-> Temas de Biologia
- Pratica 1 - Pâncreas
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Exercícios de Positiva do 3 ao 7...
Boas.
Ficam aqui compilados os exercícios de Psicologia Positiva, do 3 ao 7! :)
3º Exercício
- Escrever um texto de cerca de uma página reflectindo sobre o que faz para que a sua vida mereça a pena, analisando portanto as escolhas pessoais que hoje faz e que considera que o/a encaminham para viver uma vida plena e com sentido.
4º Exercício
- Ver o vídeo
- O vídeo serve como forma de "inspiração" para escrever um texto sobre qual será o nosso passo para mudar o mundo.
5º Exercício
- Escrever uma carta de gratidão, a quem acha que ainda não agradeceu o suficiente.
-Ler a carta à pessoa a quem agradece.
- Fazer uma reflexão sobre o que sentiu ao escrever a carta (entregar a reflexão e, se quiserem, a carta).
6º Exercício
- Escolher e concretizar uma actividade que reverta em prazer/bem-estar para si mesma/o
- Escrever sobre os efeitos emocionais pessoais e o tipo e tempo de impacto, no próprio e nos outros.
7º Exercício
- Escolher e concretizar uma actividade que reverta em prazer/bem-estar para outrem
- Escrever sobre os efeitos emocionais pessoais, e o tipo e tempo de impacto, no próprio e nos outros.
- Escrever uma breve análise final sobre a comparação dos efeitos de ambas as actividades.
Cumprimentos :)
Ficam aqui compilados os exercícios de Psicologia Positiva, do 3 ao 7! :)
3º Exercício
- Escrever um texto de cerca de uma página reflectindo sobre o que faz para que a sua vida mereça a pena, analisando portanto as escolhas pessoais que hoje faz e que considera que o/a encaminham para viver uma vida plena e com sentido.
4º Exercício
- Ver o vídeo
- O vídeo serve como forma de "inspiração" para escrever um texto sobre qual será o nosso passo para mudar o mundo.
5º Exercício
- Escrever uma carta de gratidão, a quem acha que ainda não agradeceu o suficiente.
-Ler a carta à pessoa a quem agradece.
- Fazer uma reflexão sobre o que sentiu ao escrever a carta (entregar a reflexão e, se quiserem, a carta).
6º Exercício
- Escolher e concretizar uma actividade que reverta em prazer/bem-estar para si mesma/o
- Escrever sobre os efeitos emocionais pessoais e o tipo e tempo de impacto, no próprio e nos outros.
7º Exercício
- Escolher e concretizar uma actividade que reverta em prazer/bem-estar para outrem
- Escrever sobre os efeitos emocionais pessoais, e o tipo e tempo de impacto, no próprio e nos outros.
- Escrever uma breve análise final sobre a comparação dos efeitos de ambas as actividades.
Cumprimentos :)
Trabalho de Dinâmica sobre Complexo de Édipo...
Boas.
-> Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento
- Trabalho sobre Complexo de Édipo (Tiago Fonseca)
Cumprimentos
-> Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento
- Trabalho sobre Complexo de Édipo (Tiago Fonseca)
Cumprimentos
P5/P6 de Psicopatologia...
Boas a todos.
Aqui fica a Aula Prática 5 de Psicopatologia da Criança e do Adolescente, primeira aula prática dada pela Professora Helena Marújo.
No nome diz P5/P6 pois os que já tiveram a aula, deram esta matéria na aula prática 5, e os que vão ter depois das férias irão ter na aula prática 6).
-> Psicopatologia da Criança e do Adolescente
- P5/P6 - Helena Marújo
Cumprimentos
Aqui fica a Aula Prática 5 de Psicopatologia da Criança e do Adolescente, primeira aula prática dada pela Professora Helena Marújo.
No nome diz P5/P6 pois os que já tiveram a aula, deram esta matéria na aula prática 5, e os que vão ter depois das férias irão ter na aula prática 6).
-> Psicopatologia da Criança e do Adolescente
- P5/P6 - Helena Marújo
Cumprimentos
terça-feira, 7 de abril de 2009
Artigos Complementares de Neuropsicologia Cognitiva...
Boas a todos.
A Liliana teve a gentileza de digitalizar os artigos complementares dos tais trabalhos de Neuropsicologia Cognitiva sobre Afasia, falados uns post's a baixo deste.
1. Em complemento do artigo de Ryalls & Lecours (2003): (PDF)
Ward, J. (2006). Chapter 10: The speaking brain. In J. Ward (Ed.), The student’s guide to Cognitive Neuroscience (pp. 221-226). Psychology Press.
2. Em complemento do artigo de Wallesh, Bartels, & Hermann (2003): (RAR - Imagens)
Andrews, D. (2004). Chapter 7: Language disorders, section: Wernicke’s aphasia. In D. Andrews (Ed.), Neuropsychology: From theory to practice (pp. 309-314). Psychology Press.
PS: Este artigo é também um complementar à aula, pelo que interessa todo. Mas, apenas da página 309 à 314 é necessário para o trabalho. :)
Cumprimentos
A Liliana teve a gentileza de digitalizar os artigos complementares dos tais trabalhos de Neuropsicologia Cognitiva sobre Afasia, falados uns post's a baixo deste.
1. Em complemento do artigo de Ryalls & Lecours (2003): (PDF)
Ward, J. (2006). Chapter 10: The speaking brain. In J. Ward (Ed.), The student’s guide to Cognitive Neuroscience (pp. 221-226). Psychology Press.
2. Em complemento do artigo de Wallesh, Bartels, & Hermann (2003): (RAR - Imagens)
Andrews, D. (2004). Chapter 7: Language disorders, section: Wernicke’s aphasia. In D. Andrews (Ed.), Neuropsychology: From theory to practice (pp. 309-314). Psychology Press.
PS: Este artigo é também um complementar à aula, pelo que interessa todo. Mas, apenas da página 309 à 314 é necessário para o trabalho. :)
Cumprimentos
Bibliografia dos Trabalhos de Dinâmica...
Para que não existam dúvidas, aqui fica o ficheiro com a bibliografia que cada grupo tem de falar!
-> Bibliografia para os Trabalhos de Dinâmica
Cumprimentos
-> Bibliografia para os Trabalhos de Dinâmica
Cumprimentos
P2 e P3 de Dinâmica...
Boas a todos.
Fica aqui o ficheiro relativo à aula prática 2 e 3 de Dinâmica.
-> Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento
- P2 e P3 - Erik Erikson
Cumprimentos
Fica aqui o ficheiro relativo à aula prática 2 e 3 de Dinâmica.
-> Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento
- P2 e P3 - Erik Erikson
Cumprimentos
Opinião sobre o Blog...
Boas a todos.
No sentido de dinamizar o blog, foram criadas nos últimos dois meses, várias "secções" de actividade, como os Livros, Noticias de Saúde, Software de ajuda, etc
A ideia seria tornar o blog num local de encontro de todos nós, além do blog de turma. Ou seja, um blog a visitar, mesmo não tendo ficheiros a sacar ou noticias a ver! :D (Não descuidando esta última parte! :D)
Pedimos assim que comentem este post no sentido de saber a vossa opinião sobre o estado actual do blog. Como acham que está e como tem funcionado. O que se poderia introduzir ou modificar, tudo isto, tendo em conta que a ideia de fundo é ter um blog que continue no tempo e que não acabe com o fim do 3ºano ou com o fim do 5º! :)
Agradecemos desde já a participação e espero que adiram a este pedido!
Cumprimentos e obrigado, Boas Férias! :D
PS: Este pedido de comentário é feito a todos os leitores do blog, sem excepção! :)
No sentido de dinamizar o blog, foram criadas nos últimos dois meses, várias "secções" de actividade, como os Livros, Noticias de Saúde, Software de ajuda, etc
A ideia seria tornar o blog num local de encontro de todos nós, além do blog de turma. Ou seja, um blog a visitar, mesmo não tendo ficheiros a sacar ou noticias a ver! :D (Não descuidando esta última parte! :D)
Pedimos assim que comentem este post no sentido de saber a vossa opinião sobre o estado actual do blog. Como acham que está e como tem funcionado. O que se poderia introduzir ou modificar, tudo isto, tendo em conta que a ideia de fundo é ter um blog que continue no tempo e que não acabe com o fim do 3ºano ou com o fim do 5º! :)
Agradecemos desde já a participação e espero que adiram a este pedido!
Cumprimentos e obrigado, Boas Férias! :D
PS: Este pedido de comentário é feito a todos os leitores do blog, sem excepção! :)
Complemento ao Tema da Afasia...
A segunda parte do pedido da Professora Tânia Fernandes:
"
Peço igualmente que coloquem um aviso especialmente importante para os grupos que irão apresentar textos relativos ao tema "Afasia" (datas de 20/21 Abril), uma vez que deverão ler e apresentar mais dois textos (um para cada grupo) que complementam aqueles que à partida já eram considerados.
"
1)Em complemento do artigo de Wallesh, Bartels, & Hermann (2003):
Andrews, D. (2004). Chapter 7: Language disorders, section: Wernicke’s aphasia. In D. Andrews (Ed.), Neuropsychology: From theory to practice (pp. 309-314). Psychology Press.
2)Em complemento do artigo de Ryalls & Lecours (2003):
Ward, J. (2006). Chapter 10: The speaking brain. In J. Ward (Ed.), The student’s guide to Cognitive Neuroscience (pp. 221-226). Psychology Press.
Leiam este post e o anterior como um só. Todas as referências bibliográficas são da mesma aula e todas elas são de apoio à aula teórico-prática sobre a Afasia.
Cumprimentos
"
Peço igualmente que coloquem um aviso especialmente importante para os grupos que irão apresentar textos relativos ao tema "Afasia" (datas de 20/21 Abril), uma vez que deverão ler e apresentar mais dois textos (um para cada grupo) que complementam aqueles que à partida já eram considerados.
"
1)Em complemento do artigo de Wallesh, Bartels, & Hermann (2003):
Andrews, D. (2004). Chapter 7: Language disorders, section: Wernicke’s aphasia. In D. Andrews (Ed.), Neuropsychology: From theory to practice (pp. 309-314). Psychology Press.
2)Em complemento do artigo de Ryalls & Lecours (2003):
Ward, J. (2006). Chapter 10: The speaking brain. In J. Ward (Ed.), The student’s guide to Cognitive Neuroscience (pp. 221-226). Psychology Press.
Leiam este post e o anterior como um só. Todas as referências bibliográficas são da mesma aula e todas elas são de apoio à aula teórico-prática sobre a Afasia.
Cumprimentos
Bibliografia da Aula 2 de Neuropsicologia Cognitiva...
Boas.
A professora Tânia Fernandes refere que:
"
Esta informação diz respeito à bibliografia para a aula teorico-pratica, bem como dois dos textos indicados que disponibilizo por tê-los em pdf. Contudo, os restantes textos apenas encontrarão na reprografia.
Toda a bibliografia indicada estará disponível na reprografia a partir de amanhã (3ª feira, 7 de Abril) por volta da hora de almoço.
"
Textos de apoio à aula teórico-prática:
Andrews, D. (2004). Chapter 7: Language disorders. In D. Andrews (Ed.), Neuropsychology: From theory to practice (pp. 291-329). Psychology Press.
-> Rapp, B. & Goldrick, M. (2006). Speaking words: Contributions of cognitive neuropsychological research. Cognitive Neuropsychology, 23, 39-73.
-> Grodzinsky, Y., & Santi, A. (2008). The battle for Broca’s region. Trends in Cognitive Sciences, 12, 474-480.
Cumprimentos
A professora Tânia Fernandes refere que:
"
Esta informação diz respeito à bibliografia para a aula teorico-pratica, bem como dois dos textos indicados que disponibilizo por tê-los em pdf. Contudo, os restantes textos apenas encontrarão na reprografia.
Toda a bibliografia indicada estará disponível na reprografia a partir de amanhã (3ª feira, 7 de Abril) por volta da hora de almoço.
"
Textos de apoio à aula teórico-prática:
Andrews, D. (2004). Chapter 7: Language disorders. In D. Andrews (Ed.), Neuropsychology: From theory to practice (pp. 291-329). Psychology Press.
-> Rapp, B. & Goldrick, M. (2006). Speaking words: Contributions of cognitive neuropsychological research. Cognitive Neuropsychology, 23, 39-73.
-> Grodzinsky, Y., & Santi, A. (2008). The battle for Broca’s region. Trends in Cognitive Sciences, 12, 474-480.
Cumprimentos
Ciência e Saúde: "Cannabis" Favorece Psicose...
"Cannabis" Favorece Psicose
O Reino Unido lançou uma campanha de alerta para a relação entre o consumo de cannabis e as doenças mentais.
A mensagem é clara: o consumo da substância pode provocar esquizofrenia e paranóia. O aumento do consumo entre os jovens dos 11 aos 15 anos levou o Governo britânico a alterar a classificação desta droga para a classe B (a das anfetaminas).
(...)
