domingo, 24 de novembro de 2013

[The Naked Lunch]: Nova lei do álcool


Entrou em vigor no passado dia 1 de Maio a nova lei do álcool. Esta lei proíbe o consumo e a venda de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e, depois da meia-noite, em qualquer estabelecimento que não seja de restauração e bebidas. Relativamente à idade de consumo prevê o aumento para os 18 anos a idade limite para consumo de álcool, mas apenas para as bebidas de elevado teor de álcool, as chamadas bebidas espirituosas (e.g . whisky, vodka…). O consumo de vinho e cerveja continua a não ser proibido a jovens a partir dos 16 anos! Confesso, como profissional de saúde a trabalhar com problemas ligados ao álcool, ter ficado em choque com esta nova lei. Do ponto de vista prático coloca imensas dificuldades: como controlar em simultâneo a idade e o que a pessoa consome? Se no nosso país já é várias vezes referida a dificuldade na fiscalização referente à idade, como irão as autoridades fiscalizar também o tipo de bebida? Pedem para provar!?

Esta nova lei para além de ser um recuo ao nível da prevenção acaba por se tornar ridícula e passar uma mensagem dúbia aos jovens face ao consumo de álcool: Então existirá um “álcool bom” e um “álcool mau”? Do ponto de vista científico não faz sentido esta distinção entre bebidas espirituosas e outras bebidas alcoólicas. A composição molecular da substância (etanol) é a mesma. A diferença concerne à concentração de álcool em cada uma delas, mas bebendo diferentes quantidades de diferentes bebidas estaremos a ingerir a mesma quantidade de álcool ¼ L aguardante = 1L Vinho= 2L Cerveja. Assim, não fica claro o objectivo deste diploma. Até porque o objectivo da alteração da lei pretendia a defesa da saúde pública e não a perseguição fundamentalista ao consumo de álcool.
Contudo, um dos aspectos desta lei que parece ter sido “acarinhado” pelas autoridades de segurança é a obrigatoriedade das autoridades notificarem os pais quando os seus filhos são encontrados embriagados.
E vocês, o que acham?

Poderão consultar a informação referente a esta lei no diretório do álcool:  http://www.diretorioalcool.pt/Paginas/LeiDoAlcool.aspx
 
Ana Nunes da Silva

Sem comentários: