segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Evolução das Teorias sobre Necessidades Psicológicas

Na última publicação sobre Necessidades Psicológicas, foi explicada o que são e como são importantes para o Ser Humano. É importante, antes de avançar no tema, que se perceba como evoluiu, ao longo do tempo, o pensamento teórico sobre as Necessidades Psicológicas.

Em 1943, Maslow formula a Teoria da Personalidade, teoria esta central para o desenvolvimento de várias outras teorias sobre as necessidades humanas básicas. O autor configurou cinco categorias de necessidades, e distribuiu-as em pirâmide, referindo-se a uma hierarquia de satisfação das mesmas. São elas Saúde Física, Segurança, Auto-estima, Amor/Pertença, e Auto-actualização.
Meio século depois, Deci e Ryan (2000) postulam a Teoria da Auto-Determinação, onde conceptualizam três necessidades psicológicas que se relacionam como num triângulo invertido, onde os três vértices, representando as três necessidades básicas, se relacionam entre si. Estas necessidades psicológicas são a Autonomia, a Competência e o Relacionamento. A regulação da satisfação destas necessidades permite alcançar o bem-estar.
Mas a evolução em torno das Necessidades Psicológicas não terminou aqui, e em 2008, Blatt conceptualiza as necessidades psicológicas como complementares e sinérgicas, em vez de opostas ou incompatíveis, como dantes se pensava. Isto é, as necessidades passam a ser vistas como dialécticas.
Esta evolução é demonstrada na imagem seguinte, retirada de Fonseca, Vasco, Calinas, Guerreiro e Rucha (2012).

Tiago A. G. Fonseca


Referências:
  • Blatt, S. (2008). Polarities of Experiences: Relatedness and Self-definition in Personality Development, Psychopathology and the Therapeutic Process. Washington, DC: American Psychological Association.
  • Deci, E. L. & Ryan, R. M. (2000). The “What” and “Why” of Goal Pursuits: Human Needs and the Self-Determination of Behavior. Psychological Inquiry, 11 (4) 227-268.
  • Fonseca, T., Vasco, A. B., Calinas, L., Guerreiro, D., & Rucha, S. (20 de Abril de 2012). Necessidade Psicológica de Controlo/Cedência: Relação com Bem-Estar e Distress Psicológicos. Comunicação apresentada no I Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Afirmar os Psicólogos – Lisboa.
  • Maslow, A. H. (1943). A Theory of Human Motivation. Psychological Review, 50, 370-396.

Sem comentários: