Olá a todos!
Irá ser aberta aqui no blog uma votação que poderá ser encontrada na barra lateral ao mesmo. Este votação será muito importante para que todos decidam a quem dar e o que dar na nossa oferta de finalistas. A votação fechará 2ªFeira às 15H.
Relativamente à oferta para uma instituição, para a qual cada finalista que participará na Bênção de Finalistas deu 4,5€, a comissão de finalistas e os representantes de cada núcleo fizeram contactos para algumas instituições a que pudéssemos oferecer algo útil, e com sentido, na nossa área. Assim, com as informações que tivemos, e de acordo com o nosso orçamento, chegámos às seguintes propostas:
Instituições para fazer a oferta:
Obra do Ardina:
A Fundação Obra do Ardina é uma IPSS que tem como objectivo o acolhimento de crianças e jovens, rapazes, a partir dos 6 anos, em perigo moral, em pré-delinquência ou já delinquentes, promovendo a sua formação integral e adaptação profissional.
Para além da valência de Lar Residência, a instituição tem também em funcionamento um ATL na zona dos Anjos em Lisboa. Com três lares em funcionamento, a instituição articula a formação escolar destas crianças e jovens com os estabelecimentos de ensino que existem na comunidade.
CAT de Tercena:
O Centro de Alojamento Temporário de Tercena é um Centro de Acolhimento gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Cascais (S.C.M.C.) com capacidade para acolher 48 crianças e jovens em risco.
O CAT de Tercena pretende que as crianças sejam acolhidas num ambiente familiar onde uma equipa genuinamente disponível partilha com elas experiências humanas equilibradas e gratificantes, trabalhando muito ao nível dos afectos e acreditando fortemente no potencial de crescimento e no lado saudável de cada uma, mesmo que as vivências passadas sejam muito traumáticas.
Instrumentos para oferecer:
Testes:
CASI - Inventário de Atitudes e Estratégias de Carreira
Inventário para jovens a partir dos 18 anos, que procura estudar as atitudes e estratégias que os indivíduos desenvolvem em relação à sua carreira. Permite avaliar a estabilidade
ou a probabilidade de mudança no emprego, bem como compreender a carreira de um indivíduo, identificando pontos fortes e obstáculos ao
desenvolvimento da mesma.
IPP - Inventário de Interesses e Preferências Profissionais
Inventário que avalia os interesses dos adolescentes, segundo 17 campos profissionais, tendo em consideração as profissões e as tarefas que integram cada um deles.
PRP - Prova de Reconhecimento de Palavras
A PRP é uma prova de reconhecimento de palavras regulares, para crianças entre os 6 e os 9 anos. Avalia a velocidade e a precisão de leitura. Deverá ser utilizada como uma prova de screening.
TICL - Teste de Identificação de Competências Linguísticas
O TICL é uma prova de linguagem expressiva, para crianças entre os 4 e os 6 anos, que visa a identificação de competências linguísticas em 4 vertentes: o conhecimento lexical; o conhecimento morfo-sintáctico (ex. domínio de regras morfológicas básicas, como a concordância género/número; a construção do pretérito perfeito; a formação de plural e de graus de adjectivos e a compreensão de estruturas complexas); a memória auditiva para material verbal; e a capacidade para reflectir sobre a linguagem oral.
Programas de intervenção:
DSA - Programa de Desenvolvimento Sócio-Afectivo
Através deste programa pretende-se que os jovens aprendam a estar e a agir em grupo, aumentem o conhecimento que têm sobre si, aprendam a reconhecer e a aceitar os seus sentimentos, aumentem e melhorem os seus padrões comunicacionais, e aprendam a seleccionar comportamentos constructivos empregando-os na resolução de problemas.
Este programa destina-se, principalmente, à prevenção de problemas comportamentais junto de jovens que manifestam ou que podem vir a manifestar problemas ao nível do comportamento social.
DCC - Desenvolvimento das Capacidades Cognitivas
Programa de intervenção que promove o desenvolvimento das capacidades cognitivas e linguísticas envolvidas na aquisição de conhecimentos.
A realização das actividades implica a utilização, em conjunto, da capacidade de observação e de interpretação assim como o pensamento indutivo/dedutivo e processos de análise e síntese.
