A
área das competências tem diversas questões-chave que os investigadores e
teóricos ambicionam responder.
A
competência humana tem vindo a ser definida como um conjunto de competências,
entre as quais a competência social que consiste num conjunto de ações,
atitudes e pensamentos que o indivíduo apresenta em relação à sociedade, à sua
comunidade, aos indivíduos com que interage e a ele próprio. Assim, é fácil
compreender que este se tenha constituído um campo de estudo da psicologia. Por
exemplo, já Thorndike em 1920, sugeria três tipos de inteligência, um dos quais
se reportaria à inteligência social ou competência social. Muitos outros
autores têm estudado este constructo, utilizando vários nomes e diferentes
definições, mas é unânime a importância deste campo para a psicologia.
Existe uma competência social,
equiparando-se ao Fator g, ou existirão diversas competências sociais (como as
inteligências múltiplas)? E ainda, a
distinção, em termos práticos, entre treino de competências sociais,
desenvolvimento pessoal e desenvolvimento de competências sociais e emocionais.
Diversos
autores têm-se debruçado sobre as questões enumeradas, sendo que várias
referências podem ser apontadas para a discussão teórica sobre estes temas.
Assim
esta rubrica pretende reunir alguma bibliografia essencial sobre estes temas
teóricos mas avançar também com aspetos mais práticos sobre o desenvolvimento
de competências sociais e emocionais.
Marta
Marchante
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