- A imagem
refere-se a um anúncio de uma conhecida marca de pasta de dentes;
- Os dentes são
das primeiras partes do corpo para onde olhamos quando nos dirigimos a alguém;
Vejam agora a
imagem.
(Carrega na
imagem para a veres em tamanho real)
Em que repararam
nas três imagens?
No grande sorriso
dos intervenientes? Nos restos de comida nos dentes dos senhores?
E repararam que
na primeira imagem, o homem não tem uma orelha?
E repararam que
na segunda imagem, o braço que está por cima do ombro do homem pertence a
alguém que não está na imagem?
E repararam que
na terceira imagem, a senhora tem seis dedos na mão?
Sim, podem ir
confirmar.
As informações
iniciais são as oferecidas pelo anúncio quando este é visto, e servem para
influênciar a nossa percepção, direccionando-a. São activados os mecanismos de
selecção perceptiva baseados na informação disponível.
Um olhar mais
cuidadoso iria ver os erros, mas iria demorar mais tempo que o normal, se as
indicações iniciais fossem, apenas, descobre os 2 erros presentes em cada
segmento da imagem.
Este é um exercício que nos diz muito sobre a percepção.
A primeira, é que a mesma é manipulável pelo meio e pelas informações neste disponíveis. Outra, é a forma como a nossa percepção segue uma padrão de acção baseado na experiência, mesmo que, e neste caso, não ver uma orelha ou ver um braço a mais ou mesmo um dedo a mais seja mais fácil do que uma simples mancha nos dentes de alguém.
No entanto, este anúncio serve o seu propósito. Fazer notar que é mais importante o sorriso de alguém do que outras falhas que, apesar de tudo, consideramos mais importantes do ponto de vista estrutural.
Tiago A. G.
Fonseca
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