quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Hospital da Bonecada...

Boas.

Aqui fica alguma informação sobre este projecto :)

"
( Não deixem de ler este Post apenas por ser grande, garanto que vão adorar a ideia  )

Caros colegas,

Venho por este meio dar-vos a conhecer um projecto (Hospital da Bonecada) do departamento EMSA (European Medical Student's Association) da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (AEFCML), com a qual a Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (AEFPCEUL) estabeleceu uma parceria.
O Hospital da bonecada é um "hospital modelo" em que as crianças são os pais que levam os seus "filhos", bonecos, ao hospital para serem tratados. Ai, serão recebidos pelos estudantes de Medicina, Enfermagem, Medicina Dentária, Farmácia, Nutrição, Educação, Belas Artes, e Psicologia (agora inserida neste tão grandioso projecto), que ocupam o papel das futuras profissões neste "jogo faz de conta".
A VIII Edição do Hospital da Boneca, realizar-se-á entre os dias 20 de Abril e 1 de Maio, em local ainda a definir.
Através desta iniciativa as crianças têm contacto com o ambiente hospitalar e, de uma forma descontraída, familiarizar-se com um conjunto de instrumentos médicos e profissionais de saúde, frequentemente associados ao medo e à dor. Participando nesta brincadeira, e aproveitando um período de não doença, as crianças acabam por transferir os seus medos para os bonecos, o que leva a associem o tratamento do boneco à forma como elas serão tratadas futuramente. Para além desta vertente mais médica, houve a iniciativa de inserir uma vertente mais psicológica. Assim sendo, o psicólogo irá ser inserido num contexto de sensibilização e familiarização das crianças ditas normais da existência de crianças com necessidades especiais. Para além disso o papel do psicólogo é importante no âmbito da aplicação de questionários pré e pós visita para avaliação dos benefícios da iniciativa para as crianças visitantes.

De uma forma extremamente resumida, apresento-vos o projecto do Hospital da Bonecada. Este projecto é importante na formação e informação das crianças, moldando e alterando a sua forma de perceber o mundo da saúde e conseguindo que os seus medos acerca deste sejam erradicados. As crianças, ao aprenderem novos conceitos de saúde (e não só) neste "hospital", são capazes de retornarem aos seus lares, famílias e meios, transmitindo o que lhes foi ensinado.
A formação e educação dos estudantes são também complementadas por esta actividade, a nível das suas relações interpessoais, capacidades de comunicação e também é uma janela para o seu futuro profissional. De facto, para alem de ser uma oportunidade única para treinarem as suas capacidades de comunicação e interacção com as crianças, o convívio entre estudantes de diferentes cursos é salutar e enriquecedor num contexto social, mas também para o seu futuro profissional, dada a actual importância do trabalho de equipa na procura e alcance de mais e melhores oportunidades e benefícios para todos.

Peço a todos os que estiverem interessados em participar neste projecto que entrem em contacto com a AE ou enviem e-mail para guerreiro.dina@gmail.com, para saberem mais informações acerca deste projecto tão enriquecedor.

Beijinhos e Bom trabalho para a fase de exames xD

Dina Guerreiro
Vice-Presidente Intervenção Académica AEFPCEUL
"

Cumprimentos a todos e Bons estudos :D

Sem comentários: