segunda-feira, 1 de junho de 2009

Livro: The Psychology of Language - From Data to Theory...


Título: The Psychology of Language - From Date to Theory (En);
Autores: Trevor Harley;
Páginas: 528;
Data de Edição: 2001;
Editora: Taylor & Francis;
Género: Psicologia Cognitiva;
Útil a: Psilinguística Cognitiva; Psicofisiologia;

Descrição: This is a thorough revision and update of the popular first edition. Comprehensive and contemporary, it contains all the student needs to know on the topic, presenting often difficult material in a lively and accessible way. There is coverage of all the core topics in Language in the undergraduate curriculum and the author interweaves evidence from the various approaches including cognitive psychology, neuropsychology and connectionist modelling. This edition includes expanded coverage of many topics including reading development, bilingualism and language and memory.

Fonte: Google Books

(Podem encontrar em formato digital no blog do 2ºAno Aqui!)

Datas dos Exames Orais da Pré-Fase de Psicofisiologia...

Comunicado da Professora Isabel Fonseca sobre as Datas da Pré-Fase de Exames Orais da cadeira de Psicofisiologia

Os exames orais da pré-fase ficaram para os dias:
- 4ª feira, 3 de Junho, às 14.30h;
- 5ª feira, 4 de Junho, às 11h;
- 6 ª feira, 5 de Junho, todo o dia.

Aviso retirado do Blog do 2ºAno.

Alteração das Datas do 4º Mêtodo de Personalidade...

Passa a ser dia 16 de Junho a data de entrega dos Questionários referentes ao 4º Mêtodo de bonificação da cadeira de Psicologia da Personalidade.

O professor João Moreira ainda contém alguns questionários, mas podem sempre imprimi-los pela net através do grupo.

Alteração da Data de Entrega dos Trabalhos Práticos de Personalidade...

Pessoal, a data de entrega da parte escrita dos trabalhos práticos da cadeira de Psicologia da Personalidade foi alargada.

Passa a ser até dia 13 de Junho na 1ªÉpoca e até ao dia do exame, dia 10 de Julho, na 2ªÉpoca.

Livro: Handbook of Positive Psychology...


Título: Handbook of Positive Psychology (En);
Autores: Snyder, C. R., & Lopez, S. J.
Páginas: 829
Data de Edição: 2002
Editora: Oxford University Press
Género: Handbook
Útil a: Psicologia Positiva

Descrição: Psychology has long been enamored of the dark side of human existence, rarely exploring a more positive view of the mind. What has psychology contributed, for example, to our understanding of the various human virtues? Regrettably, not much. The last decade, however, has witnessed a growing movement to abandon the exclusive focus on the negative. Psychologists from several subdisciplines are now asking an intriguing question: "What strengths does a person employ to deal effectively with life?"

The Handbook of Positive Psychology provides a forum for a more positive view of the human condition. In its pages, readers are treated to an analysis of what the foremost experts believe to be the fundamental strengths of humankind. Both seasoned professionals and students just entering the field are eager to grasp the power and vitality of the human spirit as it faces a multitude of life challenges. The Handbook is the first systematic attempt to bring together leading scholars to give voice to the emerging field of positive psychology.

Fonte: Alibris e Google Books

(Podem encontrar em formato digital no blog do 2ºAno Aqui!)

Política de Colocação de Livros...

Boas a todos.

No blog estarão mais presentes a divulgação de livros, todos eles, livros que achamos úteis à nossa formação como psicólogos.

No entanto, mesmo que tenhamos em nossa posse o livro em questão em versão digital, não o disponibilizaremos aqui no blog por motivos de princípio e de segurança.

Tal como em outras vezes, quando o tivermos em nossa posse, o que faremos é avisar dessa mesma condição e quem o quiser, que envie um email para que nós o enviemos.

Seguidamente iremos divulgar dois livros que foram retirados do blog do 2ºAno e que estão na nossa posse em formato digital. Aos interessados, enviem um email para nós.

Cumprimentos a todos e bons estudos :D

sábado, 30 de maio de 2009

Errata à Base de Dados de Comportamento Humano e Ambiente

Segue mais uma informação da professora Vera sobre a base de dados da experiência de Comportamento Humano e Ambiente, desta vez para reportar e corrigir um pequeno erro na informação anterior.

"
Olá outra vez.

Houve um erro de gravação no ficheiro dos bairros que vos enviei, pelo que quando gravei em modo de compatibilidade, ele apagou algumas células que são necessárias.
Assim, a todos os que tiverem o excel 2007, por favor preencham no ficheiro que se chama "Base de dados Bairros excel2007.xlsx".

Para todos os restantes que não conseguirem abrir esse ficheiro, insiram os vossos dados no ficheiro que se chama Base de dados "Bairros excel 97-2000.xls" mas tenham atenção porque esse ficheiro possui duas folhas para inserir os dados. As células que não souberam na folha "Base de dados" foram movidas para a folha "base de dados cont." e correspondem às perguntas finais do questionário.

Desculpem o imprevisto e bom trabalho a todos

Vera Soeiro
"

-> Base de dados Bairros excel 97-2000 ou 2003 (Formato .xls)

-> Base de dados Bairros excel 2007 (Formato .xlsx)

Bibliografia de Apoio à Pergunta de 2ªÉpoca de Neuropsicologia Cognitiva...

Seguem os artigos de apoio à Questão de Avalaição de 2ªÉpoca de Neuropsicologia Cognitiva

-> Kitayama et al (2003)

-> Hedden et al (2008)

-> Lin, Lin & Han (2008)

-> YJECP Ventura et al (2008a)

Informações de Psicolinguística e Neurospsicologia...

Comunicado do Professor Paulo Ventura

"
-As aulas extra da próxima sexta (dia 5) são aulas de atendimento para dúvidas da segunda pergunta; podem vir ter ao meu gabinete.

- As sessões de poster decorrem em frente ao anfiteatro.

- Gostaríamos muito que as sessões de posters fossem uma oportunidade também de convívio e "despedida" (embora não se possa fazer muito barulho porque o anfiteatro está ocupado nas duas sessões com frequências). Querem fazer o favor de trazer alimentos (e bebidas!!!) para a alma (os posters) e para o corpo? Se sim, o Paulo Ventura compromete-se a fazer para a sessão da atrde a sua "famosa" mousse de chocolate caseira.
"

Comunicado de Psicolinguística sobre o Atendimento dos Posteres...

Comunicado do Professor Paulo Ventura Relativamente ao Atendimento para os Posters de Psicolinguística

"
Já chegaram a algum consenso? Se não conseguirem, sugiro segunda (dia 1) das 11h30 às 13h30 e das 14h às 17 horas.
"

Trabalho de Psicofisiologia sobre Esquizofrenia...

-> Psicofisiologia
- Trabalho sobre Esquizofrenia (Clara Viveiros)

Trabalho de Antropologia sobre Azande...

-> Antropologia Cultural
- Trabalho sobre Azande (Elia Dias)

Trabalho de Psicolinguística sobre Modelos de Produção da Palavra...

-> Psicolinguística Cognitiva
- Trabalho sobre Modelos de Produção da Palavra (Ana Agostinho)

Trabalho de Genética sobre Investigação Criminal II...

-> Temas de Genética Humana
- Trabalho sobre Genética e Investigação Criminal (Elia Dias)

Base de Dados de Comportamento Humano e Ambiente...

Informação da Professora Vera Referente à Realização da Base de Dados dos Questionários de Comportamento Humano e Ambiente

"
Olá a todos

Antes de mais, um grande obrigado a todos pelo vosso trabalho com os questionários, espero que a aplicação esteja a correr bem e que não tenham havido complicações de maior ;)

Tal como a maioria de vocês já foi avisada pelo Prof. Palma-Oliveira, segue então em anexo uma folha de excel para a inserção dos dados para a investigação dos bairros e também para a investigação da AML. Em primeiro lugar, quero pedir a quem puder, para fazer esta informação chegar ao máximo de pessoas possivel, através dos vossos blogs.

As folhas de excel para ambas as investigaçãões estão simplificadas, tenham atenção à legenda, porque os dados têm de ser inseridos em numeros, excepto para as ultimas perguntas demográficas. À partida não terão problemas em preencher porque os dados estão pela mesma ordem das perguntas, mas por ser uma tarefa um pouco mecânica, tenham atenção se estão a colocar o dado certo na parcela correcta ok?

Especificamente para os questionários dos bairros, penso que alguns de vocês falaram com a prof Sílvia, relativamente às estimativas de distâncias e parece que existiam participantes que davam mais do que uma estimativa de distância. Não era suposto ter acontecido, deviamos ter insistido para que a pessoa decidisse por apenas uma. No entanto, nos casos em que isso não aconteceu, têm uma célula onde podem colocar uma segunda estimativa. Terceiras e quartas estimativas não são aceitaveis. Para aqueles de vós cujos participantes deram apenas uma estimativa, deixem a segunda coluna em branco.

Para os casos em que a pessoa se recusou mesmo a responder a determinada pergunta do questionário, coloquem 999 e para os casos em que a pessoa não respondeu, não por falta de vontade, mas por assumir que não sabia mesmo a resposta, coloquem 0 (zero). Este aspecto é importante para facilitar a analise de dados no spss.

Têm ainda uma célula dedica a possiveis observações, que vocês só deverão preencher com alguma informação se considerarem que ela pode de facto invalidar o questionário ou que as respostas poderão estar enviesadas. Coloquem lá a informação para eu mais tarde poder analisar e decidir sobre isso.

Outra coisa, o código do participante é o vosso numero de aluno seguido de um numero (xxxx-1). Este código deve também estar contemplado no questionário em papel. Por um lado para nos certificarmos que vocês recebem a bonificação da nota e por outro para podermos consultar os questionários mais tarde e confirmar os dados se for caso disso. Em Relação aos mapas, não façam nada, apenas coloquem o código de participante na folha pode ser?

Enviem as vossas bases de dados para este e-mail vera.soeiro@campus.ul.pt se não se importarem e no máximo até à próxima quarta feira.
Esta é uma tarefa um pouco chata, mas que depois de compreender a base de dados se faz de forma bastante intuitiva.

Qualquer dúvida adicional, não hesitem em contactar-me. Se me estiver a esquecer de alguma informação, avisar-vos-ei.

Bom trabalho e Obrigada a todos

Vera Soeiro
"

-> Dados AML

-> Base de Dados dos Bairros

Cumprimentos e Bom Trabalho :)

Tabela de Excesso de Faltas da Cadeira de Personalidade...

Segue a lista com os alunos que entraram recentemente para a "tabela de Escasso de Faltas" da cadeira de Psicologia da Personalidade. Estão, claro, também represetantados os alunos que já tinham passado o número de faltas.

Os alunos da lista abaixo devem contactar o professor Bruno Gonçalves (pessoalmente ou por mail: bapg@fpce.ul.pt) para esclarecer a sua situação visto que ultrapassaram o número máximo de faltas.

Exceptuam-se os casos que gozam do estatuto de trabalhador-estudante, que não têm porisso de se preocupar com as faltas.


(Carrega na imagem para a veres em tamanho real)

Teórica 13 de Personalidade...

-> Psicologia da Personalidade
- Teórica 13 - O Modelo de Szondi

Ciência e Saúde: Roedores dão Pistas da Origem da Fala...

Roedores Transgénicos dão Pistas Sobre Evolução na Fala - Evolução da Fala nos Humanos Pode ter Origem Genética

Alterações efectuadas no gene FOXP2 provocaram mudanças nas vocalizações ultra-sónicas e um desenvolvimento de células neuronais diferente. O estudo dá novas pistas sobre a evolução da fala nos humanos.

A alteração do gene FOXP2, em roedores, provocou alterações nas vocalizações ultra-sónicas e um desenvolvimento de células neuronais diferente. Este estudo, desenvolvido por investigadores do Instituto Max Planck, é uma nova luz no estudo da evolução da fala. "As mudanças ocorridas no FOXP2 durante o percurso da evolução humana são as melhores candidatas para as alterações genéticas que podem explicar a nossa capacidade de falar", disse Wolfgang Enard, coordenador do estudo. "O desafio é estudar o gene a nível funcional". No âmbito deste trabalho, foram introduzidas duas alterações genéticas no FOXP2 dos roedores, que faz com a proteína final tenha dois aminoácidos diferentes. Esta manipulação provocou mudanças nas regiões do cérebro que nos humanos estão ligadas à linguagem. Sabe-se que as pessoas que sofrem mutações neste gene têm dificuldades em realizar os movimentos que permitem falar. Os cientistas sugerem que as substituições dos aminoácidos no FOXP2, ocorridas ao longo da evolução humana, possam ter contribuído para um aumento de uma precisão no controlo motor necessário para a articulação.
_____________________________________
Tribuna Médica Press, 29 de Maio 2009

sexta-feira, 29 de maio de 2009

I Colóquio: Tripela - Inovação e Criatividade no Desporto...

I Colóquio: Tripela - Inovação e Criatividade no Desporto

Dia 6 de Junho em Leiria.

-> Formulário de Inscrição

Fonte: Blog ESECS

No site anterior encontram toda a informação sobre a Tripela.

Cumprimentos

II Congresso: Anti- Aging Medicine and Biomedical Technologies...

The Iberian Chapter of the World Anti-Aging Academy of Medicine (A4M Iberia) is pleased to announce the 2nd Annual Congress on Anti-Aging Medicine and Biomedical Technologies

In the 21st century, our patients no longer have to accept that the slowing down of physical or mental functions is a result of aging. The philosophy behind anti-aging medicine is founded on the principles of prevention. Patient care management is based on an integrative medical approach, a philosophy born out of the success of sports medicine, with a proactive approach to creating and maintaining optimum health with what we call the five pillars of anti-aging – aesthetics, nutrition, physical exercise, hormone optimization, and genetics.

This year’s scientific program has been designed to encompass multi-disciplinary and complementary areas of anti-aging and functional medicine. Topics include new frontiers in cosmetic medicine, hormones and their impact on the aging process, compounding pharmaceuticals in anti-aging medicine and skincare, genes and diet, testosterone in treating diabetes and heart disease, as well as the latest research in genomics.

Our last congress in May 2008 had an overwhelming attendance of 974 participants: 521 delegates, 289 independent exhibitors and their guests, 66 internationally renowned speakers, 68 members of the media and 10 guests of honor.

A4M Iberia is the undisputed main international congress for the fusion of both aspects of the prevention and the treatment of aging, with respect to both internal and external aging processes. Join us at our next A4M Iberia congress in June 2009!

Isabel Hoffmann Miles
President and Chair
news header


Fonte: A4M Iberia 2009

Vídeos, programa, inscrições e todas as restantes informações necessárias estão no site acima.

Vilamoura, Algarve, Portugal
June 4th-6th 2009


Cumprimentos :)

Aviso de Datas de Psicolinguística e Neuropsicologia...

Comunicado do Professor Paulo Ventura Relativamente às Cadeiras de Psicolinguística e Neuropsicologia Cognitiva

A pauta com as notas das apresentações e posters sairá brevemente.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Trabalho de Dinâmica sobre o Período de Latência...

-> Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento
- Trabalho sobre o Período de Latência (Tiago Moreninho)

Teórica 13 de Psicopatologia da Criança e do Adolescente...

-> Psicopatologia da Criança e do Adolescente
- Teórica 13 - Substâncias Psicoactivas

Perguntas de Biologia para o Exame...

Segue o resultado do sorteio efectuado na cadeira de Temas de Biologia em relação às práticas e aos temas que saem para o exame.

A tabela seguinte é referente a esse sorteio e o ficheiro anexo são os temas de todos os trabalhos práticos, bem como as perguntas de cada prática. Depois é apenas procurarem nos trabalhos aqui presentes no blog, as respostas.

PS: Neste momento ainda não tenho o dito ficheiro anexo, mas assim que o tenha, estará neste post.


(Carrega na imagem para a veres em tamanho real)

-> Temas e Perguntas dos Trabalhos Práticos (Brevemente)

Informações de Positiva sobre os Trabalhos Práticos...

Informações de Psicologia Positiva sobre os seus Trabalhos Práticos

1. O portefólio (com os respectivos trabalhos indicados ao longo do semestre) e o trabalho teórico são para entregar no mesmo dia (23 Junho – 3ª feira).

2. O tema do trabalho teórico não precisa ter sido dado nas aulas, só precisa ser positivo e estudado pela área da psicologia positiva (coragem, espiritualidade, amor, gratidão, sabedoria...). É um trabalho teórico pelo que implica lerem artigos e capítulos científicos publicados sobre o tema escolhido - é mesmo para ler e integrar estudos científicos, como se estivesse a escrever um pequeno artigo científico também. O limite de páginas caso seja individual é de cerca de 5 (o limite é flexível, é um número aproximado, não se exigindo a rigidez de só escrever exactamente esse número de páginas. É uma orientação geral para haver uniformidade e não ser excessivo para a leitura de tantos trabalhos). E sim, é incluindo tudo, mas se precisar de mais uma ou duas páginas não faz mal. Tem de ser entregue em suporte (papel de preferência). Nunca pode ser enviado por email, pois o ano passado perderam-se assim alguns trabalhos. A entrega no dia previsto (23 Junho – 3ª feira) será no gabinete da faculdade da professora Helena Marujo.

Aviso retirado do Blog do 2ºAno.

125º Aniversário Jardim Zoologico de Lisboa...

Jardim Zoológico celebra 125 anos



Amanhã, dia 28 de Maio, o primeiro parque zoológico da Península Ibérica comemora 125 anos de existência. A visita do Presidente da República, a partir das 11h30, e uma reconstituição história serão os pontos altos do dia. Com mais de um século de vida, o Jardim é um espaço cheio de histórias, e por isso, irá ter lugar uma recriação do dia da inauguração do Jardim Zoológico, com uma parada de época, organizada pela Associação Acordar História Adormecida/Museu das Crianças e com a colaboração da GNR, que marcará presença com a carruagem que conduziu a família Real ao Jardim.

Com 125 anos de História, o ZOO de Lisboa está de cara lavada! Entre as zonas que mais inovações tiveram, estão o Templo dos Primatas, que agora acolhe Gorilas, Chimpanzés e Orangotangos, o Reptilário, o Vale dos Tigres e as instalações dos Rinocerontes-indianos e dos Rinocerontes-africanos. As alterações feitas foram ao encontro de uma maior semelhança com o habitat natural das espécies, da introdução de mobiliário, de plataformas, cordas, água, correntes e muitas estruturas próprias para estimular os comportamentos naturais dos animais.

Classificada como Instituição de Utilidade Pública desde 1913, o Jardim Zoológico acolhe cerca de 2000 animais de 360 espécies e recebe, todos os anos, muitas centenas de milhares de visitantes.

Para celebrar os seus 125 anos, o Jardim Zoológico vai estar em festa: todos os Sábados e Domingos dos meses de Maio e Junho vão contar com muita animação e diversão. Os visitantes vão poder contar com pinturas faciais, esculturas de balões, personagens cómicas, monociclo e também malabarismo. Esta oferta proporcionada aos visitantes está incluída no Bilhete Único e é, sem dúvida, um óptimo motivo para visitar o Jardim Zoológico.

E porque o Jardim Zoológico quer comemorar esta data com todos os visitantes, no dia 28 de Maio, todos aqueles que fizerem anos nesse dia não pagam a entrada, desde que acompanhados de dois adultos pagantes. Além disso, será ainda oferecida a entrada ao 125º visitante que entre no Parque nesse dia.

Fonte: Reino Animal
__________________________________

125º Aniversário Jardim Zoologico de Lisboa

O Jardim Zoológico de Lisboa comemora, no dia 28 de Maio, o seu 125º aniversário, mas as celebrações já começaram e prolongam-se por Junho. Animação aos fins-de-semana, visita do Presidente da República na data exacta e até um documentário, a emitir pelo National Geographic Channel no domingo, 31, estão incluídos no programa.­

O mais antigo zoo da Península Ibérica continua a ser uma ilha de vida selvagem no coração de Lisboa e não pensa em mudar-se. A colecção do zoo, uma das maiores a nível mundial, é composta por 2000 animais, representando 360 espécies diferentes.

Dia 28 Maio

Livro "Jardim Zoológico - 125 anos - Espécies em vias de extinção" é lançado com o PÚBLICO. Cada exemplar contém um vale para uma entrada de criança grátis (dos 3 aos 11anos) na compra de um bilhete de adulto.

Quem fizer anos no dia 28 de Maio não paga a entrada no Zoo, desde que acompanhado de 2 adultos pagantes. O Jardim Zoológico oferece também a entrada ao 125.º visitante que entre no Zoo nesse dia.






(Carrega nas imagens para as veres em tamanho real)

Fonte: Jornal Público e Zoo Lisboa

Muitos parabéns ao Zoo de Lisboa!!

Happy Hour do Rapidshare...

Boas a todos.

Após alguma pesquisa sobre o tema, venho aqui colocar as minhas conclusões.

Antes de mais, explicar que as Happy Hours do Rapidshare são o intervalo de tempo em que este não pede tempo de espera, nem confirmações de números, nada.

As conclusões vão no sentido, confirmado, de que para os utilizadores do serviço grátis, estas happy hours não são fixas. Para quem tem premium, a Happy Hour é das 2 da manhã às 10Horas. Neste intervalo podem fazer downloads de tudo o que queiram sem tempo a perder.

Uma noticia para todos, é que o Rapidshare fez um upgrade ao seu servidor, estando mais rápido.

Por fim, apenas dizer que, para os utilizadores grátis, a happy hour, que costuma ser apenas isso, 1 hora feliz, geralmente é durante a noite, podendo acontecer de manhã até ao meio dia. É arriscar :)

Quem achar que compensa o premium, fará melhor uso do serviço. :)

Cumprimentos a todos :D

Conferência Internacional: O Estado e a Educação (1759-2009)...

Conferência Internacional "O Estado e a Educação (1759-2009)"

A Secretaria-Geral do Ministério da Educação vai organizar a Conferência Internacional “O Estado e a Educação (1759-2009)”, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 4 e 5 de Junho de 2009.




(Carrega nas imagens para as veres em tamanho real)

Inscrição até 1 de Junho, gratuita e obrigatória para assistir ao evento.

-> Formulário de Inscrição

Fonte: Ministério da Educação
____________________________________

Portugal - Conferência Internacional "O Estado e a Educação" (1759/2009)"

Nos dias 4 e 5 de Junho de 2009, a Fundação Calouste Gulbenkian vai realizar a Conferência Internacional "O Estado e a Educação (1759-2009)".

Cumprem-se 250 anos sobre a criação da Directoria-Geral dos Estudos (Alvará de 28 de Junho de 1759), pelo Marquês de Pombal, iniciativa que marca, entre nós, o início das políticas públicas na área da educação. Ainda em meados do século XVIII, Portugal consolidou uma lógica racionalizadora da educação que se concebeu a partir do Governo central e que se mantém até aos dias de hoje, não obstante as mudanças e as diferentes soluções de regime político. A herança pombalina baseou-se em três grandes princípios, todos eles já explícitos naquele Alvará: (i) o da secularização, que tornaria o ensino um domínio cuja competência e tutela passariam inteiramente para o Estado; (ii) o da uniformização, que implicaria a concepção de uma rede escolar susceptível de abranger o conjunto do país e esboçar igualmente uma nova dinâmica de desenvolvimento sócio-económico do país a partir dos grandes centros urbanos; (iii) o da estatização, que supunha que a coordenação do sistema passaria a ser da responsabilidade de um Director de Estudos, cargo que antecipa o de ministro da Educação.

Não se procura, com a realização deste COLÓQUIO INTERNACIONAL, utilizar a efeméride para celebrar os “grandes desígnios” da administração central, assinalar “as experiências notáveis” de um punhado de educadores e instituições, nem tão pouco, na inversa, inventariar o “universo das irrealizações e fracassos” das políticas e das reformas educativas. A proposta visa, de modo bem diverso, estabelecer a necessidade de um debate informado e pluridisciplinar como condição da contemporaneidade, contribuindo para abertura de domínios reflexivos e a criação de um espaço público da educação. É claro que o exercício de conhecer, estudar e investigar é um exercício que não se pode estabelecer fora da memória que transportamos da educação e do modelo escolar que se impôs, como via única, fundamentalmente ao longo do século XX. Ora, é justamente enquanto estrutura activa da identidade pessoal e colectiva que o passado surge neste Colóquio; a História da Educação não será tomada aqui como um saber ou um património próprio de uma comunidade de especialistas. Os conferencistas vêm de domínios científicos e técnicos os mais variados e será a partir dos seus territórios de pertença que se pronunciarão sobre matéria de educação e ensino.

Sob escrutínio estarão, assim, as possíveis articulações do Estado com a Educação. A ideia é que as alocuções se possam referir a múltiplos contextos sociais, institucionais e até nacionais, posto que haverá inclusive contributos de investigadores estrangeiros. Deste modo, uma discussão política acerca das perspectivas centralistas e das engenharias de planeamento nacional do Estado moderno, com as consequentes remissões para a educação e suas finalidades humanistas, sejam de extracção cristã ou laica, terá o mesmo cabimento programático que outras reflexões de âmbito mais propriamente sociológico – e que tomem, por exemplo, os complexos processos de abertura democrática da escola ou as diferentes modalidades de acesso aos saberes e ao capital escolar – ou até pedagógico, como serão as considerações que se referem aos processos de diferenciação, aos métodos e modelos de aprendizagem centrados na educação integral dos alunos ou na sua autoformação. Da soma dos contributos específicos espera-se que resulte uma reflexividade que questione as fronteiras da modernidade, ajude a construir as ferramentas críticas de uma educação por vir, abale crenças e certezas, potenciando a emergência de uma imaginação solidamente informada.

Como se vê, não há propriamente uma agenda definida para as conferências que decorrerão ao longo de dois dias. Estão programadas onze. Entre elas realizar-se-ão três mesas redondas, onde um conjunto de historiadores procederá a uma inventariação sumária do Governo da educação em Portugal nos últimos 250 anos nas seguintes vertentes: Indicadores Internacionais; Manuais Escolares; Estatísticas da Educação; Ensino Técnico; Ensino Liceal; Ensino Primário; Avaliação; Estruturas de Administração; Publicações Periódicas e Produção Editorial; Debates Parlamentares; Formação de Professores; Ensino Artístico.

Conferencistas

* Alejandro Tiana (Organización de Estados Iberoamericanos - OEI)
* António Nóvoa (Universidade de Lisboa)
* António Dias Figueiredo (Universidade de Coimbra)
* António Pinto Ribeiro (Fundação Calouste Gulbenkian)
* João Barroso (Universidade de Lisboa)
* José Barata-Moura (Universidade de Lisboa) – a confirmar
* Marcelo Caruso (Universidade Humboldt, Berlim)
* Martin Lawn (Universidade de Edimburgo)
* Sérgio Niza (Instituto Superior de Psicologia Aplicada - Lisboa)
* Thomas S. Popkewitz (Universidade de Wisconsin-Madison, EUA)
* Vítor Mestre e Sofia Aleixo (Arquitectos)

Participantes das mesas redondas

* Ana Luísa Paz (Universidade de Lisboa)
* António Candeias (Universidade Nova de Lisboa)
* António Carlos Correia (Universidade de Lisboa)
* Áurea Adão (Universidade Lusófona)
* Carlos Manique (Universidade de Lisboa)
* Domingos Fernandes (Universidade de Lisboa)
* Joaquim Pintassilgo (Universidade de Lisboa)
* Jorge Ramos do Ó (Universidade de Lisboa)
* Justino Magalhães (Universidade de Lisboa)
* Luís Alberto Marques Alves (Universidade do Porto)
* Luís Grosso Correia (Universidade do Porto)
* Maria João Mogarro (ESE Portalegre)

Fonte: Organización de Estados Iberoamericanos

Vídeo-Conferência sobre a Europa...

Jacques Delors em Vídeo-Conferência sobre a Europa

28/05/2009 às 18h30
Video Conferência, Aud. 3


Em mês de eleições europeias, o Centro Cultural Gulbenkian promove uma conferência com o antigo presidente da Comissão Europeia, Jacques Delors. Como tornar a Europa mais eficaz face à crise que atravessa, aos conflitos internos e aos muitos factores que têm contribuído, algumas vezes, para uma certa “desunião”, são algumas das questões a abordar em Paris. A conferência será transmitida para Lisboa, através de circuito vídeo e todos os que se deslocarem ao Auditório 3 da Fundação Gulbenkian poderão também participar. Jacques Delors será apresentado pelo antigo ministro da defesa, Figueiredo Lopes.




(Carrega nas imagens para as veres em tamanho real)

Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Sebenta de Psicopatologia da Criança e do Adolescente III...

-> Psicopatologia da Criança e do Adolescente
- Sebenta - Perguntas e Respostas II

Sebenta de Psicopatologia da Criança e do Adolescente IV...

-> Psicopatologia da Criança e do Adolescente
- Sebenta - Exames de Anos Anteriores

Sebenta de Psicopatologia da Criança e do Adolescente II...

-> Psicopatologia da Criança e do Adolescente
- Sebenta - Perguntas e Respostas I

Sebenta de Psicopatologia da Criança e do Adolescente...

-> Psicopatologia da Criança e do Adolescente
- Sebenta - Resumo

Novo Open Space da UL...


(Carrega na imagem para a veres em tamanho real)

"
Por comunicado do Conselho Directivo, informam-se todos os alunos da reabertura do Novo Open Space de Estudo, situado nas instalações da Cantina Velha da Universidade de Lisboa, com o seguinte horário:

- De 2ª a 6ª Feira, das 21h às 5h

- Sábado e Domingo, das 14h às 22h

Sem mais de momento,
Saudações Académicas,

Diogo Martins
Vogal de Política Educativa Externa - AEFPCE-UL
"

Cumprimentos :)

Ultimacto: Um, Ninguém e Cem Mil...

Grupo de Teatro da FPCE-UL - Ultimacto
Um, Ninguém e Cem Mil


(Carrega na imagem para a veres em tamanho real)

Normas de Avaliação de Neuropsicologia e Psicolinguística...

Comunicado do Professor Paulo Ventura Relativo às Normas de Avaliação das Cadeiras dde Neuropsicologia Cognitiva e Psicolinguística Cognitiva.

A- Quem não tiver feito a apresentação e o poster (ou tiver reprovado em algum destes elementos) reprova na cadeira;

B- Quando sair a pauta oficial, estará disponível no placard do Laboratório de Psicologia Experimental uma pauta detalhada com as notas discriminadas por todos os elementos de avaliação;

C- Segunda época e melhoria de notas: Serão lançadas duas perguntas novas para segunda época e melhoria de nota. Qualquer aluno poderá fazer uma ou as duas perguntas (quem reprovar nas duas perguntas terá que responder às duas perguntas novas; quem reprovar a uma pergunta poderá responder a uma ou duas perguntas novas; quem não reprovou em nenhuma pergunta poderá responder a uma ou duas perguntas novas). A avaliação final corresponderá sempre às duas melhores perguntas.

Comunicado de Psicolinguística sobre os Posteres...

Comunicado do Professor Paulo Ventura Relativamente aos Posteres para Psicolinguística Cognitiva.

As indicações relativamente ao formato e tamanho do poster são equivalentes às indicações dadas em Neuropsicologia Cognitiva.

Relembrar que a sessão de posters decorre na quinta-feira, dia 4 de Junho, das 9-11h (em frente ao Anfiteatro).

Como ainda nenhum grupo me mostrou o poster, sugiro o seguinte:
Atendimento no horário habitual (15-17h) na quinta-feira, dia 28.

Tempo adicional de atendimento: 5 horas na próxima segunda-feira, dia 1 de Junho: por favor, escolham horários (podem ser separados) e indiquem-mos até à próxima sexta-feira, dia 29.

Cumprimentos :)

Dia Temático: Criatividade na Pervenção do Abandono Escolar...


(Carrega na imagem para a veres em tamanho real)

"
Caros colegas,

Vimos por este meio convidar-vos, com todo o gosto, para que na próxima quinta-feira (dia 28 de Maio) compareçam no nosso dia temático. Prometemos "rechear" este dia com muita Criatividade e temas como a Prevenção do Abandono Escolar.

Visualizem o cartaz e o programa para mais detalhes, pois estão indicados os nossos convidados, actividades e atéééé..... o sorteio de um bilhete para um festival, pois achamos que vocês até merecem!

Contamos com vossa presença e despedimo-nos com os melhores cumprimentos,

Joana Gomes
Ana Rita Lopes
Laura Silva
Mariana Costa
Rute Policarpo
"


(Carrega na imagem para a veres em tamanho real)

Dia Temático: Desporto de Alta Competição...






(Carrega nas imagens para as veres em tamanho real)

terça-feira, 26 de maio de 2009

Aviso de Positiva sobre a Próxima Aula...

Retirado do Blog do 1ºAno, aqui segue o aviso de que a próxima aula de Psicologia Positiva irá ter inicio às 17H 45m.

Cumprimentos :)

Prazo de Inscrição nas Bolsas do SASUL...

Segue um aviso do Serviço de Acção Social da Universidade de Lisboa.

"
Recordamos que o prazo de candidatura a benefícios sociais para o ano lectivo 2009/2010 termina a 1/06/09.

Caso esteja interessado e reúna condições para o efeito, deverá preencher os formulários disponíveis no site destes Serviços (www.sas.ul.pt) e submetê-los até à data indicada.

Tenha atenção ao prazo de entrega dos documentos, até um mês após a data de submissão da candidatura. Findo este prazo as candidaturas serão indeferidas.

Cumprimentos,

Universidade de Lisboa - Serviços de Acção Social
217803980 – divisao.alunos@sas.ul.pt
"

Cumprimentos :)

Aula de Dúvidas de Diferencial...

Ficou marcada a aula de esclarecimento de dúvidas de Psicologia Diferencial.

Dia 15, das 12Horas às 14Horas na Sala 9.

Cumprimentos :)

Parceria: Armazém L...

Boas noites.

Vimos por este meio apresentar a primeira parceria efectuada pelo Blog Psicologia para Psicólogos, desta feita para com o Armazém L, uma loja de livros online com inúmeras edições que nos darão com certeza muito jeito, seja para trabalho ou para lazer.



Esta parceria tem como vantagem a compra de qualquer livro no Armazém L, sempre com desconto de 10%+5%. Neste momento, o Armazém L já tem um desconto de 10% sobre todas as compras, sendo que, ao usar o desconto obtido pelo blog, o preço diminui 5% do actual marcado, fazendo os 10%+5%.

Para usar este desconto basta que, durante a compra, introduzam o código do cupão de desconto quando solicitado.

O código do cupão de desconto é: BLPPP729gz61a

Para efectuar qualquer compra no Armazém L basta que se dirijam à barra lateral e carreguem no logo do Armazém L, que vos dirige directamente para a sua página. Terão de efectuar um registo no site mas apenas na primeira compra, ficando assim registados.

O modo de pagamento, até ao momento, é o realizado por MBNet.

Seguem alguns links explicativos onde o exemplo usado é o do BPI, sendo que o sistema é igual para todos os bancos.

-> MBNet

-> Perguntas Frequentes BPI – Serviço

-> Perguntas Frequentes BPI – Segurança

-> Perguntas Frequentes BPI – Adesão

-> Adesão (BPI)

-> Utilização (BPI)

-> Funcionalidades (BPI)

No primeiro link, no site do MBNet, está uma lista dos bancos aderentes, mas neste momento, quase todos utilizam esse serviço.

Simplificando, este serviço permite criar um cartão de crédito temporário com um valor pré determinado pelo utilizar, carregado pelo multibanco e usado para fazer estes pagamentos sem passagem de informação do nosso cartão multibanco, visto não ter transferência bancária directa. É um sistema muito simples e seguro.

Qualquer dúvida, mandem um email que nós ajudamos!

Cumprimentos a todos e obrigado :)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Casa Eficiente da NGC by EDP...



Entrada: Gratuita

Local: Junto ao Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva (Parque das Nações, Lisboa)

Datas: 29 de Maio a 5 de Julho de 2009

Horários: Terça-feira a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00

Fins-de-semana e feriados, entre as 11h00 e as 19h00.

Fonte e Informações:http://natgeo.pt/programmes/casa-eficiente

Ciência e Saúde: Casa Eficiente do NGC by EDP...

National Geographic Arranca com Campanha "Casa Eficiente NGC by EDP"

O National Geographic Channel (NGC) arranca hoje com a campanha do projecto ambiental Casa Eficiente NGC by EDP.O conceito, desenvolvido pelo canal em conjunto com a agência Torke Stunt, visa incentivar à adopção de “gestos simples” que ajudem a preservar a natureza e a reduzir a pegada humana, explica a empresa em nota enviada às redacções.



Televisão (NGC, FOX e FOX Life), rádio (Rádio Renascença e RFM), imprensa (Diário de Notícias, Notícias Magazine, Notícias Sábado, Expresso/Única e Visão), e internet (sites da Fox, Fox Life e NGC) são os meios onde a campanha vai estar presente até 4 de Junho. Fonte oficial do canal não revelou o investimento.

O projecto foi desenvolvido pelo canal cabo em parceria com a EDP através do Programa ECO, com o apoio da ADENE - Agência para a Energia, entidade gestora do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior dos Edifícios (SCE), e do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva. Este último espaço vai acolher o projecto a partir de 29 de Maio, até 5 de Julho.

Ana Marcela
_______________________________________
Meios e Publicidade, 18 de Maio de 2009

Perguntas de Genética para o Exame...

Segue o resultado do sorteio efectuado na cadeira de Temas de Genética Humana em relação às práticas e aos temas que saem para o exame.

A tabela seguinte é referente a esse sorteio e o ficheiro anexo são os temas de todos os trabalhos práticos, bem como as perguntas de cada prática. Depois é apenas procurarem nos trabalhos aqui presentes no blog, as respostas.


(Carrega na imagem para a veres em tamanho real)

-> Temas e Perguntas dos Trabalhos Práticos

Cumprimentos a todos, viva a Sílvia e bons estudos! :D

Sebenta de Psicolinguística III...

-> Psicolinguística Cognitiva
- Sebenta - Aulas Teóricas