sexta-feira, 8 de novembro de 2013

[Grandes Nomes]: Hermann Rorschach (1884-1922)


Hermann Rorschach nasceu em Zurique, a 8 de Novembro de 1884.
Ficou conhecido na Psicologia Clínica – apesar de ter sido Psiquiatra – pelos seus estudos com manchas de tinta e as interpretações e significados psicológicos que os indivíduos lhes atribuíam. Assim, desenvolveu o seu teste: Teste de Rorschach.
Inicialmente, o Teste de Rorschach tinha a intenção de desvendar as fantasias escondidas do inconsciente do indivíduo, mas Hermann, aprofundando a sua investigação, almejava atingir um teste de diagnóstico da personalidade, função que atribuiu ao seu teste.
O Teste de Rorschach, como todos os Testes Projectivos, baseia-se na hipótese projectiva que refere que na tentativa de organização da informação incoerente por parte do indivíduo, este tende a projectar partes latentes da sua personalidade. O intérprete tem, assim, possibilidade de alcançar partes da personalidade apenas dispostas no inconsciente do indivíduo, que formam as bases da sua resposta.

Rorschach, como bom Psiquiatra, encontra as suas influências da Escola Psicanalítica, e funda, com outros colegas, a Sociedade de Psicanálise de Zurique.
O ponto alto da sua carreira ocorre em 1921, onde publica o livro Psicodiagnóstico, onde explana as suas conclusões sobre o estudo das pranchas de manchas de tinta, por ele elaboradas.
O Teste de Rorschach permaneceu restrito a um pequeno círculo de amigos e seguidores, na Suíça. Só 10 anos após a sua morte foi conhecido de forma internacional, tendo o seu livro chegado ao resto da Europa e Estados Unidos da América.
Ainda hoje, para a utilização do Teste de Rorschach, é necessária uma formação específica certificada.

Veio a falecer de peritonite aguda a 2 de Abril de 1922.
Hoje faria 129 anos, razão pela qual o Google o homenageia com uma aplicação interactiva onde podemos realizar e partilhar o resultado, do seu teste.
Deixo-vos também, de Olivier Valsecchi, a sua colecção “Klecksography”, de Dezembro de 2010, onde pela fotografia de corpos humanos em diversas posições, tenta recriar muitas das pranchas de Hermann Rorschach.



Tiago A. G. Fonseca

Sem comentários: