segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ciência e Saúde: Excesso de Álcool em Estudantes...

Coimbra: Trabalho de Investigação Revela Excessos - Dependência do Álcool Afecta Universitários

Os estudantes universitários bebem álcool em excesso, sobretudo na época da Queima das Fitas, e uma grande percentagem apresenta sintomas de dependência, revela um estudo médico divulgado ontem, em Coimbra.

Na investigação, liderada pela médica Rosa Maria da Costa, foram ainda detectados casos de menores com sinais d e alcoolismo.

"Os resultados obtidos permitem tirar a ilação de que o consumo de bebidas alcoólicas é habitual em 50 por cento" dos jovens inquiridos, "pois 44,5 por cento foram classificados como tendo um consumo nocivo/abuso e 5,6 por cento foram considerados dependentes", explica a autora do estudo.

A época da Queima das Fitas é a mais propícia aos excessos. No ano passado, quando foi efectuada a investigação, 71 por cento dos indivíduos que aceitaram soprar no alcoolímetro apresentaram uma taxa superior à permitida por lei.

Mas, segundo Rosa Maria da Costa, "não é só nesta altura que se bebe em excesso". Dos inqui-ridos, metade foi classificada co-mo consumidor abusivo e como dependente.

O consumo nocivo e a dependência do álcool, de acordo com os dados revelados, são mais frequentes no sexo masculino, entre os 18 e os 29 anos. No entanto, foram detectados "sete casos de abuso e dois de dependência alcoólica", em jovens com idades entre os 15 e os 17 anos.

Para prevenir este tipo de situações, a médica defende o reforço das campanhas de sensibilização e de prevenção, não só durante a semana académica mas ao longo de todo o ano. Como o estudo incluiu também uma análise ao índice de tabagismo, Rosa Costa propõe a criação de um espaço, ou de uma consulta, "para apoiar os estudantes que quiserem parar de fumar".

MILHARES HOJE NAS RUAS PARA VER O CORTEJO

Milhares de pessoas são hoje esperadas em Coimbra para assistir ao cortejo da Queima das Fitas, um dos pontos altos da semana académica da cidade dos estudantes. A PSP montou uma operação de segurança e interditou as artérias da cidade por onde vão passar os carros alegóricos, construídos pelos universitários. Com saída prevista para as 14h00, no largo D. Dinis (Alta Universitária), o cortejo cumpre um percurso de três quilómetros até à margem esquerda do rio Mondego.

À noite, a festa prossegue na praça da Canção, com os grupos Hi-Fi, Ganda Malucos, Fan-Farra e Quim Barreiros. Os preços dos bilhetes variam entre os seis euros (estudantes) e os 12 euros .

PORMENORES

UNIVERSO

O resultado do estudo foi obtido com base na inquirição de 395 pessoas. Destas, 72,9 por cento estudavam em Coimbra.

TAXAS

O nível médio de alcoolemia registado nos 380 testes efectuados foi de 1,2 gr/l. A taxa mais alta atingiu os 4 gr/l.

TABACO

Dos indivíduos com taxas de álcool superiores a 0,5 gr/l,45 por cento revelaram ser fumador e 24 por cento tinham dependência da nicotina.

Francisco Pedro/ L.O.
___________________________________
Correio da Manhã, 3 de Maio de 2009

Sem comentários: