sexta-feira, 5 de abril de 2013

Evolução do Conhecimento do Homem


            Apesar do falecimento aos 39 anos de idade, Blaise Pascal, matemático e filósofo francês do séc. XVII, é autor de uma das frases mais icónicas das teorias da aprendizagem humana. Deixo-vos o seu pensamento.

"Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar,
e ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender."

            Ao observar de forma cuidada esta reflexão podemos assumir que ela surge da conclusão de uma grande e importante etapa de vida do seu proclamador. A constatação desta reflexão demonstra um dos grandes princípios da psicologia desde a sua origem, no que diz respeito à aprendizagem. O Homem é um ser em constante mudança e evolução, dependendo esta essencialmente de dois polos de acção: o que aprende, e por isso se aperfeiçoa, cria e evolui; e o que ensina, e por isso transmite, partilha e apreende.
Nunca ninguém estará vazio de conhecimento que não possua algo a transmitir, pelo que nunca ninguém será tão ignorante que não posso ensinar algo a outro.
Nunca ninguém estará cheio de conhecimento que poderá não assimilar algo, pelo que nunca ninguém será tão sapiente a ponto de não poder adquirir conhecimento.
O conhecimento de um é a lacuna ignorante de outro. A aprendizagem é nula quando o ignorante ou o sábio se acham como tal. Aqui, a evolução pára, pois a aquisição de conhecimento ou a sua partilha, não tem lugar.

Tiago A. G. Fonseca

Sem comentários: