CONVITE À PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DA FPCEUL NUM PROJECTO DO GAPE
O GAPE (Gabinete de Apoio Psico-Pedagógico ao Estudante) propõe a implementação de um programa de Mentorado para os alunos de 1º ano no próximo ano lectivo.
A presente proposta enquadra-se nas actividades de acolhimento aos novos alunos da FPCEUL.
O Mentorado é um sistema de inter-ajuda em que alunos que já estudam na universidade ajudam na integração dos estudantes recém-chegados.
Assim, pressupõe-se que uma pessoa mais experiente seja o guia (o mentor) de outras pessoas inexperientes (os mentorandos). O nome “mentor” tem a sua origem na mitologia grega. Mentor era um velho amigo da família de Ulisses, que o apoiou em vários momentos da sua vida.
O Mentorado tem como principais objectivos:
1. a integração do estudante de 1º ano no novo meio académico e o desenvolvimento pessoal e interpessoal deste, com vista à promoção do seu bem estar;
2. a partilha de experiências entre estudantes de diferentes anos curriculares, permitindo aos mentores conhecer novas pessoas e adquirir novas competências de comunicação e de resolução de problemas, promovendo o seu enriquecimento pessoal.
É importante não confundir a figura de "mentor" com a figura de “padrinho”, no entanto os padrinhos podem ser mentores.
Os padrinhos surgem por iniciativa dos estudantes, integrados na semana do caloiro e podem manter uma relação informal com os estudantes recém-chegados ao longo de todo o seu percurso académico.
No caso dos mentores, integrados num programa de Mentorado proposto por um serviço da Instituição de ensino superior, considera-se que o mentor assume um compromisso com os seus colegas e também com a Instituição. São definidas acções concretas a desenvolver com os mentorandos nas primeiras semanas de integração e que terão continuidade, progressivamente, menos regular ao longo do primeiro semestre. Para o desenvolvimento destas acções, os mentores beneficiarão de um momento de formação inicial, da responsabilidade dos técnicos do GAPE que decorrerá na semana de 10 a 15 de Setembro.
Gostávamos assim de vos convidar para participarem neste projecto. Para quem estiver interessado, irá realizar-se uma reunião no dia 3 de Julho das 15h30 às 16h30, na sala 16 de forma a terem um contacto mais específico com a implementação do programa e os aspectos inerentes ao papel de mentor. Inscreve-te para a reunião no GAPE ou na AE.
Agradecemos a vossa disponibilidade,
A Coordenação do GAPE
Célia Figueira
O GAPE (Gabinete de Apoio Psico-Pedagógico ao Estudante) propõe a implementação de um programa de Mentorado para os alunos de 1º ano no próximo ano lectivo.
A presente proposta enquadra-se nas actividades de acolhimento aos novos alunos da FPCEUL.
O Mentorado é um sistema de inter-ajuda em que alunos que já estudam na universidade ajudam na integração dos estudantes recém-chegados.
Assim, pressupõe-se que uma pessoa mais experiente seja o guia (o mentor) de outras pessoas inexperientes (os mentorandos). O nome “mentor” tem a sua origem na mitologia grega. Mentor era um velho amigo da família de Ulisses, que o apoiou em vários momentos da sua vida.
O Mentorado tem como principais objectivos:
1. a integração do estudante de 1º ano no novo meio académico e o desenvolvimento pessoal e interpessoal deste, com vista à promoção do seu bem estar;
2. a partilha de experiências entre estudantes de diferentes anos curriculares, permitindo aos mentores conhecer novas pessoas e adquirir novas competências de comunicação e de resolução de problemas, promovendo o seu enriquecimento pessoal.
É importante não confundir a figura de "mentor" com a figura de “padrinho”, no entanto os padrinhos podem ser mentores.
Os padrinhos surgem por iniciativa dos estudantes, integrados na semana do caloiro e podem manter uma relação informal com os estudantes recém-chegados ao longo de todo o seu percurso académico.
No caso dos mentores, integrados num programa de Mentorado proposto por um serviço da Instituição de ensino superior, considera-se que o mentor assume um compromisso com os seus colegas e também com a Instituição. São definidas acções concretas a desenvolver com os mentorandos nas primeiras semanas de integração e que terão continuidade, progressivamente, menos regular ao longo do primeiro semestre. Para o desenvolvimento destas acções, os mentores beneficiarão de um momento de formação inicial, da responsabilidade dos técnicos do GAPE que decorrerá na semana de 10 a 15 de Setembro.
Gostávamos assim de vos convidar para participarem neste projecto. Para quem estiver interessado, irá realizar-se uma reunião no dia 3 de Julho das 15h30 às 16h30, na sala 16 de forma a terem um contacto mais específico com a implementação do programa e os aspectos inerentes ao papel de mentor. Inscreve-te para a reunião no GAPE ou na AE.
Agradecemos a vossa disponibilidade,
A Coordenação do GAPE
Célia Figueira
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