domingo, 16 de março de 2014

A Sociedade Evolui...


A sociedade evolui no sentido da adaptação do geral.
Pode nem sempre o perceber, ou, principalmente, pode nem sempre ser percebida dessa forma. Mas o que é certo é que existe sempre, em todas as gerações, homens e mulheres que se dedicam a avançar com o que é conhecido, promovendo mudança e desenvolvimento pessoal e humano através do dia-a-dia.
Basta que se alterem as leis que regem os Homens, as formas de uso dos materiais que toldam e moldam o quotidiano, a psicologia do pensamento que nos torna pessoas deste ano numa determinada comunidade e sociedade.
São pequenas ou grandes mudanças, inovações, que nos trazem ao pensamento diferenças de funcionamento que irão toldar a forma como pensamos e sentimos as coisas.
A forma como nos preocupamos com os outros, como emocionamos o que os outros ou nós próprios vivemos, a forma como exprimimos o que sentimos e pensamos, e a forma como vivemos a sociedade depende de um todo, poucas vezes percebido como tal. Mas se não fosse a sociedade, metade das nossas aprendizagens directas, sem o percebermos, não eram como as conhecemos. Eram diferentes. E cada uma de nós, era diferente, e actuava e agia de forma diferente.
É importante perceber que cada comunidade, cada sociedade, é um conjunto de pessoas que partilham objectivos, ideias, rotinas, mas que, apesar de tudo, são diferentes entre si, e todas têm virtudes e defeitos, problemas e soluções.
Sozinhos valemos. Mas juntos, valemos muito mais.

Tiago A. G. Fonseca

Sem comentários: