quinta-feira, 11 de outubro de 2012

[ConsultoriaRH]: Psicologia e Consultoria RH, qual a ligação?


A ligação entre a Psicologia e a Consultoria de RH poderá, à primeira vista, não ser clara para todos, pelo que se torna pertinente responder à questão: Psicologia e Consultoria, qual a ligação?
Da curta experiência que adquiri até ao momento, acredito que a missão primária de uma empresa de consultoria de RH é de estabelecer uma parceria (mais ou menos simbiótica), com cada um dos seus clientes, tendo subjacente o compromisso de o apoiar na concretização dos resultados desejados para a sua organização.
Se pensarmos nos mais diferentes eixos que podem influenciar a capacidade de uma empresa ter sucesso, a consultoria de recursos humanos centra-se num eixo especificamente constituído por todos nós, as pessoas. E é aqui que entra a psicologia, obviamente não na perspectiva mais tradicional, mas na perspectiva em que os recursos humanos, dentro das organizações, surgem como uma vantagem singular ao nível da competitividade, recurso este por vezes tão escasso quanto subvalorizado.
Deste modo, se todos concordarmos que a psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano, torna-se claro perceber que é esse o vínculo que liga a psicologia às organizações – O seu comportamento.
Sempre que penso neste assunto dou por mim a viajar mentalmente até aos tempos de faculdade nos quais todos acusamos esta constante frustração: Para que é que me vai servir esta cadeira?
Se viajar no tempo fosse possível teria poupado algumas questões existenciais, porque agora vejo que muitas das aprendizagens, tiveram como principal objectivo construir e desenvolver a nossa maneira de pensar, de raciocinar, de abordar problemas e propor soluções.
No meu dia-a-dia, de forma mais ou menos explícita, recorro não só a esta forma de pensar, mas também a conhecimentos mais específicos que vão além dos adquiridos nos últimos anos de formação no núcleo de Psicologia dos Recursos do Trabalho e das Organizações. Em consultoria de RH, estão presentes questões associadas não só à observação, mas à consequente análise e avaliação, tanto de situações como efectivamente de pessoas, tendo como unidade base o seu comportamento.

Assim, independentemente de falarmos em recrutamento & selecção, estudos de cultura e clima organizacional, diagnósticos organizacionais, formação, coaching, mentoring, gestão da mudança, entre outros, estão sempre subjacentes as Pessoas e a Psicologia.

Inês Lemos

Sem comentários: