" (como se perder dois dias inteiros de estudo não fosse nada)...

Hoje viémos mais cedo e às 12:25 fomos aos serviços académicos, antes de fechar, para saber como estava a situação e o Dr Nuno disse que não tinha mais nada para nos dizer acerca das notas dos exames. Perante tal resposta fomos falar com o Conselho Directivo.

No Conselho Directivo foi-nos dito que iam tratar da situação de inscrição em melhorias, mesmo sem as notas das cadeiras estarem online (e tal assunto já está resolvido, podem já ir inscrever-se nas melhorias, mesmo sem as notas informatizadas).

Foi-nos dito também que as datas de exames não poderiam ser alteradas, porque existe todo um conjunto de procedimentos inerentes à marcação dos exames que não podem ser alterados com tão pouco tempo (e de facto não é mesmo possível alterar!!!).

No entanto foi proposto que os alunos vão fazer os exames nas datas marcadas, mesmo que com pouco tempo de intervalo entre a saída da nota e o exame. Caso esse espaço seja curto e os alunos se sintam prejudicados por tal situação, podem fazer uma exposição ao Conselho Pedagógico e ao Conselho Orgânico (cujo responsável é o Professor Frederico Marques, que está ausente desde o dia 26 de Janeiro até ao dia 1 de Fevereiro). Mas sinceramente não sei o que adiantará essa exposição após a realização dos exames.

Da secretaria têm dado a informação que a culpa é dos professores, mas esquecem-se de avisar que só hoje, após o interesse de apresentar queixa no livro de reclamações por parte de umas colegas nossas, é que disseram que iam avisar os professores para lançarem as notas o quanto antes. Parece que escrever no livro de reclamações dá resultado :P

Qualquer informação extra nós voltaremos a dar informação no blog.

Cumprimentos a todos.

Workshop PerfeitaMente: Menores e Maus-tratos, Como Detectar e Intervir...

Boas. Fica mais uma ideia :)

"
-PROGRAMA DO CURSO

Módulo 1: A Família e a criança (4 horas)
Módulo 2: Maus-tratos na infância (5 horas)
Módulo 3: Efeitos dos maus-tratos no desenvolvimento e no desempenho escolar (3 horas)

-HORÁRIO

Pós-laboral (4as-feiras:18.30h às 21.30h) e Sábados (10h às 13h)

-DESTINATÁRIOS

Professores, Educadores de Infância, Assistentes Sociais, Psicólogos, Sociólogos, Juristas, Educadores Sociais e todos aqueles que trabalham ou possam vir a trabalhar nesta área.

-CANDIDATURAS

Datas
Candidatura até 20 de Fevereiro de 2009
Inscrições até 25 de Fevereiro de 2009
Início a 4 de Março de 2009

Selecção do Grupo de Formandos
Análise do Curriculum Vitae.

Pagamento
Montante: 150€ (IVA incluído)

Avaliação
Avaliação contínua da participação nas sessões, considerando a assiduidade (frequência de 75% do total de horas de formação) e um trabalho final compreensivo.

Certificado de Conclusão do Curso, no caso de se verificarem todas as condições acima referidas.

- FORMADORA
Dra. Ana Rita Miranda Ferreira
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
"

Cumprimentos

Workshop: Sentir Quem Sou, Descobrir o Que Faço...

Boas. Aqui fica uma boa indicação para este tempo nosso tão belo :D

"
José Antunes vai realizar na Galeria de Arte Matos Ferreira:

PALESTRA (Entrada Livre): "DESCOBRIR QUEM SOU, SENTIR O QUE FAÇO", 29/Janeiro/2009, Quinta-Feira, às 21:30;

WORKSHOP: "DESCOBRIR QUEM SOU, SENTIR O QUE FAÇO", 14/Fevereiro/2009, Sábado, das 10:30 às 16:00;

Morada (Bairro Alto): Rua Luz Soriano, 18 * 1200-247 LISBOA
» Informações e inscrições:
Tlm: 962 953 722
Tel: 213 230 011
E-Mail: mfgaleria@netcabo.pt
Site: www.galeriamatosferreira.com

NOTA: Acerca de mim e de minhas actividades, veja no meu BLOGUE: http://consciencia21.blogspot.com

Em anexo, segue o programa do Workshop.

Conto com a sua presença!

José Antunes
"

-> Programa do Workshop

Cumprimentos

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Notas do Exame de Motivação...

Boas.

Pessoal, aqui ficam as notas de exame de Motivação e Emoção.

Lembro que esta nota não é definitiva pois só é a nota do exame, ou seja, parte prática, sem escalas nem ponderações da parte prática!

-> Notas de ME

Cumprimentos :)

Ponto da Situação...

Boas.

Pessoal, o ponto de situação (ou palhaçada? não sei bem o que lhe chamar) é o seguinte:

Estou neste momento na faculdade, onde, após várias conversas, Acessoria Técnica (AT), Serviços Académicos (SA), etc... chegamos à conclusão que... as notas só saem na 2ª Feira de manha!

Explicando. Os SA disseram-nos que houve um erro no sistema desde 4ª Feira (!!!!) e que só "hoje" (eram 14:20 quando cheguei à faculdade) é que foi resolvido. O problema passa pela impossibilidade dos professores terem acesso às pautas online, onde lançam as nossas notas.

Nisto, a Professora de Psicometria ligou para mim 20 minutos antes de ter chegado à faculdade, e o problema ainda se mantinha. Pediu então para avisar do sucedido e que as notas estão então afixadas nos placares à entrada e que à noite estarão no email de psicometria.

Posto isto, andámos às voltas a ver o que se podia fazer se as notas não fossem lançadas hoje. Os SA disseram que não podiam fazer nada e para esperar "pois só fechamos Às 17". A AT mandou-nos novamente para os SA. Ai parámos e soubemos que, sem falta, 2ª Feira de manha as notas já estarão todas online.

A história "acaba" aqui... ou pelo menos o primeiro capítulo. Reclamar será opção, pois, mesmo que saiam 2ªFeira de manha, está fora de horas e está a prejudicar-nos a todos.

Mesmo assim, o que houver de novidades nós vamos comunicando. Estou à espera de resposta de alguns professoras e assim que souber algo, direi.

Qualquer coisa, mandei email para nós a perguntar e será respondido na medida do possivel :D

Cumprimentos a todos e bons estudos!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Hospital da Bonecada...

Boas.

Aqui fica alguma informação sobre este projecto :)

"
( Não deixem de ler este Post apenas por ser grande, garanto que vão adorar a ideia  )

Caros colegas,

Venho por este meio dar-vos a conhecer um projecto (Hospital da Bonecada) do departamento EMSA (European Medical Student's Association) da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (AEFCML), com a qual a Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (AEFPCEUL) estabeleceu uma parceria.
O Hospital da bonecada é um "hospital modelo" em que as crianças são os pais que levam os seus "filhos", bonecos, ao hospital para serem tratados. Ai, serão recebidos pelos estudantes de Medicina, Enfermagem, Medicina Dentária, Farmácia, Nutrição, Educação, Belas Artes, e Psicologia (agora inserida neste tão grandioso projecto), que ocupam o papel das futuras profissões neste "jogo faz de conta".
A VIII Edição do Hospital da Boneca, realizar-se-á entre os dias 20 de Abril e 1 de Maio, em local ainda a definir.
Através desta iniciativa as crianças têm contacto com o ambiente hospitalar e, de uma forma descontraída, familiarizar-se com um conjunto de instrumentos médicos e profissionais de saúde, frequentemente associados ao medo e à dor. Participando nesta brincadeira, e aproveitando um período de não doença, as crianças acabam por transferir os seus medos para os bonecos, o que leva a associem o tratamento do boneco à forma como elas serão tratadas futuramente. Para além desta vertente mais médica, houve a iniciativa de inserir uma vertente mais psicológica. Assim sendo, o psicólogo irá ser inserido num contexto de sensibilização e familiarização das crianças ditas normais da existência de crianças com necessidades especiais. Para além disso o papel do psicólogo é importante no âmbito da aplicação de questionários pré e pós visita para avaliação dos benefícios da iniciativa para as crianças visitantes.

De uma forma extremamente resumida, apresento-vos o projecto do Hospital da Bonecada. Este projecto é importante na formação e informação das crianças, moldando e alterando a sua forma de perceber o mundo da saúde e conseguindo que os seus medos acerca deste sejam erradicados. As crianças, ao aprenderem novos conceitos de saúde (e não só) neste "hospital", são capazes de retornarem aos seus lares, famílias e meios, transmitindo o que lhes foi ensinado.
A formação e educação dos estudantes são também complementadas por esta actividade, a nível das suas relações interpessoais, capacidades de comunicação e também é uma janela para o seu futuro profissional. De facto, para alem de ser uma oportunidade única para treinarem as suas capacidades de comunicação e interacção com as crianças, o convívio entre estudantes de diferentes cursos é salutar e enriquecedor num contexto social, mas também para o seu futuro profissional, dada a actual importância do trabalho de equipa na procura e alcance de mais e melhores oportunidades e benefícios para todos.

Peço a todos os que estiverem interessados em participar neste projecto que entrem em contacto com a AE ou enviem e-mail para guerreiro.dina@gmail.com, para saberem mais informações acerca deste projecto tão enriquecedor.

Beijinhos e Bom trabalho para a fase de exames xD

Dina Guerreiro
Vice-Presidente Intervenção Académica AEFPCEUL
"

Cumprimentos a todos e Bons estudos :D

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Proposta de alteração do método de selecção para os núcleos...

Caros colegas,

Para quem não foi à reunião, informamos que ficou seleccionado um método de selecção alternativo ao actual. A pedido de quem esteve na reunião, vamos apresentar uma explicação sucinta da nova proposta.

E informamos desde já que muito em breve colocaremos na AE a proposta, juntamente com folhas de "Eu concordo" e "Eu não concordo" para que todos possam assinar com vista a ser entregue o quanto antes.

O ponto de situação é então o seguinte:


O método de selecção actual consiste nos seguintes passos

A) Escolha dos alunos
B) Média das unidades curriculares concluídas (UCC) até ao final do 1º semestre do 3º ano

No que consiste? Todos os alunos são comparados de forma equalitária no que diz respeito à media e não existe distinção quanto às UCC.


O método de selecção alternativo, proposto, consiste no seguinte

A) Escolha dos alunos
B) Fórmula de cálculo de média, que é a seguinte

(Média das UCC/25) x Nº de UCC

Passando a explicar:

Aluno A - média de 15 e 25 UCC -> (15/25) x 25 = 15

Aluno B - média de 15 e 24 UCC -> (15/25) x 24 = 14,4

Aluno C - média de 15 e 23 UCC -> (15/25) x 23 = 13,8

E cada um destes alunos concorre com o valor obtido após a aplicação da fórmula.

No que consiste? Para cada aluno é obtida uma nota final que tem em consideração tanto a sua média das UCC como a quantidade de UCC.

De notar que a média das UCC é dividida por 25, visto ser o número de UC existente desde o 1º ano até ao primeiro semestre do 3º ano.

Quando deixarmos as folhas na AE avisamos, mas estejam atentos que será brevemente.

E pedimos que ao contrário do que aconteceu na reunião, se preocupem em assinar e dar a vossa opinião porque é necessário que se manifestem, quer seja para concodarem ou discordarem, mas assinem!!! Parecendo que não isto é um assunto do vosso interesse!!!

Cumprimentos qualquer dúvida digam

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Linhas para a Reunião...

Boas.

Pessoal, o que nós gostávamos de fazer na reunião era mais do género, as pessoas que têm propostas diferentes, escrevem num papel a proposta, tudo explicado e com as alíneas definidas.

Na reunião debateremos primeiro de tudo, se se avança ou não com uma proposta de alteração do método de entrada nos mestrados.

Depois, é vermos de entre as propostas, qual então será a escolhida para avançarmos com uma exposição sobre ela.

Agradeço que, visto que é uma reunião de turma, que vá a turma toda pois é algo que interessa a todos directamente. Quem não for não poderá exercer o seu voto de opinião.

Qualquer dúvida, basta que enviem um email para um de nós delegados e nós esclarecemos.

Antes do exame de Psicopatologia nós iremos avisar da existência da reunião para os mais distraídos e para quem não tem acesso à internet.

Cumprimentos a todos, bons estudos!

Segunda fase da Revisão de RP...

Caros colegas,

O professor Moreira informou que é possível fazer-se a revisão do artigo de Relações Pessoais em segunda fase, mas existe um senão: têm de se inscrever na melhoria à cadeira para tal e caso queiram para o ano melhorar o exame de RP não o poderão fazer.

Por isso talvez seja mais benéfico caso queiram fazer a revisão em segunda fase aproveitar a melhoria também para melhorar o exame, porque será a única oportunidade de o fazerem.

Qualquer dúvida digam!

Cumprimentos

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Reunião de Turma...

Boas a todos.

Venho por este meio convocar toda a turma para uma reunião, a realizar dia 19 de Janeiro de 2009 pelas 10Horas no Anfiteatro.

Ordem de Assuntos:
- Tomada de posição sobre método de entrada nos núcleos de metrado
- Outros assuntos

Cumprimentos a todos :)

sábado, 10 de janeiro de 2009

Proposta de Nova Formula para os Mestrados...

Boas pessoal.

Venho então, a pedido de várias famílias explicar o que se anda passar :)

Antes de mais, referir que a ideia para esta proposta que irei explicar mais adiantes, partiu não só dos delgados, como também de mais 3 colegas nossos, sendo que um deles até tem cadeiras em atraso.

O modelo em vigor diz que as condições e ordem de acesso são:
a) escolha dos alunos
b) média

Esta média é indiscriminada, ou seja, é apenas média aritmética. 25 cadeiras a dividir por 25, 23 cadeiras a dividir por 23.

A nossa proposta:
a) escolha dos alunos
b) número de unidades curriculares concluídas
c) média aritmética das unidades curriculares concluídas

A razão então para a nossa proposta baseia-se na ideia de que, um aluno que tenha feito apenas 23 cadeiras, terá (ou não) uma média superior a quem fez as 25 cadeiras.

Ou seja, alunos com 25 cadeiras vêm a sua média comparada a alunos com 23 cadeiras feitas. Esta comparação não tem sentido. O melhor modelo, abordado já por vocês e que nós tentámos, era atribuir um valor Às cadeiras em atraso, podendo então todos os alunos serem comparados, pois todos teriam as 25 cadeiras na média. Mas, este modelo é impossivel devido à estrutura da base de dados.

NOTA: ter em conta que 25 é o número máximo de cadeiras que entra para média, visto apenas contarem as notas até ao 1ºSemtre do 3ºAno, inclusive.

Na nossa proposta, visto não ser possivel mexer na base de dados, pode ser injusto, obviamente que o é, para as pessoas que têm cadeiras em atraso. Esta proposta é simplesmente uma tentativa de trocar o "não prejudicado", pois, no modelo actual, quem não é prejudicado são os alunos quem têm cadeiras em atraso. Os que têm as cadeiras todas feitas vêm a sua média a descer por ter as cadeiras todas feitas, isto quando comparado com quem não tem.

Esta proposta troca os lados, e não prejudica os que têm as cadeiras todas feitas. Apenas isso.

NOTA 2: Isto só acontece se algum núcleo ficar sem vagas, é preciso lembrar disso.

Há prós e contras em todos os modelos. E para toda a gente, os prós e contras são diferentes. É assim que tudo funciona. Apenas temos de ver o que torna tudo mais funcional. Indo pela razão e lógica, se temos 5 cadeiras num semestre, a ideia é fazer as 5. Quem as faz não deve ser prejudicado.

Conluindo, estou disponivel para debater esta ideia e receber propostas, mas peço que o façam aqui, no post, através dos comentários. É impossivel acompanhar o chat totalmente, e têm de estar sempre a passar para outro. É mais funcional escrever nos comentários. Façam isso e podemos debater como mudar ou não, esta proposta. :)

Esta é apenas uma tentativa de tornar as coisas melhores para o maior número possível de pessoas da turma. Ao contrário do que alguns acham, os delegados trabalham para a turma e não para si :)

Cumprimentos a todos, bons estudos e boa sorte :D

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Estudo da FPCE...

Caros colegas,

O professor Ruia Carvalho pediu para que quem não tenha tido a cadeira de Comportamento Humano e Ambiente o ano passado, responda a um questionário on-line com a máxima urgência. Ele pediu a máxima xolaboração possível salientando que quem teve a cadeira já fez o questionário e não o pode repetir.

Aqui seguem as instruções:

Obrigado por ter aceite participar na investigação "Saúde e Consumo em Portugal" realizada por um grupo de investigação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Poderá iniciar o estudo carregando no link que se encontra em baixo ou copiando-o para o seu web browser (Internet Explorer; Mozilla Firefox ou outro):

http://alternativeyouth.com/ruic/defaultE2.htm

O estudo demora em média 15min e por isso pedimos que o realize numa altura em que tenha tempo de o fazer. No caso de ter alguma dúvida, por favor contacte: rcarvalho@fpce.ul.pt

Muito obrigado por participar!

Inscrições no 2ºSemestre...

Boas.

Pessoal, ao contrário do que já se diz, as inscrições serão dia 8 de Janeiro de 2009.

O sistema será o mesmo da inscrição para o 1ºSemestre. Ordem de chegada, senha e, muito importante, presencial. Isto significa que só quem está tem senha, não podendo outros guardarem senha para si ou pedirem na sua vez.

Não sei a que horas será a entrega das senhas pois no papel afixado da FPCE também não dizia.

Lamento não ter informado antes mas também só hoje soube disto!

Cumprimentos e bons estudos :)

PS: Pessoal, tenho algo importante para vos dizer sobre a inscrição no mestrado e amanha falarei já com o máximo de pessoas que conseguir. Peço aos que eu não me dirigir (por um cem número de razões de falta de memória ou dispersão do momento :P) que me procurem ou venham ter comigo.

Obrigado :)

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Aula de Dúvidas de Motivação..

Boas. Tudo bem? :D

Pessoal, dia 7 de Janeiro de 2009, às 17Horas, numa sala ainda a confirmar (mas não tem grande importância, logo se vê), o professor Rodrigo Saraiva vai falar-nos sobre o exame, tirar dúvidas e o mais que possa aparecer.

A data tinha de ser para entre os exames, e, vendo o calendário, pareceu-nos a melhor hipótese.

Aproveito para desejar um Bom Ano Novo a todos e que tenham uma óptima passagem!:)

Cumprimentos a todos,
Ana Rita Palhoco
Tiago Fonseca

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Natal Pela Consciência Social...

Uma colega nossa pediu-me para divulgar esta informação. Leiam :)

"
NATAL 2008 - ESPALHE ESSA IDEIA.


Para o Natal 2008 (espalhe essa ideia) Que tal fazer algo diferente, este ano, no Natal?

Sim... Natal... daqui a pouco ele chega.
Que tal ir a uma agência dos Correios e pedir uma das 17 milhões de cartinhas de crianças pobres e ser o Pai ou Mãe Natal delas?
Há a informação de que existem pedidos inacreditáveis.
Existem crianças pedindo um casaco, uma blusa, ou um simples doce...
É UMA ideia.

É só pedir a carta e entregar o presente numa agência dos correios até o dia 20 de Dezembro.
Os próprios correios se encarregam de fazer a entrega.

DIVULGUE P/ OS SEUS AMIGOS

Na vida, a gente passa por 3 fases:
- a primeira, quando acreditamos no Pai Natal;
- a segunda, quando deixamos de acreditar
- a terceira, quando nos tornamos Pai Natal!!!



CTT abrem a sua rede à solidariedade

Combate à pobreza

Os CTT vão pôr a sua rede à disposição do combate à pobreza e à exclusão social. A partir de 1 de Dezembro próximo, os Correios de Portugal põem em marcha um projecto que, durante os próximos meses, permitirá a qualquer pessoa ajudar quem mais precisa de forma gratuita.

Este projecto é uma iniciativa dos CTT inscrita na sua política de responsabilidade social. Surgiu da constatação de que ninguém como os CTT tem capacidade para chegar a todas as localidades e a todos os habitantes do País.

Por isso, os Correios vão fazer um envio massivo de um folheto informativo por todas as casas do País. Esse folheto, que será acompanhado de um saco específico para o transporte dos donativos, informará a população sobre as instituições de solidariedade aderentes ao projecto e que tipo de bens necessitam.

Com esse esclarecimento em mente, bastará a qualquer pessoa deslocar-se a uma das quase 1000 Estações de Correio existentes de Norte a Sul do País com o seu donativo. Uma vez lá, ser-lhe-á fornecida gratuitamente uma caixa de transporte em cartão. O autor do donativo apenas terá de encher a caixa e escolher a instituição destinatária, entre as várias possíveis, sem precisar de indicar uma morada. Os Correios tratam do transporte e da entrega, de forma totalmente gratuita.

A lista de instituições de solidariedade social aderentes é uma lista aberta. Neste momento, os CTT estão em contacto com algumas dezenas de instituições, de carácter nacional e local. Está já confirmada a adesão de instituições como a Abraço, ACAPO, Acreditar, Ajuda de Berço, Ajuda de Mãe, Aldeia de Crianças SOS, Associação Portuguesa de Surdos, Casa do Caminho, Casa do Gaiato, Centro Helen Keller, Comunidade Vida e Paz, Cruz Vermelha Portuguesa, GIRA, FENACERCI, Liga Nacional Contra a Fome, Refúgio Aboim Ascensão e Associação Sol. Outras serão anunciadas nos próximos dias.

Os bens elegíveis para doação dependem das necessidades de cada instituição e das limitações logísticas e incluirão bens como roupa, calçado, agasalhos, artigos de higiene, brinquedos, produtos de limpeza, pequenos electrodomésticos ou de entretenimento, entre outros.

Para esta grande iniciativa de carácter nacional, os Correios vão disponibilizar não apenas os seus voluntários, de um universo de 16 mil trabalhadores, como a sua rede: quase 1000 Estações de Correios, 370 Centros de Distribuição Postal e 3702 veículos de transporte que, todos os dias, percorrem cerca de 240 mil quilómetros.

Este projecto dos CTT é complementado por uma iniciativa protagonizada por uma empresa detida a 100% pelos CTT, a PayShop, e que permite que qualquer cidadão faça donativos em dinheiro, a partir de um euro, em 4500 locais de todo o País: 3500 agentes PayShop e quase 1000 Estações de Correio.