_______________
Revista Visão, Nº833
O Reino Unido lançou uma campanha de alerta para a relação entre o consumo de cannabis e as doenças mentais.
A mensagem é clara: o consumo da substância pode provocar esquizofrenia e paranóia. O aumento do consumo entre os jovens dos 11 aos 15 anos levou o Governo britânico a alterar a classificação desta droga para a classe B (a das anfetaminas).
(...)
_______________
Revista Visão, Nº833
domingo, 5 de abril de 2009
Workshop: Programas Ambulatórios de Tratamento das Dependências...
Programas Ambulatórios de Tratamento das Dependências
Em anexo segue um ficheiro informativo sobre este Workshop.
Toda a informação pode ser encontrada no ficheiro anexo como ficha de inscrição, datas, programa, descrição, contactos, etc!
-> Programa de Workshop
Cumprimentos :)
Em anexo segue um ficheiro informativo sobre este Workshop.
Toda a informação pode ser encontrada no ficheiro anexo como ficha de inscrição, datas, programa, descrição, contactos, etc!
-> Programa de Workshop
Cumprimentos :)
Software: Converter PDF para DOC...
E a pedido de várias famílias fica aqui uma espécie de inverso do último.
Isto é, um programa que transforme os ficheiros em formato PDF em ficheiros de formato DOC, trabalháveis e modificáveis no Office Word ou outro leitor da extensão doc.
-> Conversor de PDF para DOC
Cumprimentos e qualquer coisa que possamos ajudar, basta dizer :)
Isto é, um programa que transforme os ficheiros em formato PDF em ficheiros de formato DOC, trabalháveis e modificáveis no Office Word ou outro leitor da extensão doc.
-> Conversor de PDF para DOC
Cumprimentos e qualquer coisa que possamos ajudar, basta dizer :)
Software: Guardar em PDF ou XPS
Mais um programa que poderá dar jeito.
Este permite que ao guardar um ficheiro do Office, este possa ser guardado em PDF ou mesmo XPS.
Descrição: Este download permite que oito programas do 2007 Microsoft Office exportem e salvem em formatos PDF e XPS. Ele também permite enviar arquivos como anexos de email em formato PDF e XPS em um subconjunto desses programas.
-> Guardar Formatos do Office em PDF ou XPS
Cumprimentos :)
Este permite que ao guardar um ficheiro do Office, este possa ser guardado em PDF ou mesmo XPS.
Descrição: Este download permite que oito programas do 2007 Microsoft Office exportem e salvem em formatos PDF e XPS. Ele também permite enviar arquivos como anexos de email em formato PDF e XPS em um subconjunto desses programas.
-> Guardar Formatos do Office em PDF ou XPS
Cumprimentos :)
Software: Compatibilidade dos Ficheiros do Office...
Boas a todos.
Nestes últimos tempos em que a Microsoft anda a brincar com o seu Software, as compatibilidades mudaram, e foi introduzido um "x" no fim das extensões das aplicações do office.
Muitos não conseguem abrir os ficheiros que têm o dito "x" por ainda não possuir o office 2007, o que pode criar problemas na troca de ficheiros, para trabalhos ou mesmo lazer.
Nesse sentido, e sempre atentos, vimos trazer a solução! :P
-> Programa de Compatibilidade de Ficheiros do Office
Este é um programa da própria microsoft, que quando instalado, o "x" é como se desaparece-se, abrindo nos office's anteriores ao 2007.
Usem e abusem, cumprimentos :)
PS: Quem não tem o Office 2007 tente arranjar ou se já tiver, instale. Foi a única coisa de jeito que a Microsoft fez em 2007, tendo em conta que o Windows Vista é o que se sabe! :D
Nestes últimos tempos em que a Microsoft anda a brincar com o seu Software, as compatibilidades mudaram, e foi introduzido um "x" no fim das extensões das aplicações do office.
Muitos não conseguem abrir os ficheiros que têm o dito "x" por ainda não possuir o office 2007, o que pode criar problemas na troca de ficheiros, para trabalhos ou mesmo lazer.
Nesse sentido, e sempre atentos, vimos trazer a solução! :P
-> Programa de Compatibilidade de Ficheiros do Office
Este é um programa da própria microsoft, que quando instalado, o "x" é como se desaparece-se, abrindo nos office's anteriores ao 2007.
Usem e abusem, cumprimentos :)
PS: Quem não tem o Office 2007 tente arranjar ou se já tiver, instale. Foi a única coisa de jeito que a Microsoft fez em 2007, tendo em conta que o Windows Vista é o que se sabe! :D
Livro: Dicionário de Psicopatologia da Criança e do Adolescente...

Título - Dicionário de Psicopatologia da Criança e do Adolescente
Autores - Françoise Moggio, Didier Houzel, Michèle Emmanuelli
Páginas - 1066
Data de Edição - Outubro de 2004
Editora - Climepsi
Útil a - Psicopatologia do Adulto; Psicopatologia da Criança e do Adolescente;
Descrição: Descrição alfabética das fontes infantis do nosso sofrimento mental, este Dicionário está aberto às três principais correntes: psicanalítica, organicista e cognitivista. Neste quadro e desejando estabelecer uma diferenciação rigorosa entre o normal e o patológico, esta obra tem em conta a criança no adulto, isto é, a complexidade histórica do psiquismo humano. Este livro é ímpar no panorama editorial mundial, dirigido a todos os técnicos que trabalham com crianças e adolescentes: médicos, em especial pediatras, enfermeiros, estudantes de psicologia e psicólogos clínicos, psicanalistas, professores, educadores, técnicos de serviço social, pais e público que se quer informar sobre esta temática.
VI Jornadas de Psicologia...
Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus
VI Jornadas de Psicologia - Unindo Estilhaços: Intervenções Psicológicas na Crise


(Carrega nas imagens para as veres em tamanho real)
As inscrições podem ser feitas por correio (caso tenham este folheto ou o consigam imprimir em condições :P), por email ou por telefone.
O número de vagas não está declarado.
Cumprimentos :)
VI Jornadas de Psicologia - Unindo Estilhaços: Intervenções Psicológicas na Crise


(Carrega nas imagens para as veres em tamanho real)
As inscrições podem ser feitas por correio (caso tenham este folheto ou o consigam imprimir em condições :P), por email ou por telefone.
O número de vagas não está declarado.
Cumprimentos :)
Folheto ENEP...
Notas dos Trabalhos de Envelhecimento...
Aqui ficam as notas dos trabalhos de Introdução à Psicologia do Envelhecimento.
- IPE - Notas dos Trabalhos 08/09
Cumprimentos e Boas Férias para todos! Amanha há mais que hoje já foram muitos post's :P
- IPE - Notas dos Trabalhos 08/09
Cumprimentos e Boas Férias para todos! Amanha há mais que hoje já foram muitos post's :P
Trabalho de Dinâmica sobre Sensorialidade e Representação...
-> Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento
- Trabalho sobre Sensorialidade e Representação (João Sousa)
- Trabalho sobre Sensorialidade e Representação (João Sousa)
Trabalho de Psicofisiologia sobre Motivação...
-> Psicofisiologia
- Trabalho sobre Psicofisiologia da Motivação (Catarina Leal)
(Tamanho reduzido)
-> Video usado no trabalho (YouTube)
- Http://www.youtube.com/watch?v=m_BJWFVQWJI
- Trabalho sobre Psicofisiologia da Motivação (Catarina Leal)
(Tamanho reduzido)
-> Video usado no trabalho (YouTube)
- Http://www.youtube.com/watch?v=m_BJWFVQWJI
Trabalhos para o Blog...
Pessoal, à semelhança dos anos anteriores, peço para que nos enviem os trabalhos que realizarem nas cadeiras deste ano, sejam obrigatórias ou optativas! :)
Cumprimentos a todos!
Cumprimentos a todos!
Reunião do PNL...
Boas.
Ao que parece, havia uma reunião do grupo do Plano Nacional de Leitura para dia 6 de Abril à 10Horas.
Esta data foi desmarcada e ainda não tem nova marcação.
Quando soubermos a nova data, avisamos :)
Cumprimentos
Ao que parece, havia uma reunião do grupo do Plano Nacional de Leitura para dia 6 de Abril à 10Horas.
Esta data foi desmarcada e ainda não tem nova marcação.
Quando soubermos a nova data, avisamos :)
Cumprimentos
Teórica 6 de Personaldiade...
Boas a todos.
Como vai essa inicio de férias?
-> Psicologia da Personalidade
- Teórica 6 - Teoria Freudiana da Sexualidade
Cumprimentos
Como vai essa inicio de férias?
-> Psicologia da Personalidade
- Teórica 6 - Teoria Freudiana da Sexualidade
Cumprimentos
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Dia Temático: Promoção do Bem-Estar...
Boas a todos.
"
É com muito prazer que vos venho convidar para assistirem a um dia temático, dedicado ao tema Promoção do Bem-Estar, na próxima quinta-feira, dia 2, a partir das 9.45h.
Mando-vos o Programa em anexo.
As actividades são independentes umas das outras portanto podem aparecer só numa parte do dia, ou apenas a uma das horas. Podem trazer amigos, curiosos et al. o único requisito é virem com vontade de aprender e/ou simplesmente de se divertir.
Só para vos dar um cheirinho aqui vão algumas coisas que se vão passar neste dia:
10h - Programas de promoção de Bem-Estar com Profª. Dr.ª Helena Águeda Marújo
11h - Educação de Valores em crianças e jovens com Dr. Lourenço Carvalho (Presidente do i.LIDH)
12h - Influência do Design no Bem-Estar com Prof. Dr. José Palma
14h - Adaptação ao Ensino Superior e à entrada no mercado de trabalho com Dr.ª Célia Figueira
15h - Técnicas de relaxamento (com componente prática) com Dr.ª Ana Filipa Beato
16.45h - Promoção do Bem-Estar no Trabalho e nas Organizações com Prof. Dr.ª Alexandra Marques Pinto.
Todas as actividades vão decorrer no Anfiteatro da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação.
Fora deste vão também existir outros espaços, que quisemos "aproveitar", com algumas actividades.
Outras informações também em: http://www.fpce.ul.pt/
Conto com a vossa presença, quero ver o Anfiteatro a rebentar pelas costuras!!!
Até lá, sintam-se beeeeeem.
Iris Pereira Arriscado
"
Contactos:
Tlm - 96 356 3088
E-mail - iris.palc@gmail.com
Msn - icbpa@hotmail.com
-> Programa
Cumprimentos
"
É com muito prazer que vos venho convidar para assistirem a um dia temático, dedicado ao tema Promoção do Bem-Estar, na próxima quinta-feira, dia 2, a partir das 9.45h.
Mando-vos o Programa em anexo.
As actividades são independentes umas das outras portanto podem aparecer só numa parte do dia, ou apenas a uma das horas. Podem trazer amigos, curiosos et al. o único requisito é virem com vontade de aprender e/ou simplesmente de se divertir.
Só para vos dar um cheirinho aqui vão algumas coisas que se vão passar neste dia:
10h - Programas de promoção de Bem-Estar com Profª. Dr.ª Helena Águeda Marújo
11h - Educação de Valores em crianças e jovens com Dr. Lourenço Carvalho (Presidente do i.LIDH)
12h - Influência do Design no Bem-Estar com Prof. Dr. José Palma
14h - Adaptação ao Ensino Superior e à entrada no mercado de trabalho com Dr.ª Célia Figueira
15h - Técnicas de relaxamento (com componente prática) com Dr.ª Ana Filipa Beato
16.45h - Promoção do Bem-Estar no Trabalho e nas Organizações com Prof. Dr.ª Alexandra Marques Pinto.
Todas as actividades vão decorrer no Anfiteatro da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação.
Fora deste vão também existir outros espaços, que quisemos "aproveitar", com algumas actividades.
Outras informações também em: http://www.fpce.ul.pt/
Conto com a vossa presença, quero ver o Anfiteatro a rebentar pelas costuras!!!
Até lá, sintam-se beeeeeem.
Iris Pereira Arriscado
"
Contactos:
Tlm - 96 356 3088
E-mail - iris.palc@gmail.com
Msn - icbpa@hotmail.com
-> Programa
Cumprimentos
terça-feira, 31 de março de 2009
Práticas de Psicopatologia...
Boas.
Hoje na aula teórica, dada pelo professor Paulino, foi falado das aulas práticas que iriam ser dadas pela professora Helena Marujo.
Fica então aqui o aviso de que, as aulas de amanha:
-> P1, passa para a sala 2 à hora normal;
-> P3, passa para a sala 20 e decorre às das 17 às 19Horas;
Apenas a P1 e a P3 terão aula com a professora Helena Marujo esta semana.
As outras práticas terão depois da semana de férias, no dia 17 de Abril, mas até lá já a informação se encontrará aqui colocada.
Hoje na aula teórica, dada pelo professor Paulino, foi falado das aulas práticas que iriam ser dadas pela professora Helena Marujo.
Fica então aqui o aviso de que, as aulas de amanha:
-> P1, passa para a sala 2 à hora normal;
-> P3, passa para a sala 20 e decorre às das 17 às 19Horas;
Apenas a P1 e a P3 terão aula com a professora Helena Marujo esta semana.
As outras práticas terão depois da semana de férias, no dia 17 de Abril, mas até lá já a informação se encontrará aqui colocada.
VDownloader...
Boas.
Pessoal, a Catarina Leal pediu que divulgasse aqui no blog este programa,
-> VDownloader
útil para sacar os videos de vários sites, como o youtube, que pode dar jeito para trabalhos, apresentações, galhofas e etc...
Cumprimentos :D
Pessoal, a Catarina Leal pediu que divulgasse aqui no blog este programa,
-> VDownloader
útil para sacar os videos de vários sites, como o youtube, que pode dar jeito para trabalhos, apresentações, galhofas e etc...
Cumprimentos :D
Alteração da Data do Curso de Voluntários...
Boas.
A Dr. Célia Figueira, sobre o Curso de Voluntáriado, informa que:
"
Caros estudantes,
Por razões profissionais o curso de voluntariado sofreu alterações: inicia apenas a 17 de Abril – Novo calendário é 17 de Abril / 24 de Abril / 08 de Maio / 15 Maio e 22 Maio e o horário é 15h – 18h.
Pedimos desculpa pelo incómodo,
Célia Figueira
"
Veio tarde mas pelo menos aqui fica a informação!
Cumprimentos :)
A Dr. Célia Figueira, sobre o Curso de Voluntáriado, informa que:
"
Caros estudantes,
Por razões profissionais o curso de voluntariado sofreu alterações: inicia apenas a 17 de Abril – Novo calendário é 17 de Abril / 24 de Abril / 08 de Maio / 15 Maio e 22 Maio e o horário é 15h – 18h.
Pedimos desculpa pelo incómodo,
Célia Figueira
"
Veio tarde mas pelo menos aqui fica a informação!
Cumprimentos :)
Teórica 5 de Personalidade...
-> Psicologia da Personalidade
- Aula Teórica 5 - Teoria Freudiana da Sexualidade (Continuação)
-> Tradução Inglesa do Texto de J. Laplanche e J.B. Pontalis (Referido na Aula)
- Texto
Cumprimentos
- Aula Teórica 5 - Teoria Freudiana da Sexualidade (Continuação)
-> Tradução Inglesa do Texto de J. Laplanche e J.B. Pontalis (Referido na Aula)
- Texto
Cumprimentos
Avaliação e Certificado sobre "Palhaços"...
Boas.
No seguimento do workshop de dia 27 de Março de 2009, "Liberta o Teu Palhaço Interior", a AE da FPCE-UL informa:
"
Avisamos a todos os participantes do workshop Liberta o Teu Palhaço Interior que podem dirigir-se à AE hoje a partir das 15h00, para levantarem o certificado de participação.
Este só vos será entregue depois do preenchimento das fichas de avaliação que o Mark deixou connosco. Estas fichas serão disponibilizadas na AE, quando reclamarem o vosso certificado.
Obrigada,
Andreia Santos
Vogal do departamento de actividades académicas
"
Cumprimentos
No seguimento do workshop de dia 27 de Março de 2009, "Liberta o Teu Palhaço Interior", a AE da FPCE-UL informa:
"
Avisamos a todos os participantes do workshop Liberta o Teu Palhaço Interior que podem dirigir-se à AE hoje a partir das 15h00, para levantarem o certificado de participação.
Este só vos será entregue depois do preenchimento das fichas de avaliação que o Mark deixou connosco. Estas fichas serão disponibilizadas na AE, quando reclamarem o vosso certificado.
Obrigada,
Andreia Santos
Vogal do departamento de actividades académicas
"
Cumprimentos
Abaixo Assinado sobre Horários...
Boas!
A AE da FPCE-UL informa que:
"
Na sequência da RGA ocorrida no dia 3 de Março de 2009, foi redigido um abaixo-assinado respeitante à escolha de horários. Este abaixo-assinado encontra-se disponível na AE.
Qualquer outra informação respeitante a este assunto poderá ser esclarecida pelo Departamento de Intervenção Académica da AEFPCE-UL.
(...)
Sem mais de momento,
Saudações Académicas
Diogo Martins
Vogal de Política Externa - AEFPCE-UL
"
Pessoal, é importante que passem pela AE e que leiam o documento. Assinem se concordarem, mas tenham atenção ao assunto e à questão debatida em RGA, refelectida neste documento!
Cumprimentos
A AE da FPCE-UL informa que:
"
Na sequência da RGA ocorrida no dia 3 de Março de 2009, foi redigido um abaixo-assinado respeitante à escolha de horários. Este abaixo-assinado encontra-se disponível na AE.
Qualquer outra informação respeitante a este assunto poderá ser esclarecida pelo Departamento de Intervenção Académica da AEFPCE-UL.
(...)
Sem mais de momento,
Saudações Académicas
Diogo Martins
Vogal de Política Externa - AEFPCE-UL
"
Pessoal, é importante que passem pela AE e que leiam o documento. Assinem se concordarem, mas tenham atenção ao assunto e à questão debatida em RGA, refelectida neste documento!
Cumprimentos
segunda-feira, 30 de março de 2009
Inscrição nos Mestrados...
Boas.
Fica aqui a confirmação:
- Para a inscrição nos núcleos de Mestrado basta dirigirem-se aos serviços académicos e requesitarem o boletim de inscrição.
Relembramos que as inscrições tiveram inicio hoje e que terminam dia 14 de Abril.
Os resultados saem a 21 de Abril
Cumprimentos
Fica aqui a confirmação:
- Para a inscrição nos núcleos de Mestrado basta dirigirem-se aos serviços académicos e requesitarem o boletim de inscrição.
Relembramos que as inscrições tiveram inicio hoje e que terminam dia 14 de Abril.
Os resultados saem a 21 de Abril
Cumprimentos
domingo, 29 de março de 2009
Ciência e Saúde: Alzheimer Precoce...
Ciência e Saúde
"
Alzheimer Precoce
Um novo teste pode detectar de forma precisa a doença de Alzheimer antes de dos sintomas de demência aparecerem e de o avanço se tornar irreversível. Quem o garante é o Departamento de Medicina da Universidade da Pensilvânia nos EUA, num artigo publicado na revista Annals os Neurology.
"
Artigo da Revista Sábado, Nº256
_______________
Boas a todos.
Uso este artigo para inaugurar um novo espaço aqui no blog chamado "Ciência e Saúde".
A ideia é uma partilha de informação dos temas que nos dizem respeito enquanto estudantes de psicologia, como estudantes, como psicólogos, ou como pessoas interessadas na actualidade do tema.
Aguardo as vossas sugestões e os vossos contributos.
Para isso, basta que enviem um email para mim ou para a Rita.
Lembrem-se de comentar, no local adequado do post, os artigos que forem aparecendo. Alguma discussão e troca de ideias será importante! :)
Cumprimentos e obrigado :)
"
Alzheimer Precoce
Um novo teste pode detectar de forma precisa a doença de Alzheimer antes de dos sintomas de demência aparecerem e de o avanço se tornar irreversível. Quem o garante é o Departamento de Medicina da Universidade da Pensilvânia nos EUA, num artigo publicado na revista Annals os Neurology.
"
Artigo da Revista Sábado, Nº256
_______________
Boas a todos.
Uso este artigo para inaugurar um novo espaço aqui no blog chamado "Ciência e Saúde".
A ideia é uma partilha de informação dos temas que nos dizem respeito enquanto estudantes de psicologia, como estudantes, como psicólogos, ou como pessoas interessadas na actualidade do tema.
Aguardo as vossas sugestões e os vossos contributos.
Para isso, basta que enviem um email para mim ou para a Rita.
Lembrem-se de comentar, no local adequado do post, os artigos que forem aparecendo. Alguma discussão e troca de ideias será importante! :)
Cumprimentos e obrigado :)
Aviso e Programa de CHA...
Boas a todos.
Pessoal, tal como já aqui foi divulgado, a cadeira de Comportamento Humano e Ambiente tem um site próprio.
-> Site da Cadeira de CHA
O aviso refere-se a que, todos os ficheiros das aulas serão disponibilizados nesse site, pelo que não deverão, em principio, aparecer aqui pelo blog, mas repito, em principio! :)
O único ficheiro que temos e que poderá dar jeito a quem tem a cadeira, é o programa da mesma.
-> Programa de CHA 2008/09
Cumprimentos
Pessoal, tal como já aqui foi divulgado, a cadeira de Comportamento Humano e Ambiente tem um site próprio.
-> Site da Cadeira de CHA
O aviso refere-se a que, todos os ficheiros das aulas serão disponibilizados nesse site, pelo que não deverão, em principio, aparecer aqui pelo blog, mas repito, em principio! :)
O único ficheiro que temos e que poderá dar jeito a quem tem a cadeira, é o programa da mesma.
-> Programa de CHA 2008/09
Cumprimentos
Grelha para o Plano Nacional de Leitura...
Boas.
"
Para avaliar a possibilidade e o tipo de participação de cada aluno que se inscreveu como voluntário no Plano Nacional de Leitura, no âmbito das unidades curriculares de Neuropsicologia e Psiconlinguistica Cognitiva, é preciso que cada um de vós preencha uma "grelha".
Este documento irá circular nas aulas e deve ser preenchido por todos os alunos que se isncreveram. Antes de fornecerem os seus dados. leiam por favor o documento e prestem especial atenção à secção de notas (no fundo da tabela).
"
-> Grelha de Disponibilidade dos Alunos
Cumprimentos :D
"
Para avaliar a possibilidade e o tipo de participação de cada aluno que se inscreveu como voluntário no Plano Nacional de Leitura, no âmbito das unidades curriculares de Neuropsicologia e Psiconlinguistica Cognitiva, é preciso que cada um de vós preencha uma "grelha".
Este documento irá circular nas aulas e deve ser preenchido por todos os alunos que se isncreveram. Antes de fornecerem os seus dados. leiam por favor o documento e prestem especial atenção à secção de notas (no fundo da tabela).
"
-> Grelha de Disponibilidade dos Alunos
Cumprimentos :D
Atenção em Neuropsicologia Cognitiva...
Boas.
Aqui fica um aviso da professora Tânia referente à cadeira de Neuropsicologia Cognitiva.
"
Escrevo porque preciso que coloquem dois avisos nos blogs dos 2º e 3º ano de Psicologia relativamente às aulas práticas de Neuropsicologia Cognitiva.
Em primeiro lugar, excepcionalmente, a próxima aula da P3 - 3F das 11h-13h não será realizada porque não existem grupos de apresentação. Assim, peço aos alunos que iriam a essa aula que optem por uma das outras duas práticas. Se vos for possível, tentem, por favor, ir à P1 - aula de 2ª F das 15h-17h porque essa aula decorrerá normalmente (i.e., dois grupos de alunos apresentarão e discutirão os dois textos do tema). Em relação à aula P2 (3F das 13h-15h), a aula decorrerá, mas como apenas existe um grupo inscrito terei de entretanto arranjar uma solução. O grupo (os alunos António Beltrão e Catarina Costa) apresentará e discutirá normalmente o seu texto e discutirá igualmente o outro texto do mesmo tema. Por isso não há qualquer motivo para alarme. Mas como não existe grupo inscrito para o outro texto, eventualmente serei eu a apresentá-lo ou então faremos uma aula mais curta. Por isso não há qualquer problema, todos os grupos que apresentarão trabalhos irão apresentá-los normalmente.
Queria ainda pedir-vos um outro favor, avisem por favor os alunos inscritos na disciplina de Neuropsicologia Cognitiva que, se ainda não se inscreveram em trabalhos de grupo, o façam com a maior urgência. Como sabem a parte prática da disciplina compreende a apresentação de um texto e no final do semestre a apresentação do poster relativamente a esse mesmo texto. Logo, alunos que não se tenham inscritos nos trabalhos de grupo estarão automaticamente reprovados na parte prática. Para que não exista nenhum problema, peço-vos, enquanto delegados dos respectivos anos que por favor disponibilizem aos alunos inscritos nesta disciplina a folha relativa aos grupos que apresentarão trabalho nas diferentes aulas. Assim, todos os alunos deverão confirmar que o seu nome consta na folha de inscrição dos trabalhos, e caso isso não aconteça devererão contactar-me com a máxima urgência para que possam inscrever-se. As células em branco nesse documento correspondem a textos/temas em que ainda não há grupos inscritos.
Muito obrigada pela vossa ajuda,
Até breve,
Tânia Fernandes
"
-> Inscrições nos Trabalhos Práticos
Cumprimentos
Aqui fica um aviso da professora Tânia referente à cadeira de Neuropsicologia Cognitiva.
"
Escrevo porque preciso que coloquem dois avisos nos blogs dos 2º e 3º ano de Psicologia relativamente às aulas práticas de Neuropsicologia Cognitiva.
Em primeiro lugar, excepcionalmente, a próxima aula da P3 - 3F das 11h-13h não será realizada porque não existem grupos de apresentação. Assim, peço aos alunos que iriam a essa aula que optem por uma das outras duas práticas. Se vos for possível, tentem, por favor, ir à P1 - aula de 2ª F das 15h-17h porque essa aula decorrerá normalmente (i.e., dois grupos de alunos apresentarão e discutirão os dois textos do tema). Em relação à aula P2 (3F das 13h-15h), a aula decorrerá, mas como apenas existe um grupo inscrito terei de entretanto arranjar uma solução. O grupo (os alunos António Beltrão e Catarina Costa) apresentará e discutirá normalmente o seu texto e discutirá igualmente o outro texto do mesmo tema. Por isso não há qualquer motivo para alarme. Mas como não existe grupo inscrito para o outro texto, eventualmente serei eu a apresentá-lo ou então faremos uma aula mais curta. Por isso não há qualquer problema, todos os grupos que apresentarão trabalhos irão apresentá-los normalmente.
Queria ainda pedir-vos um outro favor, avisem por favor os alunos inscritos na disciplina de Neuropsicologia Cognitiva que, se ainda não se inscreveram em trabalhos de grupo, o façam com a maior urgência. Como sabem a parte prática da disciplina compreende a apresentação de um texto e no final do semestre a apresentação do poster relativamente a esse mesmo texto. Logo, alunos que não se tenham inscritos nos trabalhos de grupo estarão automaticamente reprovados na parte prática. Para que não exista nenhum problema, peço-vos, enquanto delegados dos respectivos anos que por favor disponibilizem aos alunos inscritos nesta disciplina a folha relativa aos grupos que apresentarão trabalho nas diferentes aulas. Assim, todos os alunos deverão confirmar que o seu nome consta na folha de inscrição dos trabalhos, e caso isso não aconteça devererão contactar-me com a máxima urgência para que possam inscrever-se. As células em branco nesse documento correspondem a textos/temas em que ainda não há grupos inscritos.
Muito obrigada pela vossa ajuda,
Até breve,
Tânia Fernandes
"
-> Inscrições nos Trabalhos Práticos
Cumprimentos
sábado, 28 de março de 2009
Horário de Verão 2009...
Boas, tudo bem?
Mais uma vimos por este meio lembrar a todos que este fim de semana ocorre a mudança de horário.

Fazendo um simples resumo...
"
A mudança verificar-se-á:
- No dia 29 de Março de 2009
- Às 01:00 da manhã, o relógio mudará para as 02:00 da manhã
"
Ou seja, menos 1 hora que dormimos neste fim de semana! :D
Cumprimentos :)
Mais uma vimos por este meio lembrar a todos que este fim de semana ocorre a mudança de horário.

Fazendo um simples resumo...
"
A mudança verificar-se-á:
- No dia 29 de Março de 2009
- Às 01:00 da manhã, o relógio mudará para as 02:00 da manhã
"
Ou seja, menos 1 hora que dormimos neste fim de semana! :D
Cumprimentos :)
sexta-feira, 27 de março de 2009
Teórica 5 de Dinâmica...
-> Psicologia Dinâmica do Desenvolvimento
- Teórica 5 - Complexo de Édipo
PS: Para os mais distraídos, as restantes aulas teóricas não se encontram no blog pois os respectivos professores não as fornecem. Apenas o professor Bruno o faz.
Cumprimentos :)
- Teórica 5 - Complexo de Édipo
PS: Para os mais distraídos, as restantes aulas teóricas não se encontram no blog pois os respectivos professores não as fornecem. Apenas o professor Bruno o faz.
Cumprimentos :)
Teórica 1 de Neuropsicologia Cognitiva...
-> Neuropsicologia Cognitiva
- Teórica 1 - Introdução à Neuropsicologia
- Teórica 1 - Introdução à Neuropsicologia
Aviso de Neuropsicologia Cognitiva...
Boas a todos.
"
Hoje na aula Teórica de Neuropsicologia Cognitiva o professor leu
um "recado" da professora Tânia sobre as inscrições nos trabalhos
práticos.
Ela verificou que há pessoas inscritas nas práticas sem, no entanto,
estarem inscritas em qualquer tema, qualquer grupo para o trabalho
prático. Acontece que sem a realização do mesmo será, segundo o
professor Paulo Ventura, impossível de atribuir uma nota final pois é
parte fulcral para fazer a cadeira. A professora Tânia pede, então, a
todos que ainda não se tenham inscrito que o façam com alguma urgência
visto haverem trabalhos práticos já na próxima semana.
Os alunos que ainda não se inscreveram nos mesmos devem fazê-lo mas,
atenção, não se juntando a grupos já existentes mas sim formando
grupos novos.
Pelo que vi da folha de inscrições sobram os seguintes
temas:
->Prática de 3º feira das 11h-13h (P3)
- Dia 31 de Março: _Ambos os textos referentes ao Estudo de caso único
na Neuropsicologia Cognitiva
- 21 de Abril: o 2º texto (Ryalls et al. (2003). Classic Cases in
Neuropsychology,235-242.) referente ao tema da Afasia.
->Prática 3º feira das 13h-15h (P2)
Apenas o 2º texto de dia 31 de Março: Caplan (1988). Cognitive
Neuropsychology, 5, 535-547.
"
Obrigado Cata! :D
Cumprimentos a todos :D
"
Hoje na aula Teórica de Neuropsicologia Cognitiva o professor leu
um "recado" da professora Tânia sobre as inscrições nos trabalhos
práticos.
Ela verificou que há pessoas inscritas nas práticas sem, no entanto,
estarem inscritas em qualquer tema, qualquer grupo para o trabalho
prático. Acontece que sem a realização do mesmo será, segundo o
professor Paulo Ventura, impossível de atribuir uma nota final pois é
parte fulcral para fazer a cadeira. A professora Tânia pede, então, a
todos que ainda não se tenham inscrito que o façam com alguma urgência
visto haverem trabalhos práticos já na próxima semana.
Os alunos que ainda não se inscreveram nos mesmos devem fazê-lo mas,
atenção, não se juntando a grupos já existentes mas sim formando
grupos novos.
Pelo que vi da folha de inscrições sobram os seguintes
temas:
->Prática de 3º feira das 11h-13h (P3)
- Dia 31 de Março: _Ambos os textos referentes ao Estudo de caso único
na Neuropsicologia Cognitiva
- 21 de Abril: o 2º texto (Ryalls et al. (2003). Classic Cases in
Neuropsychology,235-242.) referente ao tema da Afasia.
->Prática 3º feira das 13h-15h (P2)
Apenas o 2º texto de dia 31 de Março: Caplan (1988). Cognitive
Neuropsychology, 5, 535-547.
"
Obrigado Cata! :D
Cumprimentos a todos :D
quinta-feira, 26 de março de 2009
Site da Cadeira de CHA...
Boas a todos.
Pediram-me para que vos desse a informação de que a cadeira de CHA possui um site onde serão alojados todos os ficheiros e informações necessárias à cadeira.
-> Site de CHA
Avisamos também que as comunicações já estão estabelecidas entre todos os professores de todas as nossas optativas em os delegados. Em principio já não haverão falhas na comunicação! :)
Cumprimentos
Pediram-me para que vos desse a informação de que a cadeira de CHA possui um site onde serão alojados todos os ficheiros e informações necessárias à cadeira.
-> Site de CHA
Avisamos também que as comunicações já estão estabelecidas entre todos os professores de todas as nossas optativas em os delegados. Em principio já não haverão falhas na comunicação! :)
Cumprimentos
quarta-feira, 25 de março de 2009
Hora do Planeta...
"Hora do nossa Planeta"
Às 20:30 do dia 28 de Março de 2009 apague as luzes e veja a diferença que pode fazer no combate ao aquecimento global!

(Carregar na imagem para a ver em tamanho real)
Do que se trata?
É algo tão simples como desligar o interruptor.
O que começou como um movimento quase espontâneo que pretendia incentivar os habitantes de Sidney a apagar as suas luzes e despertarem para os problemas ambientais, cresceu e tornou-se numa das maiores iniciativas mundiais de luta contra as alterações climáticas.
Em 2009, às 20:30 de 28 de Março, pessoas em todo o mundo são desafiadas a apagarem as suas luzes por uma hora – a Hora do Planeta.
Pretende-se este ano que mil milhões de pessoas, em mais de 1000 cidades, se unam em torno deste movimento e com este gesto simbólico mostrem que é possível tomar medidas contra o aquecimento global.
A Hora do Planeta começou em 2007, na cidade australiana de Sidney. Nessa altura 2,2 milhões de habitações e empresas desligaram as suas luzes por uma hora. Apenas um ano mais tarde é que este evento se transformou no movimento global para a sustentabilidade que é hoje, com a participação de cerca de 100 milhões de pessoas e abrangendo 35 países.
Desde então, marcos emblemáticos mundiais, tais como a ponte Golden Gate, em São Francisco (EUA), o Coliseu de Roma, em Itália, e o painel publicitário da Coca-Cola em Times Square (Nova Iorque, EUA), ficaram às escuras, como símbolos de esperança por uma causa que se torna mais urgente a cada hora que passa.
A Hora do Planeta 2009 é um apelo global de acção a todos os cidadãos, todas as empresas e todos os Governos. Um apelo para marcar presença, assumir responsabilidade e envolver-se num esforço conjunto para um futuro sustentável.
Edifícios e marcos simbólicos, desde a Europa até às Américas, vão permanecer às escuras no dia 28 de Março. Em várias cidades do mundo, incluindo Lisboa, as pessoas vão apagar as luzes e unir-se para criar uma acção vital que se pretende que desencadeie a discussão sobre o futuro do nosso precioso planeta.
Mais de 70 países vão participar na Hora do Planeta 2009. Este número cresce diariamente à medida que as pessoas começam a entender este movimento como um acto tão simples que pode gerar tão profundamente a mudança.
A Hora do Planeta é uma mensagem de esperança e uma mensagem de acção. Cada um de nós pode fazer a diferença!
Às 20:30 do dia 28 de Março de 2009 apague as luzes e veja a diferença que pode fazer no combate ao aquecimento global; registe-se em http://www.earthhour.org/portugal e junte-se ao movimento HORA DO PLANETA.
Cumprimentos
Às 20:30 do dia 28 de Março de 2009 apague as luzes e veja a diferença que pode fazer no combate ao aquecimento global!

(Carregar na imagem para a ver em tamanho real)
Do que se trata?
É algo tão simples como desligar o interruptor.
O que começou como um movimento quase espontâneo que pretendia incentivar os habitantes de Sidney a apagar as suas luzes e despertarem para os problemas ambientais, cresceu e tornou-se numa das maiores iniciativas mundiais de luta contra as alterações climáticas.
Em 2009, às 20:30 de 28 de Março, pessoas em todo o mundo são desafiadas a apagarem as suas luzes por uma hora – a Hora do Planeta.
Pretende-se este ano que mil milhões de pessoas, em mais de 1000 cidades, se unam em torno deste movimento e com este gesto simbólico mostrem que é possível tomar medidas contra o aquecimento global.
A Hora do Planeta começou em 2007, na cidade australiana de Sidney. Nessa altura 2,2 milhões de habitações e empresas desligaram as suas luzes por uma hora. Apenas um ano mais tarde é que este evento se transformou no movimento global para a sustentabilidade que é hoje, com a participação de cerca de 100 milhões de pessoas e abrangendo 35 países.
Desde então, marcos emblemáticos mundiais, tais como a ponte Golden Gate, em São Francisco (EUA), o Coliseu de Roma, em Itália, e o painel publicitário da Coca-Cola em Times Square (Nova Iorque, EUA), ficaram às escuras, como símbolos de esperança por uma causa que se torna mais urgente a cada hora que passa.
A Hora do Planeta 2009 é um apelo global de acção a todos os cidadãos, todas as empresas e todos os Governos. Um apelo para marcar presença, assumir responsabilidade e envolver-se num esforço conjunto para um futuro sustentável.
Edifícios e marcos simbólicos, desde a Europa até às Américas, vão permanecer às escuras no dia 28 de Março. Em várias cidades do mundo, incluindo Lisboa, as pessoas vão apagar as luzes e unir-se para criar uma acção vital que se pretende que desencadeie a discussão sobre o futuro do nosso precioso planeta.
Mais de 70 países vão participar na Hora do Planeta 2009. Este número cresce diariamente à medida que as pessoas começam a entender este movimento como um acto tão simples que pode gerar tão profundamente a mudança.
A Hora do Planeta é uma mensagem de esperança e uma mensagem de acção. Cada um de nós pode fazer a diferença!
Às 20:30 do dia 28 de Março de 2009 apague as luzes e veja a diferença que pode fazer no combate ao aquecimento global; registe-se em http://www.earthhour.org/portugal e junte-se ao movimento HORA DO PLANETA.
Cumprimentos
Subscrever:
Mensagens (Atom)