CONSTRUIR O FUTURO II - Programa SER ESTUDANTE
Destinado especialmente aos estudantes do 2º ciclo do ensino básico, o programa centra-se no contexto escolar e no papel de estudante, tendo em consideração as principais dificuldades identificadas nas escolas portuguesas.
Tem como objectivo motivar e preparar os jovens para o desempenho desse papel, valorizando a sua importância e significado no desenvolvimento pessoal, presente e futuro.
Está organizado em três módulos: “Organizar o estudo”, “Aprender a aprender” e “Viver na escola”.
CONSTRUIR O FUTURO III - Programa DESCOBRIR CAMINHOS
Destinado aos estudantes do 3º ciclo do ensino básico, com especial incidência no 9º ano de escolaridade, o programa centra-se no processo de construção do auto-conceito e a sua importância na interpretação das experiências pessoais e nos planos para o futuro.
Permite a exploração e contextualização das oportunidades, sensibilizando e preparando os estudantes para a definição de projectos vocacionais, em particular na transição para um novo ciclo de estudos ou para o mundo do trabalho.
Está organizado em três módulos: “Explorar oportunidades”, “Aprender a conhecer-se” e “Escolher um rumo”.
CONSTRUIR O FUTURO IV - Programa LANÇAR PROJECTOS
Destinado especialmente aos estudantes do ensino secundário, com especial relevância para os alunos do 12º ano, o programa centra-se na exploração das áreas de actividade mais directamente relacionadas com o percurso educativo escolhido no final da escolaridade obrigatória, no aprofundamento do conhecimento de si próprio e no desenvolvimento da adaptabilidade e de competências importantes para a transição para o mundo do trabalho, para o ensino superior ou para a formação profissional.
Está organizado em três módulos: “Exploração e optimização de oportunidades”, “Auto-conceito e projectos vocacionais” e “Adaptabilidade vocacional e transição”.
Votem, não se esqueçam!
Comissão de Finalistas
Clara Ramos, Teresa Costa e Tiago A. G. Fonseca
Irá ser aberta aqui no blog uma votação que poderá ser encontrada na barra lateral ao mesmo. Este votação será muito importante para que todos decidam a quem dar e o que dar na nossa oferta de finalistas. A votação fechará 2ªFeira às 15H.
Relativamente à oferta para uma instituição, para a qual cada finalista que participará na Bênção de Finalistas deu 4,5€, a comissão de finalistas e os representantes de cada núcleo fizeram contactos para algumas instituições a que pudéssemos oferecer algo útil, e com sentido, na nossa área. Assim, com as informações que tivemos, e de acordo com o nosso orçamento, chegámos às seguintes propostas:
Instituições para fazer a oferta:
Obra do Ardina:
A Fundação Obra do Ardina é uma IPSS que tem como objectivo o acolhimento de crianças e jovens, rapazes, a partir dos 6 anos, em perigo moral, em pré-delinquência ou já delinquentes, promovendo a sua formação integral e adaptação profissional.
Para além da valência de Lar Residência, a instituição tem também em funcionamento um ATL na zona dos Anjos em Lisboa. Com três lares em funcionamento, a instituição articula a formação escolar destas crianças e jovens com os estabelecimentos de ensino que existem na comunidade.
CAT de Tercena:
O Centro de Alojamento Temporário de Tercena é um Centro de Acolhimento gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Cascais (S.C.M.C.) com capacidade para acolher 48 crianças e jovens em risco.
O CAT de Tercena pretende que as crianças sejam acolhidas num ambiente familiar onde uma equipa genuinamente disponível partilha com elas experiências humanas equilibradas e gratificantes, trabalhando muito ao nível dos afectos e acreditando fortemente no potencial de crescimento e no lado saudável de cada uma, mesmo que as vivências passadas sejam muito traumáticas.
Instrumentos para oferecer:
Testes:
CASI - Inventário de Atitudes e Estratégias de Carreira
Inventário para jovens a partir dos 18 anos, que procura estudar as atitudes e estratégias que os indivíduos desenvolvem em relação à sua carreira. Permite avaliar a estabilidade
ou a probabilidade de mudança no emprego, bem como compreender a carreira de um indivíduo, identificando pontos fortes e obstáculos ao
desenvolvimento da mesma.
IPP - Inventário de Interesses e Preferências Profissionais
Inventário que avalia os interesses dos adolescentes, segundo 17 campos profissionais, tendo em consideração as profissões e as tarefas que integram cada um deles.
PRP - Prova de Reconhecimento de Palavras
A PRP é uma prova de reconhecimento de palavras regulares, para crianças entre os 6 e os 9 anos. Avalia a velocidade e a precisão de leitura. Deverá ser utilizada como uma prova de screening.
TICL - Teste de Identificação de Competências Linguísticas
O TICL é uma prova de linguagem expressiva, para crianças entre os 4 e os 6 anos, que visa a identificação de competências linguísticas em 4 vertentes: o conhecimento lexical; o conhecimento morfo-sintáctico (ex. domínio de regras morfológicas básicas, como a concordância género/número; a construção do pretérito perfeito; a formação de plural e de graus de adjectivos e a compreensão de estruturas complexas); a memória auditiva para material verbal; e a capacidade para reflectir sobre a linguagem oral.
Programas de intervenção:
DSA - Programa de Desenvolvimento Sócio-Afectivo
Através deste programa pretende-se que os jovens aprendam a estar e a agir em grupo, aumentem o conhecimento que têm sobre si, aprendam a reconhecer e a aceitar os seus sentimentos, aumentem e melhorem os seus padrões comunicacionais, e aprendam a seleccionar comportamentos constructivos empregando-os na resolução de problemas.
Este programa destina-se, principalmente, à prevenção de problemas comportamentais junto de jovens que manifestam ou que podem vir a manifestar problemas ao nível do comportamento social.
DCC - Desenvolvimento das Capacidades Cognitivas
Programa de intervenção que promove o desenvolvimento das capacidades cognitivas e linguísticas envolvidas na aquisição de conhecimentos.
A realização das actividades implica a utilização, em conjunto, da capacidade de observação e de interpretação assim como o pensamento indutivo/dedutivo e processos de análise e síntese.
CONSTRUIR O FUTURO II - Programa SER ESTUDANTE
Destinado especialmente aos estudantes do 2º ciclo do ensino básico, o programa centra-se no contexto escolar e no papel de estudante, tendo em consideração as principais dificuldades identificadas nas escolas portuguesas.
Tem como objectivo motivar e preparar os jovens para o desempenho desse papel, valorizando a sua importância e significado no desenvolvimento pessoal, presente e futuro.
Está organizado em três módulos: “Organizar o estudo”, “Aprender a aprender” e “Viver na escola”.
CONSTRUIR O FUTURO III - Programa DESCOBRIR CAMINHOS
Destinado aos estudantes do 3º ciclo do ensino básico, com especial incidência no 9º ano de escolaridade, o programa centra-se no processo de construção do auto-conceito e a sua importância na interpretação das experiências pessoais e nos planos para o futuro.
Permite a exploração e contextualização das oportunidades, sensibilizando e preparando os estudantes para a definição de projectos vocacionais, em particular na transição para um novo ciclo de estudos ou para o mundo do trabalho.
Está organizado em três módulos: “Explorar oportunidades”, “Aprender a conhecer-se” e “Escolher um rumo”.
CONSTRUIR O FUTURO IV - Programa LANÇAR PROJECTOS
Destinado especialmente aos estudantes do ensino secundário, com especial relevância para os alunos do 12º ano, o programa centra-se na exploração das áreas de actividade mais directamente relacionadas com o percurso educativo escolhido no final da escolaridade obrigatória, no aprofundamento do conhecimento de si próprio e no desenvolvimento da adaptabilidade e de competências importantes para a transição para o mundo do trabalho, para o ensino superior ou para a formação profissional.
Está organizado em três módulos: “Exploração e optimização de oportunidades”, “Auto-conceito e projectos vocacionais” e “Adaptabilidade vocacional e transição”.
Votem, não se esqueçam!
Comissão de Finalistas
Clara Ramos, Teresa Costa e Tiago A. G. Fonseca
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