É convicção dos CTT - Correios de Portugal que esta iniciativa permitirá democratizar a solidariedade e eliminar barreiras geográficas.
"

Feliz Natal...


Boas a todos!! :D

Deseja-mos a todos um Feliz Natal! :D

Cumprimentos,

Ana Rita Palhoco
Tiago Fonseca

sábado, 20 de dezembro de 2008

Trabalhos de Processos de Luto...

Caros colegas,

Enviem-nos os vossos trabalhos de Processos de Luto para que os possamos colocar no blog, de modo a que todos tenhamos acesso. O professor disse que os artigos dos trabalhos saem para exame e é mais simples estudar pelos trabalhos uns dos outros do que estar a ler todos os artigos.

Por isso peço-vos a maior brevidade possível no envio, quer para mim, quer para o Tiago.

Cumprimentos e bom estudo.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Aula extra de Psicometria...

Caros colegas,

A professora Maria João Afonso disponibilizou-se a dar uma aula extra de Psicometria, para falar sobre o exame e apresentar algumas perguntas de exames anteriores, com a devida resposta.

Ficou marcada então para sexta-feira (dia 19/12), das 17h às 19h, na sala 5. Quem não puder ir que se informe com os colegas que forem, pois não havia outro horário disponível.

Com os melhores cumprimentos.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Apresentação dos Núcleos...

Boas.

Pessoal, foi então conseguida a Apresentação dos diversos Núcleos para o 2º Ciclo.

Teremos então essa apresentação distribuída em dois dias:
- Dia 18 de Dezembro - Sala 05
- Dia 19 de Dezembro - Anfiteatro

Dia 18 e 19, das 10 às 12:30.

As faltas às aulas ainda estão a ser acertadas, mas penso que seja questão de falar com os professores em questão.

Esta apresentação é de grande importância para nós e convém ir nos dois dias pois, os diversos núcleos estão espalhados pelos dois dias.

Cumprimentos :)

domingo, 14 de dezembro de 2008

Datas de Exames...

Boas. Ficam aqui as datas de todos os exames e trabalhos referentes ao nosso ano, 1ª e 2ª Época :)

-> 1ª Época
05 de Janeiro de 2009 - Entrega de Trabalho Processos Cognitivos Automáticos
06 de Janeiro de 2009 - Exame Psicometria - 10:30H
07 de Janeiro de 2009 - Exame Comportamentos Aditivos - 14:00H
09 de Janeiro de 2009 - Entrega de Trabalho Análise Exploratória de Dados
10 de Janeiro de 2009 - Exame Psicologia das Relações Pessoais - 10:00H
12 de Janeiro de 2009 - Exame Processos de Luto - 11:00H
14 de Janeiro de 2009 - Exame Motivação e Emoção - 15:00H
15 de Janeiro de 2009 - Exame + Entrega de Trabalho Introdução ao Aconselhamento Educacional - 11:00H
17 de Janeiro de 2009 - Exame Psicopatologia - 10:00H
17 de Janeiro de 2009 - Entrega de Trabalho Neurobiologia dos Comportamentos

-> 2ª Época
28 de Janeiro de 2009 - Exame Psicometria - 10:30H
29 de Janeiro de 2009 - Exame Comportamentos Aditivos - 10:00H
30 de Janeiro de 2009 - Exame Motivação e Emoção - 15:00H
30 de Janeiro de 2009 - Entrega de Trabalho Análise Exploratória de Dados - 14:00H
31 de Janeiro de 2009 - Exame Psicopatologia - 10:00H
02 de Fevereiro de 2009 - Exame Psicologia das Relações Pessoais - 15:00H
05 de Fevereiro de 2009 - Entrega de Trabalho Processos Cognitivos Automáticos
07 de Fevereiro de 2009 - Exame Processos de Luto - 10:00H
11 de Fevereiro de 2009 - Entrega de Trabalho Neurobiologia dos Comportamentos

Bons exames, bom estudo :)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Tabela das Discussões de Psicometria da Prof. M. J. Santos...

Boas.

Aqui fica a tabela com as datas das discussões de psicometria.

Estes grupos correspondem apenas aos que vão ser discutidos com a Professora Maria João Santos.

-> Tabela das Marcações Da Prof. Maria João Santos

Cumprimentos

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Textos de Motivação de 2006.07...

Pessoal, como sabem não existem ppts referentes às aulas Teóricas de Motivação e Emoção.

O professor Saraiva disse que colocaria no grupo da cadeira os artigos bibliográficos da cadeira.

O que aqui vou colocar são textos do ano passado. Lembro que é importante verificarem a sua validade para este ano.

-> Textos do Prof. Saraiva
- Adenda ao Capítulo dos Macacos
- As Instruções Humanas
- As Origens dos Deuses e do Sagrado
- Consequências Psicológicas da Reprogramação Cultural

Cumprimentos!!

Datas de exames...

Caros colegas,

Como sabem as datas de exames que são inicialmente fornecidas aos delegados de ano são provisórias. Após a recepção das datas temos de ter em atenção as pessoas do nosso ano com cadeiras em atraso que não podem ter exames sobrepostos; e temos igualmente de conciliar as nossas datas com as do 1º, 2º e 4º ano, pois por vezes vêm sobrepostas.

Assim que recebemos as datas temos tudo isto em conta e tentamos colocar os exames nas datas mais convenientes à maioria das pessoas, mas não podemos agradar a todos, não podemos alterar a disponibilidade e abertura dos professores para as alterações e não podemos esquecer que perante uma sobreposição, o 4º ano tem prioridade e temos de ser nós a alterar a data de exame.

Por isso, mesmo que as datas não vos agradem a 100% não se esqueçam que démos o nosso melhor para que ainda assim não esteja muito mau.

Cumprimentos.

Aulas de Psicopatologia...

Boas. Aqui ficam algumas aulas em falta de Psicopatologia.

Ao que parece, faltam umas aqui no meio. Quem as tiver, mande sff.

-> Psicopatologia
- Ansiedade - 21.10.08
- Humor - 28.10.08
- Suicídio - 04.11.08
- Substâncias Psicoactivas IV - 02.12.08

PS: Agora que estamos "mais" aliviados dos trabalhos (vah...) já há mais tempo para actualizar o blog. :D

Cumprimentos, bom estudo! :)

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Eleições AE 2008/2009...

Caros colegas,

Hoje dia 03 e amanhã dia 04 irão realizar-se as eleições para a Associação de Estudantes.

Cumprimentos.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Exames de 1ªÉpoca...

Boas.

As datas definitivas de exame da 1ª Época são:

6 de Janeiro de 2009 - 10:30 - Psicometria
7 de Janeiro de 2009 - 14:00 - Comportamentos Aditivos
10 de Janeiro de 2009 - 10:00 - Relações Pessoais
12 de Janeiro de 2009 - 11:00 - Processos de Luto
14 de Janeiro de 2009 - 15:00 - Motivação e Emoção
17 de Janeiro de 2009 - 09:00 ou 10:00* - Psicopatologia

* Resolvido até 3ª Feira

Cumprimentos e bons exames!

Workshop, No Caminho da Felicidade...

Fica aqui informação de Workshops realizados por José Antunes.

"
José Antunes vai realizar no INSTITUTO DA MENTE (Paiões/Sintra):
WORKSHOP: "No Caminho da FELICIDADE", dia 29/Novembro, Sábado, das 15:00 às 18:30
Morada (Paiões): Praceta António Gedeão, 2-A (Perto da lavagem auto “Elefante Azul”)

» Informações e inscrições:
Tel: 219 199 220
Tlm: 962 343 057
E-Mail: teresapjeronimo@gmail.com

NOTA: Acerca de mim e de minhas actividades, veja no meu BLOGUE: http://consciencia21.blogspot.com

Em anexo, segue o programa do Workshop e a imagem da capa do meu livro.

Conto com a sua presença!

José Antunes
"

-> Capa do Livro
-> Programa do Workshop

Cumprimentos

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

I Jornadas de Empregabilidade Interactiva da FPCE-UL...

Boas. Aqui fica um recado :D

"
I Jornadas de Empregabilidade Interactiva da FPCE-UL

Apesar dos objectivos deste evento estarem mais orientados para os alunos finalistas e recém-diplomados, consideramos que qualquer aluno do Mestrado Integrado em Psicologia (1º e 2º ciclo) pode ter interesse em assistir às Conferências que se relaizam no dia 5 de Dezembro. O Workshop de dia 6 tem inscrições limitadas e por isso apenas se poderão inscrever alunos do 2º ciclo.

Juntamos em anexo folheto informativo.

Como se refere a inscrição é gratuita.


Com os melhores cumprimemtos

Célia Figueira

(coordenadora do GAPE)

-> Folheto da Jornada
"

Cumrprimentos

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Data de Relações Adiada...

BOas.

O Professor Moreira emitiu há pouco o seguinte comunicado:

"
Boa tarde,

Tendo em conta os numerosos pedidos e a acumulação de entregas e
apresentações de trabalhos nesta altura, decidi aceitar o adiamento da
entrega das introduções dos trabalhos por uma semana.

Assim, a data limite passará para a sexta-feira da próxima semana, dia
28 de Novembro.


Bom trabalho,

João Moreira
"

Cumprimentos

Pimba na Castanha...

Boas :D

Aqui fica a informação sobre o Arraial da nossa FPCE-UL que ocorre amanha!

Dia: 20 de Novembro de 2008
Hora: 22 h
Preço: 5 euros e à entrada 6 euros
Local de Venda: AE da FPCE

Cumprimentos e apareçam!

Encerramento da Biblioteca...

Boas.

A Biblioteca da FPCE encontrar-se-á encerrada entre 6 de Dezembro de 2008 e 4 de Janeiro de 2009.

Cumprimentos :D

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Projecto "A Par"...

Boas a todos.

As reuniões para organização e apresentação do projecto já passaram, mas ainda se podem inscrever os interessados!

Fica aqui o folheto de apresentação do projecto e a folha de inscrição com as datas.

Qualquer dúvida, enviem email para a professora Maria Stella, coordenadora do projecto.

-> Projecto "A Par" - Word

-> Folha de Inscrição - Datas


Cumprimentos :)

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Grupos de Luto...

Boas.

Aqui fica a lista dos grupos e horários para os trabalhos práticos de Processos de Luto.

-> Listagem dos Grupos de PL

Houve alterações os grupos. Nos grupos de 4 elementos, foi adicionado 1 elemento, pois era necessário. Peço que tenham isso em atenção!

Bom trabalho, cumprimentos

domingo, 9 de novembro de 2008

Resultado da RGA...

Boas. Aqui fica o recado sobre a última RGA que me pediram para aqui divulgar...

"Olá colegas,

No seguimento da RGA de dia 5 de Novembro e da moção também aprovada nesta mesma reunião geral de alunos, é bastante importante que, dada a situação desagradável provocada pela política de financiamento das instituições do ensino superior, todos participem em duas acções de luta a desenvolver no dia 12 de Novembro (dia em que o orçamento de estado do ensino superior para 2009 será discutido na especialidade na Assembleia da República):

A primeira trata-se de uma concentração na assembleia da república às 11h do referido dia;
A segunda trata-se de uma concentração (que acontecerá em frente à reitoria, durante a tarde) durante a abertura do ano académico. É bastante importante que todos os presentes se vistam de negro ou que trajem de luto.

A situação é realmente preocupante e era muito importante que todos participassem!

Cumprimentos."

Cumprimentos meus também :D

Expo Estuda no Estrangeiro...

Boas.

Venho divulgar a Expo Estuda no Estrangeiro, uma feira de intercâmbio cultural, com entrada gratuita, que irá realizar-se no dia 10 de Novembro em Lisboa.

Informações adicionais poderão ser consultadas aqui.

Cumprimentos

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Reunião Geral de Alunos...

Mais uma vez, para que não digam que não estão informados, fica aqui a informação da próxima RGA - Reunião Geral de Alunos.

É extremamente importante que compareçam pois mais do que nunca, precisamos de tomar uma posição favorável a todos nós, e só assim, em grande número, o podemos fazer.

A reunião será dia 5 de Novembro, 4ª Feira às 13Horas no bar.

Terá como ordem de trabalhos:
- Tomada de Posição sobre Orçamento de estado 2009; Possiveis acções a desenvolver
- Marcação da data para eleições da AE FPCE-UL

Debate sobre OE09...

Boas caros colegas!

No próximo dia 4 de Novembro, às 13h decorrerá um debate no bar cuja temática principal será o orçamento de estado para 2009.

É muito importante que compareçam, dado a situação lamentável em que a Universidade de Lisboa se encontra.

Contamos convosco!

domingo, 2 de novembro de 2008

Abaixo Assinado...

Pessoal, após a apresentação do Orçamento de Estado 2009, no qual, o Ensino Superior fica prejudicado em milhões, quase sem condições de manter as portas abertas, a AAUL em associação com todas as AE's da Universidade de Lisboa decidiram criar um abaixo assinado.

Este estará disponivel 2ª e 3ªFeira, onde correrá todas as faculdades da UL.

No nosso ano será 3ªFeira nas teóricas. É de extrema importância que leiam o texto que se segue (texto que apresenta o abaixo assinado) pois lá estão todas as explicações que necessitam.

Mais explicações serão dadas na próxima RGA (Reunião Geral de Alunos) nesta próxima semana. Não tenho a data precisa agora, mas direi aqui quando é.

É importante que apareçam, ouçam as explicações, as ideias, que falem também, que participem, pois só todos juntos poderemos marcar a nossa posição!

-> Abaixo Assinado

Cumprimentos