sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Percepcionar um Sorriso

Quero dar-vos algumas informações antes de atentarem à imagem que se segue:
- A imagem refere-se a um anúncio de uma conhecida marca de pasta de dentes;
- Os dentes são das primeiras partes do corpo para onde olhamos quando nos dirigimos a alguém;

Vejam agora a imagem.
(Carrega na imagem para a veres em tamanho real)

Em que repararam nas três imagens?
No grande sorriso dos intervenientes? Nos restos de comida nos dentes dos senhores?

E repararam que na primeira imagem, o homem não tem uma orelha?
E repararam que na segunda imagem, o braço que está por cima do ombro do homem pertence a alguém que não está na imagem?
E repararam que na terceira imagem, a senhora tem seis dedos na mão?
Sim, podem ir confirmar.

As informações iniciais são as oferecidas pelo anúncio quando este é visto, e servem para influênciar a nossa percepção, direccionando-a. São activados os mecanismos de selecção perceptiva baseados na informação disponível.

Um olhar mais cuidadoso iria ver os erros, mas iria demorar mais tempo que o normal, se as indicações iniciais fossem, apenas, descobre os 2 erros presentes em cada segmento da imagem.
 
Este é um exercício que nos diz muito sobre a percepção.
A primeira, é que a mesma é manipulável pelo meio e pelas informações neste disponíveis. Outra, é a forma como a nossa percepção segue uma padrão de acção baseado na experiência, mesmo que, e neste caso, não ver uma orelha ou ver um braço a mais ou mesmo um dedo a mais seja mais fácil do que uma simples mancha nos dentes de alguém.
 
No entanto, este anúncio serve o seu propósito. Fazer notar que é mais importante o sorriso de alguém do que outras falhas que, apesar de tudo, consideramos mais importantes do ponto de vista estrutural.

Tiago A. G. Fonseca

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