segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ciência e Saúde: Desfile com Crítica...

Festa: Milhares em Coimbra para Assistir ao Desfile da Queima das Fitas - Propinas Criticadas no Cortejo

Os receios de uma pandemia de gripe A (H1N1) e as dificuldades no pagamento das propinas serviram de mote aos estudantes do ensino superior para decorar alguns dos 110 carros alegóricos que ontem desfilaram em Coimbra. Milhares de pessoas concentraram-se nas ruas para ver o cortejo da Queima das Fitas e os jovens universitários brindaram-nos com a irreverência, boa disposição e até com latas de cerveja.

Antes do desfile, os estudantes quartanistas reuniram-se junto à Sé Nova, na Alta Universitária, para a tradicional queima do grelo. "É um acto simbólico bastante importante. Andamos cinco anos à espera deste momento, e é sempre bom quando isto se realiza, é pena que dure pouco tempo", afirmou Rui Ferreira, natural da Figueira da Foz e aluno do 5º ano de Medicina.

O ponto alto da Queima, porém, viveu-se com o cortejo. Os acontecimentos que marcam a actualidade não escaparam à ironia dos estudantes, com destaque para o Processo de Bolonha, a política do Governo, a falta de investimento no ensino superior, o desemprego, a gripe A e as eternas propinas. "Há muitos casos na Universidade de Coimbra em que as propinas fazem com que haja exclusão de alunos", queixou-se Jorge Pereira, do 4º ano de Farmácia.

A festa prolonga-se até sábado, com concertos na praça da Canção e diversas actividades culturais e desportivas.

Francisco Pedro com Lusa
____________________________________
Correio da Manhã, 4 de Maio de 2009

Sem comentários: