sexta-feira, 12 de abril de 2013

Brincar às Casinhas


            A imagem a baixo representa uma verdade universal.

As crianças vêm, as crianças fazem.

 
            Apesar da universalidade desta premissa, os educadores muitas vezes não o percebem. A responsabilidade de educar é enorme. Educar representa os comportamentos, pensamentos e emoções que são adquiridos, alterados e promotores de mudança em alguém, através do conhecimento adquirido em determinada situação, com determinada motivação e percepção.
No dia-a-dia, na nossa agência pessoal e interpessoal, estamos a educar. E, não sendo constantemente conscientes do que nos rodeia, muitas vezes não percebemos o impacto que a observação directa e/ou indirecta dos nossos comportamentos têm nos outros.
            As aprendizagens passam, mesmo sem aprendizagem directiva. Não é necessário falar-se directamente para uma criança. Ela irá criar a sua interpretação e irá realizar a sua reprodução da aprendizagem.
            Em suma, nem sempre se educa como seria necessário, coerente, desejável e interessante. Muitas das nossas aprendizagens não nos servem adaptativamente, e outras, pelo contrário, terão de ser esquecidas ou resolvidas.

            Educar adaptativamente as crianças para que sejam adultos adaptados. Terá sempre, sempre, de ser este o lema.

Tiago A. G. Fonseca

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