segunda-feira, 28 de abril de 2014

[Competência(r)]: Competência(r)


A área das competências tem diversas questões-chave que os investigadores e teóricos ambicionam responder.
A competência humana tem vindo a ser definida como um conjunto de competências, entre as quais a competência social que consiste num conjunto de ações, atitudes e pensamentos que o indivíduo apresenta em relação à sociedade, à sua comunidade, aos indivíduos com que interage e a ele próprio. Assim, é fácil compreender que este se tenha constituído um campo de estudo da psicologia. Por exemplo, já Thorndike em 1920, sugeria três tipos de inteligência, um dos quais se reportaria à inteligência social ou competência social. Muitos outros autores têm estudado este constructo, utilizando vários nomes e diferentes definições, mas é unânime a importância deste campo para a psicologia.
Existe uma competência social, equiparando-se ao Fator g, ou existirão diversas competências sociais (como as inteligências múltiplas)? E ainda, a distinção, em termos práticos, entre treino de competências sociais, desenvolvimento pessoal e desenvolvimento de competências sociais e emocionais.
Diversos autores têm-se debruçado sobre as questões enumeradas, sendo que várias referências podem ser apontadas para a discussão teórica sobre estes temas.
Assim esta rubrica pretende reunir alguma bibliografia essencial sobre estes temas teóricos mas avançar também com aspetos mais práticos sobre o desenvolvimento de competências sociais e emocionais.

Marta Marchante

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