quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

[The Naked Lunch]: Lei Contra as "Drogas Legais"


Nem de propósito! Na sequência do último post, enviaram-me esta notícia do jornal Público, onde é referido que o “IDT avança com lei contra as "drogas legais" nas smartshops até fim do mês”, portanto até ao final do passado mês de Novembro.
[Só um pequeno aparte - Para quem não sabe o IDT já não existe. Foi extinto e agora integra a Administração Regional de Saúde (ARS) e criou-se uma estrutura que é o SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências), continuando a estrutura a ser presidida pelo Dr. João Goulão.]
Ao que parece a Região Autónoma da Madeira já tem legislação para esta matéria, apesar das reservas apresentadas pelo tribunal constitucional… e foi publicada pela assembleia legislativa dessa Região a 22 de Outubro do corrente ano. Pelo que pude perceber pelo artigo da revista “Dependências” de Outubro de 2012 (para os interessados esta revista encontra-se disponível no portal da saúde) “O regime legal criado institui uma suspensão de venda das novas substâncias, pelo período de 18 meses, obrigando que o interessado tenha de obter prova que as mesmas não acarretam risco para a saúde.”.
Neste sentido vem também o Presidente do SICAD, Dr. João Goulão, referir o avançar da proposta de criação de legislação por todos os riscos associados a estas substâncias, como já referido anteriormente. Aliás ele tem vindo nos últimos tempos a referir estes riscos, sendo que a última vez que o ouvi a falar sobre a gravidade desta situação foi no XXV Encontro da Taipas realizado no passado mês de Outubro. Contudo, não conheço, nem consegui encontrar referências ao conteúdo da proposta do SICAD, nem se vai no mesmo sentido da proposta da Região Autónoma da Madeira.
 
Não sei se ultrapassar o problema dos consumos, ou das dependências, passa exclusivamente pela legislação, mas pelo menos que os consumidores tenham total conhecimento dos riscos associados a estas substâncias.

            Ana Nunes da Silva


Segue abaixo o link da noticia.

Sem comentários: